Recentemente participei de mais um curso sobre Gestão de Frotas, e tive a oportunidade de conversar com alguns gestores que estavam ali se aperfeiçoando no assunto, e outros que estavam totalmente perdidos querendo achar uma solução para redução de custos de sua frota.
Sempre precisamos reduzir os custos e aumentar a produtividade e agora, mais do que nunca.
Mas como fazer isso na prática?
Você pode cortar excessos na empresa, renegociar contratos, contratar uma consultoria específica, otimizar mão de obra, entre outras várias ações.
Mas jamais cancelar algum produto que tenha como objetivo a redução de custos.
Porém, algumas empresas no momento de desespero, acabam cancelando ferramentas que seriam fundamentais exatamente para esse objetivo: Redução de custos e aumento da produtividade.
Controlar é a palavra de ordem neste momento!
Quando você controla, você consegue medir e ter informações corretas para tomar decisões assertivas.
Este conceito serve para vários custos dentro da empresa (telefonia, energia elétrica, uso de papéis, mão de obra, veículos e etc.).
Focando neste último item “veículos”, irei falar sobre o custo com a frota dos veículos.
No curso que participei percebi que alguns gestores estavam em uma “batalha sem armas” ou “procurando algo no escuro”, porque a diretoria da empresa havia cancelado o rastreamento dos veículos com o objetivo de gerar redução de custos.
No primeiro momento achei engraçado. Depois meio insano, mas já era tarde e fui para o hotel pensando no assunto.
No segundo dia de treinamento, resolvi investigar mais e cheguei a uma conclusão:
Nesse caso acima, onde a empresa cancelou os rastreadores dos veículos, que seria uma ferramenta extremamente eficaz para a redução de custos, existem dois motivos para esse cancelamento ter acontecido:
1- A empresa tem o rastreamento veicular, porém nunca acessa (muitas delas não sabe nem a senha para entrar no sistema).
2- A empresa utiliza pouco e acessa o sistema, simplesmente, para ver a localização do veículo.
Realmente, dentro deste cenário, o rastreamento veicular acabou virando apenas uma despesa na empresa, mas quando o assunto é redução de custos, muitas vezes, precisamos mudar a forma de gerenciar e não simplesmente sair cancelando algumas soluções.
Temos que entender no que aquela ferramenta pode realmente nos ajudar.
Controlar tem um custo, mas não controlar, tem um custo muito maior!!!
Lembro que manter um veículo em operação, gera custos mensais muito significativos, tema esse que foi abordado em outro post.
- A gasolina aumentou 16% desde Jan/15. (Valor médio Brasil, fonte: anp.gov.br/preco)
- As multas de trânsito também tiveram seus valores reajustados no último ano.
- Os juros para financiamento de veículos também aumentaram.
- No último ano, as peças de manutenção aumentaram 9,2%, segundo a Audatex (empresa líder em informações para o mercado automotivo).
Porém, a peça mais importante para trazer redução de custos para sua frota, é o motorista ou o condutor do veículo.
Essa “peça” pode aumentar sua produtividade e reduzir o consumo de combustível e de manutenção em geral, se estiver devidamente treinado e bem gerenciado.
Então, ao invés de cancelar, entenda como você pode extrair os melhores resultados de seu sistema de rastreamento e dê preferência, as soluções que enviam relatórios e alertas automaticamente para seu e-mail, isso vai fazer você ganhar muito tempo!
Pensando nisso, a Contele desenvolveu uma metodologia de implantação dos sistemas de rastreamento dos nossos clientes.
Nós fazemos uma “Consultoria grátis”, configurando o sistema de acordo com cada negócio.
E para a conscientização dos motoristas, fornecemos adesivos para colar nos veículos e um modelo de termo de responsabilidade para a correta utilização dos mesmos.
Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.
Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.