Você sabe como é formado o preço do combustível? O gestor de frota e dono de empresa precisam conhecer essa informação.

Neste post, conversei com o Keiny Silva e Leandro Lopes, que vão explicar como o preço é composto, e para explicar sobre a lei que vai te ajudar a recuperar parte do dinheiro gasto nos abastecimentos.

Quem são os convidados?

Para falar sobre um assunto tão técnico e específico, eu precisava conversar com especialistas no assunto, e por isso chamei os sócios Keiny e Leandro da Acrox Bank.

Acrox Bank é um banco digital brasileiro que recupera créditos tributários de empresas, entre eles, produtos como:

  • Pneu;
  • Autopeças;
  • Combustível.

Keiny é especialista em Gestão Tributária, enquanto Leandro é especialista em Inteligência de Mercado e Inteligência Artificial.

Como é composto o preço do combustível?

Apesar das reduções no preço devido aos cortes do ICMS, a média da gasolina e do diesel no Brasil se encontra na casa dos R$7,00 por litro, enquanto escrevo este post (julho de 2022).

Sabemos que a diminuição do ICMS contribuiu com o recuo, mas, quais são os fatores que influenciam no preço dos combustíveis? Isso importa para o gestor?

Para chegar nessas respostas, Leandro usa o conceito de markup para nos explicar.

Em linhas gerais, markup é um conceito econômico que se refere a diferença de custo entre o preço de venda e o preço de custo do produto mercadoria (fonte: TOTVS).

“O markup te auxilia a entender o quanto custa toda a sua operação. Assim, você sabe como gerar o seu CMV (Custo de Mercadoria Vendida)” – Leandro Lopes

Para precificar um produto, é considerado os seguintes custos:

1. Custos fixos

Se refere a todos os custos relacionados ao funcionamento da empresa, ou seja, não vai mudar em relação à quantidade de vendas feitas.

Contas de água, luz, internet e aluguel são alguns dos exemplos.

2. Custos variáveis

Se refere a todos os custos com relação direta com a venda dos produtos, como por exemplo comissões e impostos.

Em um outro post, eu expliquei o que é um custo fixo e variável dentro da sua frota para poder calcular o seu CPK.

3. Margem de lucro

Se refere ao retorno financeiro de cada produto, considerando o seu valor de produção e o seu valor final.

Composição do combustível

Sabendo disso tudo, chegamos ao preço do combustível, e para entender o seu preço final, é preciso entender sua composição. Atualmente, incide na gasolina os custos da Petrobrás, ICMS, do etanol, do Cide, PIS/PASEP, Cofins e, por último, da distribuição e revenda.

preço do combustível como é formado
Composição dos preços do combustível – Fonte: Petrobras

Que lei beneficia sua empresa na recuperação de gastos com combustível?

Junto com o Keiny, ele nos explicou sobre o que se trata um produto monofásico.

“Produtos monofásicos são aqueles que, dentro de uma produção, apenas o primeiro fabricante realiza o pagamento tributário do produto” – Keiny Silva

Com isso, em uma cadeia onde a empresa (transportadora, por exemplo) compra combustível com um posto de combustível (varejista), a empresa não paga pelo PIS e COFINS, mas sim o posto!

Esse direito é válido para empresas do Lucro Real e Simples Nacional, e mais detalhes está na Lei 11727.

O problema é que as empresas acabam sendo tributadas novamente, e por isso, não só podem, como devem recuperar essa tributação cobrada.

“A transportadora não vende combustível e autopeças, ela consome. E por isso, não deve pagar pelo PIS e COFINS” – Keiny Silva

Como saber o quanto de imposto eu posso recuperar?

Ao passo que você procura, são encontrados muitos serviços online que te ajudam a recuperar os impostos cobrados indevidamente, e a Acrox Bank é uma delas. Como resultado do levantamento de documentações, cálculo e auditoria de valores, a Acrox passa o resultado do quanto de imposto sua empresa conseguiria recuperar.

Em nossa última conversa, fizemos uma simulação de uma empresa que, em 5 anos, tinha gasto 2 milhões e 250 mil reais com combustível. Desse valor, a Acrox Bank poderá recuperar no mínimo 155 mil reais.

preço do combustível como é formado
Simulação: Empresa com 10 veículos poderia recuperar R$155 mil em tributos

Agora que você sabe como o preço do combustível é formado, e que consegue recuperar parte deste valor, só falta saber o quanto você pode receber de volta!

Entre na página de cadastro abaixo e cadastre sua empresa para um especialista da Acrox Bank entrar em contato com você.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas, cuida dos veículos da empresa e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.