No dia 1° de junho de 2022, passou a ser emitida a nova CNH pelos Detrans do país.
Além das mudanças visuais, essa atualização trouxe alguma melhoria para quem cuida da gestão de uma frota? Acompanha o post que eu te conto.
Conteúdo
Quais mudanças a nova CNH trouxe?
As mudanças vieram da necessidade da carteira de motorista se adequar aos requisitos internacionais de identificação, facilitando a identificação dos condutores brasileiros em outros países.
Com isso, a nova CNH traz o título “Carteira Nacional de Habilitação” em inglês e espanhol, o código MRZ (Machine Readable Zone) e espaço para acrescentar o nome social do condutor.
Por último, o documento agora possui uma tabela das categorias de habilitação, que contém ao lado ícones que representam o veículo daquela categoria.
O que muda para o gestor de frota?
Apesar de não trazer mudanças na CTB, a nova CNH facilita o controle da documentação dos motoristas através da tabela, pois fica mais fácil de identificar em quais categorias de veículos os seus motoristas estão aptos a dirigir.
E por isso, você pode aproveitar e fazer a checagem da CNH dos seus condutores.
Benefícios de controlar a CNH dos condutores
Além de garantir que a habilitação não esteja vencida, o controle da CNH permite que o gestor visualize a quantidade de pontos na carteira, e se o motorista possui o EAR, item obrigatório para quem dirige veículos da categoria C, D e E.
Mas, para fazer a gestão de CNH, é preciso de uma rotina pré-estabelecida, pois esse trabalho envolve olhar os documentos de várias pessoas.
Então, se você busca agilidade e qualidade no trabalho, eu te convido a conhecer a ferramenta da Mônaco Multas.
A Mônaco é um sistema de consulta de multas e CNH que possibilita o acompanhamento do vencimento, pontuação e situação das CNH’s dos condutores.
Você ainda recebe as notificações de multas em até 45 dias de antecedência, dando tempo de identificar os condutores e evitando a multa NIC.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre essa ferramenta, com um desconto exclusivo na assinatura, clique aqui.