Seja você gestor de frotas ou dono de empresa, sabe das dificuldades de se fazer um processo eficiente de contratação dos motoristas.

Compreender quais fatores devem ser eliminatórios, qual o papel do gestor neste processo, além de reconhecer os desafios encontrados na seleção dos motoristas da frota, são alguns dos pontos que mencionaremos hoje!

Por isso, irei compartilhar dicas valiosas com o gestor Jackson Merlo, para te mostrar como fazer tudo isso da melhor maneira possível.

Desafios na seleção dos candidatos

Não é raro ver empresas passarem por um processo de contratação inteiro, e acabar não contratando ninguém. Muitas vezes, elas encontram-se com dificuldade em filtrar possíveis candidatos por alguns motivos, sobretudo em relação a:

  • Desinteresse em agregar à empresa ou adquirir novas técnicas de trabalho;
  • Falta de capacitação dos motoristas para veículos modernos;
  • Desalinhamento com a política da empresa. 

No entanto, grande parte das vezes o problema está na empresa, e não no entrevistado.

Uma boa contratação tem a capacidade de melhorar o desempenho de uma empresa, sendo possível aumentar o número de tarefas realizadas. 

Quando um funcionário não atende às expectativas da empresa, ele gera custo e desperdiça o tempo investido no processo seletivo, divulgação e treinamento.

Aposto que você não quer ver uma alta rotatividade de funcionários na sua empresa.

Portanto, para evitar tudo isso, o gestor e o contratante devem definir o perfil ideal de motorista para sua frota.

Organize o processo de contratação dos motoristas de maneira objetiva

No momento de realizar o processo seletivo, é essencial ter em mente qual o objetivo da empresa no momento. Definir características que integram os valores e missão da equipe e da empresa é uma boa preparação para iniciar a busca de um novo colaborador.

Para evitar transtornos e quebra de expectativas entre o contratante e o entrevistado, Jackson segue as premissas abaixo em sua gestão: 

1. Divulgar a vaga nos meios corretos:

Jackson explica que essa parte é crucial para alcançar os potenciais motoristas.

 “Às vezes, o Instagram não é o melhor local para divulgar vagas, pois não são todas as pessoas com uma conta lá.”

Jackson Merlo

Por isso, priorize meios que são focados para a busca de emprego, como o LinkedIn e grupos do Telegram e WhatsApp.

2. Organizar a comunicação interna da empresa

Alguns dos candidatos irão presencialmente à empresa deixar o seu currículo. Portanto, a empresa precisa avisar a quem trabalha no atendimento sobre o processo seletivo, para eles tratarem os candidatos da melhor forma.

Uma impressão negativa do candidato sobre a empresa, pode levar ele a desistência, e o gestor poderá estar perdendo alguém qualificado.

3. Defina o perfil do candidato ideal para a vaga

A empresa precisa ir além do “procura-se motorista de categoria C”.

Detalhe o cargo, quais são as competências técnicas e comportamentais que o motorista precisará ter para trabalhar na empresa.

Dessa forma, você terá um processo de contratação dos motoristas mais qualificados.

Elabore uma entrevista clara e objetiva, que enfatize a política da empresa e seus objetivos.

Fatores de eliminação VS Fatores de contratação de motoristas 

Com o perfil definido, o contratante deve atentar-se aos sinais que o candidato transmite, configurando se é uma característica positiva ou negativa no meio profissional.

Entre os fatores eliminatórios, podemos citar a entrega do currículo com informações desorganizadas, irrelevantes, incompletas ou falsas e a apresentação pessoal no momento da entrevista (pontualidade, vestuário, higiene pessoal, trejeitos e cordialidade).

Atualmente, a apresentação das redes sociais do candidato também tem chance de serem analisadas. Perfis polêmicos, violentos e desrespeitosos são comumente fatores cruciais para a eliminação. 

Em contrapartida, saber reconhecer seus adjetivos e objetivos profissionais, ter como visão o enriquecimento profissional dentro da empresa, estão entre os fatores que aumentam as chances de contratação do candidato. Apresentar boas médias e zelo pelo caminhão, além de ter conhecimento técnico sobre os veículos e suas tecnologias, também fazem parte desses fatores.

“Caso o candidato não tenha algum conhecimento citado, mas demonstre interesse e facilidade em aprender e querer evoluir seus conhecimentos, ele ganha pontos no processo”

Jackson Merlo 

Presença do gestor no processo de contratação dos motoristas

Por fim, é de suma importância a presença do gestor durante a primeira entrevista pois, se contratado, ele estará em seu convívio, atribuindo rotas a serem feitas, entre outras coisas.

Enquanto isso, o setor de Recursos Humanos auxiliará no processo analisando o seu perfil, e para garantir que aquele candidato cumpra com todos os requisitos da vaga.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.