É obrigação do gestor de frotas estar por dentro do assunto de ampliação e renovação da frota, pois isso interfere diretamente na sua operação.

Neste post, convidamos o especialista no assunto Julio Armure, para mostrar as 3 melhores maneiras de fazer isso.

As 3 formas mais comuns de comprar um veículo

Algo que surge a cada 5 anos em uma frota, em média, é a necessidade de renovar os veículos.

A cada ano que passa, os custos com manutenção dos veículos aumentam, e disso, surge a necessidade de renovar a frota.

No entanto, renovar ou ampliar frota requer planejamento, e os custos com essa compra devem estar nos planos do gestor de frota no momento em que ele adquire uma nova frota.

Julio Amure é proprietário da Credtruck, empresa que fornece crédito para compra de veículos, e proprietário da Armure, empresa especializada em seguros para veículos e máquinas pesadas.

Com mais de 10 anos de carreira nesses segmentos, Julio explica que existem 3 formas de adquirir um veículo para frota:

  1. Financiamento (via CDC);
  2. Consórcio;
  3. Cota contemplada.

Nesta conversa que tive com o Julio, ele explicou detalhadamente as modalidades de financiamento, consórcio e cota contemplada.

1. Financiamento

É a forma de aquisição de veículos para renovação da frota mais feita no Brasil e, ao mesmo tempo, a não planejada.

Em resumo, o financiamento se trata de um empréstimo que um banco dá para pessoas físicas ou jurídicas, para adquirir um fim em específico, que no nosso caso, é um veículo.

O financiamento é muito procurado pelo seu pagamento parcelado, entretanto, o seu montante é muito elevado em comparação as outras modalidades, por envolver juros, tarifas e impostos como o IOF.

“Com a taxa Selic ultrapassando os dois dígitos, o financiamento ficará muito mais caro em 2022, o que levará o sujeito a pagar dois veículos em um.”

Julio Amure

A vantagem do financiamento está no seu imediatismo, onde em poucos dias, é possível ter em mãos o veículo.

2. Consórcio

Quando se ouve a palavra “consórcio”, muitas pessoas ficam com um pé atrás, porém, das maneiras que citamos, é a forma mais barata de adquirir um veículo para a sua renovação da frota.

Consórcio se trata de uma modalidade onde você paga uma parcela no valor conforme o bem final.

Entre as vantagens do consórcio, estão:

  • Ausência da taxa de juros;
  • Você escolhe o valor das parcelas;
  • É possível desistir do processo, e resgatar o que já pagou.

No entanto, a sua principal desvantagem está no tempo em que você receberá o veículo.

Isso acontece porque, todo mês, acontece um sorteio onde será escolhido uma pessoa para receber a carta de crédito para comprar aquele bem, algo que pode levar até 120 meses para ser contemplado.

3. Cota contemplada

Consiste na compra de crédito de quem já foi contemplado pelo consórcio.

A cota contemplada é uma opção que pode ser mais barata que um financiamento e muito mais rápida do que um consórcio, afinal, o gestor de frota está adquirindo o lance vencedor.

Como devo comprar novos veículos para a renovação da frota?

Bom, a resposta depende da situação onde a empresa e a frota se encontram.

Se a necessidade de renovar ou ampliar a frota é urgente, as melhores opções são fazer um financiamento ou adquirir uma cota contemplada, sendo que na última você precisa conhecer muito bem quem está negociando, pois é um segmento onde ocorrem muitas fraudes.

Se a sua empresa tem um planejamento de compra de veículos a longo prazo, o consórcio será a melhor opção, visto que não existem taxas de juros.

A lição que fica é que, quem se planeja, se sai melhor na situação.

Como a renovação da frota interfere no CPK (custo por km rodado)?

Este é um ponto importantíssimo, pois o valor do bem incide diretamente no seu CPK.

Comprando um veículo por um preço mais caro, ele aumentará alguns centavos no seu CPK, que no final vão fazer muita diferença no seu resultado.

Nesse post, disponibilizamos uma planilha gratuita para você começar a medir o CPK da sua frota.

Preciso falar com um especialista?

Trazendo mais esse benefício para os gestores de frota de plantão, nós aqui do blog disponibilizamos o contato do Julio Armure, e o informando que veio pelo Julio César – Gestão de Frotas, você ganha um atendimento personalizado.

Clique aqui e fale com um consultor especialista.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.