Nos últimos meses, a proposta da PL 3569/24 tem gerado grande debate no setor de transporte rodoviário brasileiro. 

O projeto de lei propõe a proibição da recapagem de pneus em veículos de transporte de cargas e passageiros nas rodovias federais e estaduais, trazendo impactos econômicos e operacionais significativos para as frotas que dependem dessa prática.

Neste artigo, analisaremos as possíveis consequências da aprovação da PL 3569/24 e como os gestores de frotas podem se preparar para enfrentar esses desafios.

O que é a PL 3569/24 e Quais são seus Efeitos no Setor?

A PL 3569/24 sugere que pneus recapados seriam uma das principais causas de acidentes nas estradas, promovendo a necessidade de sua proibição. 

No entanto, gestores de frotas e especialistas do setor apontam que a recapagem é uma prática amplamente utilizada em todo o mundo, sendo uma solução sustentável e economicamente vantajosa para frotas de transporte.

Caso a PL 3569/24 seja aprovada, o impacto mais imediato será o aumento dos custos operacionais das empresas de transporte. 

Pneus novos têm um custo significativamente superior ao dos recapados, o que aumentaria os gastos das frotas e, por consequência, o preço dos produtos transportados, criando um efeito inflacionário no mercado.

Desemprego e Fechamento de Empresas no Setor de Recapagem

A indústria de recapagem de pneus no Brasil é responsável por milhares de empregos diretos e indiretos, além de movimentar uma extensa cadeia de fornecedores de materiais e insumos. 

Com a aprovação da PL 3569/24, muitas dessas empresas poderiam fechar as portas, gerando desemprego em um setor já fragilizado.

Além disso, o aumento da demanda por pneus novos pressionaria a produção industrial, gerando ainda mais custos para as empresas de transporte e comprometendo a sustentabilidade das frotas de pequeno e médio porte.

Segurança nas Estradas: A Recapagem é Realmente o Problema?

Os defensores da PL 3569/24 alegam que a proibição da recapagem reduziria o número de acidentes nas estradas. No entanto, os dados mostram que pneus novos também falham, especialmente quando a manutenção preventiva não é realizada adequadamente.

A tecnologia de recapagem moderna utiliza processos avançados, amplamente adotados em países como os Estados Unidos, onde a prática é segura e bem regulamentada. 

Leia mais: Importância da gestão de pneus: qual o impacto na sua frota?

O verdadeiro fator de risco para a segurança nas estradas não é o uso de pneus recapados, mas sim práticas inadequadas de manutenção e o uso incorreto dos pneus, seja em veículos de transporte de cargas ou passageiros.

Como os Gestores de Frotas Podem Reagir à PL 3569/24

Diante da PL 3569/24, os gestores de frotas precisam agir de maneira estratégica para mitigar os possíveis impactos dessa mudança legislativa. Algumas ações recomendadas incluem:

  • Acompanhar o debate legislativo: informar-se sobre a tramitação da PL 3569/24 e participar ativamente das discussões pode fazer toda a diferença. A plataforma da Câmara dos Deputados permite que os cidadãos votem contra ou a favor de projetos de lei, possibilitando uma influência direta sobre o processo;
  • Divulgar informações: compartilhar as implicações da PL 3569/24 com sua equipe e outros profissionais do setor ajuda a mobilizar a comunidade de transporte contra a proposta;
  • Reforçar a manutenção preventiva: independentemente da aprovação da lei, é essencial que os gestores de frotas priorizem a manutenção adequada de pneus, sejam eles novos ou recapados, para garantir a segurança e eficiência de suas operações;
  • Engajar-se nas redes sociais: usar plataformas digitais para conscientizar a população e os legisladores sobre os efeitos negativos da PL 3569/24, marcando os autores da proposta, como o deputado Capitão Augusto, e outros responsáveis pelo projeto, é uma maneira eficaz de amplificar a discussão.

Considerações Finais sobre a PL 3569/24

A PL 3569/24, que propõe a proibição da recapagem de pneus, traz preocupações significativas para a gestão de frotas no Brasil. Se aprovada, a lei aumentaria os custos operacionais, geraria desemprego e pressionaria os preços de produtos transportados, agravando ainda mais o cenário econômico do país. 

Além disso, a argumentação sobre a segurança de pneus recapados não se sustenta diante dos avanços tecnológicos e das boas práticas de manutenção utilizadas hoje em dia.

Os gestores de frotas precisam estar atentos ao avanço da PL 3569/24 e tomar medidas preventivas para garantir a continuidade de suas operações de maneira segura e eficiente. 

Compartilhe este artigo com outros profissionais do setor de transporte e ajude a disseminar o conhecimento sobre os impactos dessa proposta de lei.

Confira nossa live sobre o tema e adquira mais conhecimento:

Participe de lives semanais sobre gestão de frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para receber semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.