Tenho recebido algumas perguntas de empresas que possuem funcionários que utilizam seus próprios veículos para o trabalho, e em troca disso recebem um reembolso por KM rodado. Posso instalar rastreador em veículo de funcionário?
Conteúdo
A princípio a resposta é não!
Isso porque os veículos são de propriedade dos funcionários e se forem monitorados pela empresa, pode caracterizar invasão de privacidade.
Porém, existe uma forma simples e legal para resolver esse assunto, e que é bom para ambas as partes (empresa e funcionário)
Consultamos nosso setor jurídico e após vários questionamentos sobre o tema, chegamos a uma conclusão:
“É permitido a instalação de rastreador para logística da empresa em veículo de funcionário, somente com a anuência por escrito do mesmo,
e desde que o sistema possa ser desabilitado a qualquer momento, porém é importante ressaltar que,
poderá implicar na necessidade de pagamento de horas extras, caso funcione fora do horário de trabalho.
Se monitorado com sua anuência e dentro do horário da jornada de trabalho, não será caracterizada a invasão de privacidade do funcionário.”Dra. Vitória de Tassis Mandelli OAB/SP: 358.609
www.marsaioli.adv.br
Considerando que o equipamento instalado tem o objetivo de ajudar na logística e com isso aumentar a produtividade (conteúdo abordado em outro post), pode ser acordado previamente entre as partes, através de um “Termo de autorização” onde o funcionário aceita a instalação do equipamento em seu veículo.
Faça o download grátis do modelo deste documento.
Com isso a empresa poderá:
- Orientar o funcionário a fazer a melhor rota, considerando o trânsito.
- Planejar melhor sua jornada de trabalho, otimizando a logística.
- Verificar qual veículo está mais próximo de uma ocorrência.
- Pagar o reembolso do KM rodado de uma forma precisa e organizada.
E o funcionário também ganhará:
- Não precisará mais se preocupar em fazer anotações de KM inicial, final, datas e etc.
- Não terá necessidade de enviar relatórios semanais, para receber seu reembolso.
- Poderá acionar o botão de pânico, em caso de perigo.
- Receberá menos ligações para informar se está próximo de tal cliente/local.
Instalação e funcionamento:
A instalação do equipamento é bem simples e deve ser feita de uma forma que não corte nenhum fio, para não haver perda da garantia do veículo.
É imprescindível que haja uma chave liga/desliga do equipamento, para que o funcionário desabilite o sistema fora de sua jornada de trabalho.
Também é importante que o funcionário tenha acesso ao sistema (visualizando apenas o seu veículo), para acompanhar os KMs e os horários que seu veículo está sendo monitorado.
Minha opinião é que ao fazer o reembolso através de uma quilometragem vinda de um sistema de rastreamento, haverá uma redução de custo significativa e com isso, você poderá pagar um valor por KM, maior do que paga hoje.
Exemplo: Se atualmente sua empresa paga R$0,80/km, sugiro que você comece a pagar R$0,90, com isso seu funcionário ficará feliz e motivado e você ainda estará economizando, pois só pagará em cima do que foi realmente usado para o trabalho.
Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.
Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.