Recapagem de pneus é um assunto pouco trabalhado nas empresas e na gestão de frotas, e está cercado de vários mitos.

Por isso, decidimos trazer o especialista Brunno Fernandes para falar tudo o que você precisa saber sobre a recapagem de pneus, e mostrar desde como calcular valores até a questão da segurança com pneus recapados.

Do vice ninguém lembra?

Na gestão de frota, podemos dizer que o maior custo dos veículos é o combustível.

Por conta disso, gestores de frota buscam ao máximo minimizar os gastos, acompanhando as médias de cada veículo e a direção do condutor no volante.

Como segundo maior custo em uma frota, entram os pneus.

Porém, diferente do combustível, os pneus muitas vezes não são acompanhados da forma que precisam.

“Os pneus são facilmente negligenciados dentro de uma frota porque o seu desperdício não é percebido imediatamente.”

Brunno Fernandes

Brunno detalha mais sua frase, explicando que com pneu, nós percebemos apenas o seu gasto inicial, na compra.

Depois disso, todo o seu desperdício e gasto aparecem fracionados, sem você perceber, como se fosse uma torneira que não para de pingar.

E uma das saídas para diminuir esse custo é fazendo a recapagem de pneus.

O que é Recapagem de Pneus?

A recapagem de pneus é a reposição da banda de rodagem e reparação da carcaça já desgastada.

O objetivo de realizar a recapagem é de estender o tempo de vida útil dos pneus. 

Recapar os pneus possui uma série de vantagens, como:

  • Com o valor do pneu novo, se faz a recapagem 4 ou 5 vezes;
  • Apresenta o mesmo desempenho do que um pneu novo;
  • É uma solução sustentável (um pneu leva 600 anos para se decompor).
Fonte: Na boléia

Olhando as vantagens, percebe-se que a recapagem pode ser feita mais de uma vez no mesmo pneu, causando um impacto econômico muito grande na gestão.

Vale lembrar que o CONTRAN proíbe o uso de pneus recapados em motocicletas e bicicletas.

Como eu posso identificar a economia de pneus na frota?

A forma de identificar a economia é calculando os custos de cada pneu.

Para identificar esse custo, deve ser utilizado a fórmula CPK (Cálculo de Custo por KM):

Custo de compra do pneu + consertos e serviços de recapagem / quilometragem total

A partir desse cálculo, o gestor consegue observar duas coisas:

  • Muitas vezes o pneu mais caro rende mais;
  • O pneu recapado diminui em mais da metade os custos com pneu.
Cálculo do CPK de um Pneu Recapado

Conclusão

Dessa forma, fica claro a importância deste ativo e da recapagem de pneus na frota.

No começo, é normal que a implantação gere trabalho, por precisar acompanhar métricas, datas, entre outras.

No entanto, todo esforço será transformado em economia para a empresa e desempenho com o veículo, sem deixar de prezar a segurança do motorista.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.