A reforma de pneus é uma prática essencial na gestão de frotas que pode impactar diretamente a lucratividade. 

Muitas vezes subestimada, essa estratégia permite que os gestores prolonguem a vida útil dos pneus, reduzam custos e ainda contribuam para a sustentabilidade. Mas como exatamente a reforma de pneus pode melhorar os resultados financeiros e operacionais de uma frota? 

A seguir, vamos explorar as vantagens dessa prática e mostrar como você pode aplicá-la para maximizar o desempenho da sua operação.

Existe Diferença entre Recapagem, Recauchutagem e Pneus Remoldados?

Sim, existem diferenças claras entre esses três processos de reforma de pneus. 

A recapagem é o processo mais comum e envolve a substituição da banda de rodagem do pneu, ou seja, a parte que entra em contato com o solo. 

Já a recauchutagem substitui não apenas a banda de rodagem, mas também parte das laterais do pneu. 

Os remoldados, por outro lado, são um processo mais abrangente, no qual a estrutura externa do pneu é praticamente reconstruída.

Para gestores de frota, a recapagem se destaca como a melhor opção, pois combina custo-benefício e segurança, permitindo que o pneu reformado ofereça desempenho comparável ao de um pneu novo.

O que Vale Mais a Pena: Usar um Pneu Barato ou um Pneu Bom que Permite Reformas?

A escolha entre pneus baratos, que não permitem reforma, e pneus de maior qualidade, que podem ser reformados diversas vezes, é um dilema comum. 

No curto prazo, o pneu barato pode parecer vantajoso devido ao menor custo inicial. Porém, ele tende a ter uma vida útil curta e não pode ser reformado, elevando os custos a longo prazo.

Leia mais: Os 8 ladrões de km que destroem a vida útil dos pneus da frota

Por outro lado, pneus de maior qualidade podem ser reformados várias vezes. Isso significa que, embora o custo inicial seja mais alto, a economia a longo prazo é significativa. 

Um pneu reformado corretamente pode rodar até três vezes mais do que um pneu barato, o que se traduz em menos trocas e gastos.

Exemplo prático da reforma de pneus

Um pneu barato custa R$ 1.500 e roda 30.000 km, enquanto um pneu de maior qualidade custa R$ 2.800 e roda 100.000 km após a reforma. 

O custo por quilômetro do pneu barato seria de R$ 50 a cada 1.000 km, enquanto o custo do pneu reformado seria de R$ 16,68. Essa diferença mostra como um investimento inicial maior pode gerar economias substanciais no futuro.

O que é Preciso Para Fazer uma Reforma de Pneu de Qualidade?

Para garantir uma recapagem de qualidade, o fator mais importante é a preservação da carcaça do pneu. A carcaça é a estrutura interna que dá suporte ao pneu e, se estiver em boas condições, permite a reforma sem comprometer a segurança e o desempenho.

Gestores devem garantir que os pneus sejam mantidos corretamente, com calibragem e balanceamento em dia, além de evitar sobrecargas nos veículos. Pneus que sofrem danos severos, como cortes profundos ou deformações, podem não ser elegíveis para a reforma, impedindo a economia a longo prazo.

O que o Gestor Pode Fazer para Manter a Carcaça do Pneu com Qualidade para Reformar?

A gestão de pneus desempenha um papel essencial na preservação da carcaça. Algumas ações simples podem prolongar a vida útil do pneu e garantir que ele esteja em condições adequadas para reforma:

  1. Manutenção preventiva regular: verifique a pressão dos pneus, realize alinhamento e balanceamento com frequência;
  2. Capacitação dos motoristas: treine os motoristas para evitar frenagens bruscas, manobras agressivas e sobrecarga, pois essas práticas aceleram o desgaste da carcaça;
  3. Monitoramento constante: use tecnologias de telemetria para acompanhar o desgaste dos pneus em tempo real e identificar problemas antes que se agravem.

O Impacto da Reforma de Pneus é Apenas Financeiro?

Não, o impacto da reforma de pneus vai além dos ganhos financeiros. Ela também é uma prática sustentável, com impacto direto no meio ambiente.

Ao reformar um pneu, estamos economizando recursos valiosos, como petróleo, borracha e aço, além de reduzir a quantidade de pneus descartados inadequadamente.

Um pneu leva cerca de 600 anos para se decompor no meio ambiente. Ao reformar pneus, ajudamos a reduzir esse impacto ambiental, já que cada reforma diminui a necessidade de produção de um novo pneu. 

Além disso, a reforma de pneus contribui para a redução da emissão de CO?, tornando-se uma prática fundamental para empresas que buscam alinhar suas operações com a sustentabilidade.

A Importância dos Recapadores para a Economia no Brasil

Os recapadores de pneus são fundamentais para a economia brasileira. O setor de reforma de pneus movimenta bilhões de reais anualmente, gerando empregos e contribuindo diretamente para a eficiência do setor de transportes. 

Sem a recapagem, os custos de operação de frotas seriam muito mais elevados, impactando o preço de mercadorias e serviços.

No dia 06 de junho, é comemorado o Dia do Reformador de Pneus, uma homenagem a esses profissionais que desempenham um papel crucial na economia. A atividade dos recapadores não só ajuda as empresas a economizarem, como também promove uma cadeia de valor sustentável.

O que Vale Mais a Pena: Ter uma Oficina Interna para Reforma de pneus ou Contratar Terceiros?

A decisão entre manter uma oficina interna para reforma de pneus ou terceirizar o serviço depende do tamanho da frota e da estrutura disponível. 

Para frotas grandes, a oficina interna pode ser uma opção interessante, oferecendo maior controle sobre o processo e possibilitando uma economia adicional a longo prazo.

No entanto, para frotas menores, terceirizar a reforma pode ser mais eficiente, permitindo que o gestor aproveite a expertise de reformadores especializados sem precisar investir em equipamentos e treinamento.

Dicas para Melhorar o Processo de Reforma de Pneus na Frota

Se você deseja melhorar o processo de reforma de pneus na sua frota, algumas dicas podem ajudar:

  1. Escolha um fornecedor de confiança: trabalhar com reformadores qualificados garante que os pneus terão o melhor tratamento possível, prolongando sua vida útil.
  2. Monitore o desgaste dos pneus: use ferramentas de telemetria para acompanhar o desempenho dos pneus e programar reformas no momento certo.
  3. Treine sua equipe: um motorista bem treinado pode fazer toda a diferença na preservação dos pneus, adotando boas práticas de condução.
  4. Implemente um plano de manutenção regular: evite danos severos aos pneus mantendo a frota em condições ideais de operação com a manutenção preventiva.

A reforma de pneus é uma solução poderosa para reduzir custos e aumentar a lucratividade da frota. Quando bem planejada e executada, essa prática não só contribui para a economia financeira, como também para a sustentabilidade.

Com o Contele Fleet, você transformará a gestão da sua frota, economizando com pneus, combustível e manutenção. A tecnologia é a chave para uma operação mais lucrativa e sustentável.

reforma de pneus
Saiba mais sobre o Contele Fleet e veja como ele pode ajudar sua frota a economizar mais!

Participe de lives semanais sobre gestão de frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para receber semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.