O segredo oculto da gestão de frota está relacionado a algo intangível, e isso vai te conduzir para resultados incríveis, como a redução de custos e o aumento de produtividade dos veículos.

Outras ações como: Implementar checklist do veículo; manutenção preventiva; etc. melhoram o desempenho da gestão de frota.

Para o post de hoje, eu trouxe o Giuliano Ferrari, mais conhecido como Madurera, que é Coach Driver especialista no assunto, e vai contar o segredo oculto da gestão de frota que ele usa para simplificar e alavancar os seus resultados.

O que é Coach Driver?

O Coach Driver é um instrutor que tem como objetivo instruir o condutor a tomar decisões que irão melhorar o seu desempenho no volante e na manutenção do veículo.

O Coach Driver não ensina a dirigir, mas sim a pensar, e com isso, diminui custos e aumenta a segurança na estrada.

Quais são os benefícios de agregar esse segredo oculto da gestão de frota?

O segredo oculto da gestão de frota que será revelada se baseia em uma mentalidade, uma forma de aprender.

Sua aplicação pode mudar sua vida tanto pessoal quanto profissional.

No nosso caso, implementar esta técnica trará para a sua gestão de frota:

Para se ter uma ideia, um simples comportamento do motorista pode mudar drasticamente os custos no final de um ano, e multiplicando com todos os condutores da frota, o resultado é astronômico:

Vícios operacionais escancaram como os pequenos desperdícios se tornam gigantes.

Andragogia

O segredo oculto da gestão de frotas para fazer resultados incríveis, se trata da andragogia.

Assim como a pedagogia está voltada para educação das crianças, a andragogia é a ciência voltada a orientar adultos a aprender.

Esta técnica não tem como objetivo ensinar do zero, mas sim de aperfeiçoar o que ele já sabe fazer, principalmente em um mundo que está em constante mudança, e o que era feito antes, hoje não dá mais resultado.

Como aplicar a andragogia na gestão de frota

Um dos pilares principais da andragogia é a orientação, então, como posso orientar baseado nisso?

A partir dos feedbacks.

Giuliano explica melhor sobre isso:

“Suponhamos que você tenha feito um treinamento para os seus condutores, e você decide se reunir com eles em uma sala. O gestor deverá identificar as dificuldades que os motoristas ainda têm, e forçá-los a encontrar uma solução para extinguir essa dificuldade”.

Giuliano Ferrari

Suponhamos que na sua frota, aconteçam muitos casos de excesso de velocidade.

Na política de frota já consta qual velocidade o motorista deve andar, mas mesmo assim acontece.

O instrutor então deverá forçar a pergunta: “O que te impede de andar na velocidade máxima?”

Essa indagação resultará em inúmeras respostas, que servirá tanto para os motoristas mudarem de comportamento, quanto para o gestor de frota identificar pontos que devem ser melhorados por parte dele.

A diferença de um treinamento convencional para o coaching

Aplicar a andragogia por meio de coaching apresenta resultados diferentes do que se for feito por um treinamento convencional.

Isso acontece porque a metodologia de um instrutor normal foca em gerar conhecimento para se passar em um exame.

Já o coaching faz com que o conhecimento aprendido em sala, seja desenvolvido ao decorrer da sua vida, como demonstra o gráfico abaixo.

As três primeiras regras da Andragogia na Gestão de Frotas

Durante a nossa Live que gerou este post, foi questionado ao Giuliano quais as três primeiras regras principais da Andragogia nas empresas.

E ele responde:

  • Necessidade da empresa;
  • Experiência prévia do motorista;
  • Respeito.

Se ficou curioso para entender essa resposta e saber mais detalhes, clique aqui e vá direto ao momento que ele responde.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.