Entre as funções do gestor de frota, está a missão de analisar e adotar práticas no uso de veículos que tem como objetivo, reduzir custos com manutenção, multas e o principal de todos: A redução de combustível na frota.

É fato que, o combustível é um dos maiores custo dentro de uma frota.

Porém, muitas vezes não é tão simples conseguir dados e informações suficientes para tomar ações efetivas, sem a utilização de um sistema capaz de suprir essa necessidade.

Por isso, no post de hoje, eu vou mostrar Como utilizar um Sistema de Rastreamento na prática para redução de combustível na Frota.

O que eu devo analisar para reduzir o custo com combustível na frota?

Antes de tomar ações, o gestor precisa saber quais indicadores são importantes analisar para redução do custo com combustível. 

Entre os principais indicadores, estão:

  • Excesso de velocidade;
  • Uso do veículo fora do horário;
  • Veículo parado com motor ligado;
  • Uso do veículo fora da área permitida;
  • Gerenciamento dos abastecimentos.

Excesso de velocidade

O excesso de velocidade é um fator que pode acarretar em vários problemas, como multas, acidentes e, no caso do conteúdo de hoje, aumento de consumo de combustível.

Segundo pesquisas realizadas pela revista Quatro Rodas, a direção desenfreada do veículo por parte do condutor, pode aumentar o consumo de combustível em até 40%, dependendo do modelo do veículo.

Um benefício de se utilizar um sistema de rastreamento é que ele registra todos os eventos e rotas dos veículos, e com isso, é possível identificar excessos de velocidade.

Em um bom Sistema de Rastreamento, você consegue ver em um relatório quantas infrações por excesso de velocidade ocorreram e quais motoristas infringiram.

Identificado e analisado os casos, o gestor pode enviar um e-mail ao condutor advertindo ele ou apenas dando um toque.

Imagem do Contele Rastreador

Uso do veículo fora do horário de trabalho

O uso do veículo para fins particulares impacta diretamente nos gastos da empresa e nos indicadores de redução de combustível na frota.

O condutor pode ser o mais econômico possível na direção do veículo, mas, se ele o utiliza para fins que não sejam para trabalho, ele está desperdiçando dinheiro da empresa.

Com um sistema para gestão dos veículos, como o Contele Rastreador, o gestor tem a possibilidade de configurar o horário de trabalho de cada veículo, ou em grupo.

Dessa forma, toda vez que um condutor da empresa utilizar o veículo fora desse horário, o sistema vai registrar um evento que vai estar disponível para o gestor tomar as devidas providências.

Imagem do Contele Rastreador

Veículo parado com motor ligado

É muito comum, condutores deixarem o veículo ligado enquanto realizam outras atividades, como descarregar materiais ou atender um cliente, gastando assim, combustível desnecessariamente.

Eu já vi casos em que foi identificado um veículo parado por 40 minutos e com o motor ligado.

Em situações como essa, é necessário que o gestor informe os condutores sobre o gasto de combustível e implante medidas a serem tomadas para evitar esse gasto.

O rastreador do veículo identifica quando um veículo está ligado e desligado, e, com isso, registra o tempo que o veículo ficou parado com o motor ligado.

Uso do veículo fora da área permitida

O uso do veículo fora da área permitida tem relação com o uso fora do horário de trabalho.

Se o condutor não está utilizando o veículo da empresa dentro da região permitida, ele está provavelmente o utilizando para fins particulares e, nesse caso, até mesmo durante o seu horário de trabalho.

Com um sistema de rastreamento, o gestor pode utilizar o recurso “Cerca Eletrônica” para delimitar a área em que o veículo da empresa pode ser utilizado.

Se você ainda não conhece a Cerca Eletrônica, eu fiz um post explicando melhor sobre o recurso:

Cerca Eletrônica: Como funciona, para que serve e como utilizar

Imagem do Contele Rastreador

Gerenciamento dos abastecimentos

Este é o ponto mais importante que o gestor deve se atentar.

Gerenciando e controlando os abastecimentos, o gestor tem em mãos:

  • O total do custo de combustível mensal;
  • O valor individual de cada abastecimento;
  • Consumo médio de combustível (Km/L); 
  • Entre outras coisas.

Em um outro post, eu falo mais sobre os benefícios em se controlar o combustível na frota. 

Veja mais:

Controle de combustível da frota: quais são os benefícios para a sua empresa

Controle de Combustível Grátis e Digital

Para fazer o gerenciamento dos abastecimentos, primeiramente o condutor deve registrá-los.

Esse registro pode ser feito de maneira digital e gratuita, eu explico o passo a passo em uma Live que fiz para o meu canal:

Solução pronta – Aplicativo do Motorista

É interessante que o sistema de rastreamento também tenha um recurso extra pensado para o motorista, com fins de se registrar esses gastos, como por exemplo um aplicativo.

Com o aplicativo em mãos, o condutor pode registrar data e hora do abastecimento, odômetro do veículo, tipo de combustível, valor gasto, se completou o tanque, entre outras coisas.

O condutor envia esse registro ao sistema, e assim, o gestor terá controle sobre o consumo, e se há redução de combustível na frota.

Imagem do Contele Driver

Conheça o Contele Rastreador

Se você entendeu a importância de um sistema de rastreamento para ter controle dos abastecimentos e alcançar a redução desse gasto na sua frota, conheça o Contele Rastreador.

Além desse benefício, o gestor conta com controle das manutenções, monitoramento da frota e gestão simplificada com todas as informações sobre veículos e condutores na palma da mão.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.