Driver Behavior, ao pé da letra, significa: “Comportamento do motorista”.

Eu acabei de participar do evento da Connect Five, o maior evento de conectividade do Brasil, e este assunto foi muito discutido lá!

Para explicar melhor, resolvi gravar um vídeo no próprio evento. Assista agora!

Ao invés de somente rastrear, é importante você analisar o que o motorista faz com seu carro. Para isso, iremos explicar um pouquinho como é que funciona esse Driver Behavior.

Existem alguns equipamentos de rastreamento que tem um componente chamado acelerômetro. Todo celular tem um!

O acelerômetro é o que identifica se o celular está deitado ou em pé, além de identificar qualquer outro tipo de movimento.

Esse acelerômetro irá indicar para o sistema de rastreamento se o motorista fez uma curva brusca, uma aceleração mais agressiva ou se ele deu uma freada muito forte.

Essas informações serão tratadas por um software, e isso dará uma pontuação que você poderá comparar como o motorista estava dirigindo o seu veículo.

Ok! Tudo isso é muito bonito na teoria, e algumas empresas vendem essa solução como se fosse resolver todos os problemas de mau uso do veículo, mas não é bem assim!

Assista o vídeo e veja minha considerações sobre a aplicação dessa tecnologia de Driver Behavior, na prática.

Veja também minha sugestão sobre o que fazer para reduzir a manutenção e o consumo de combustível.

Segue o link para fazer o download da Planilha de Controle de Combustível que citei no vídeo:
Download grátis de planilha para controle de combustível

Segue abaixo 2 posts importantíssimos sobre o tema:

Como reduzir em até 16% do custo de manutenção de sua frota.

Receita prática, para reduzir os custos com combustível (sem blá, blá, blá)

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, acesse o nosso site.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.