Eu considero este recurso muito importante, mas acredito que algumas empresas ainda não entenderam realmente para que serve o recurso carro parado com motor ligado.  

De toda a nossa base de clientes do Contele Rastreador, apenas 30% configuraram este evento no sistema.

Saber como funciona é uma coisa, entender a real utilidade desta função, é outra!

Antes de entender “para que serve o recurso de carro parado com motor ligado”, vamos falar de como funciona.

O sistema identifica que um veículo ficou parado com o motor ligado no mesmo lugar, após um tempo pré-determinado e registra um evento no relatório.

Considerando que:

O carro parado com o motor ligado em marcha lenta, desgasta mais o motor e consome mais combustível do que o carro em movimento a 60 km/h no plano.

E que um dos principais objetivos do rastreamento é a redução de custos com o combustível.

Afirmo que quanto menos o veículo ficar parado com o motor ligado, é muito melhor!

Além disso, o veículo ligado está poluindo o meio ambiente desnecessariamente.

Alguns terminais de ônibus chegam a multar as companhias rodoviárias que deixam seus veículos ligados acima de 5 minutos.

Sendo assim, é bem lógico configurar no sistema algo em torno de 5 a 10 minutos para o “carro parado com motor ligado”.

É claro que eventualmente pode acontecer uma situação específica que leve a necessidade do veículo ter que ficar ligado por um tempo maior.

Porém o que deve ser analisado é a frequência do evento “carro parado com motor ligado” e o motivo porque eles acontecem.

Existem 2 principais motivos que levam os condutores a não desligar o veículo:

  1. O condutor está aproveitando o ar condicionado do veículo enquanto aguarda por algo.
  2. Alguns condutores, quando querem parar em algum local e não querem que apareça no relatório resumido de rotas, não desligam o veículo.

Dessa forma, quando o gestor for analisar o relatório, só irá aparecer o endereço inicial e final.  

Vamos analisar o exemplo da rota abaixo:

Melhor-Rota

A rota verde é a rota que deveria ser feita, com o recurso de “melhor rota”.  

A rota azul foi realizada pelo condutor, que aproveitou para passar em outro endereço (próximo a seta vermelha) e não desligou o veículo.

Além de fazer um trajeto fora do planejado, ele ainda teve que deixar o veículo ligado por quase 10 minutos.

Tudo isso, só para não quebrar o percurso no meio e não chamar a atenção do gestor.

O Fato de demorar 24 minutos para rodar apenas 8 km, poderia ser justificado pelo trânsito.

Mas o sistema identificou quase 10 minutos de tempo de parada excedida (carro parado com motor ligado).

Relatório tempo de parada excedido

No caso do Contele Rastreador, o sistema ainda envia um e-mail com a notificação deste evento no mesmo momento, possibilitando ao gestor tomar uma atitude na hora.

Como vimos, uma simples utilização errada gerou perda de produtividade, gasto desnecessário de combustível, poluição do meio ambiente e desgaste do veículo.

Imagine o prejuízo quando multiplicamos várias rotas por vários veículos e por vários dias!

E na frota de sua empresa? Será que existe alguma utilização errada como no exemplo demostrado aqui neste post?

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.