Treinar o condutor para reduzir acidentes, na Semana Nacional do Trânsito, tem que ser o objetivo principal na gestão de frota, pois um acidente pode levar a empresa à falência.

Neste post, trouxemos o Rafa Filgueiras do canal Instante Volante, para dar dicas e boas práticas que salvam vidas e empresas.

Semana Nacional do Trânsito

Do dia 18 a 25 de setembro, é comemorado no Brasil a Semana Nacional de Trânsito, conforme consta no art. 326 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O objetivo desta semana é conscientizar sobre a segurança na estrada, com ações por todo o país para todos que estão envolvidos de alguma forma com o trânsito, como os motoristas de frota.

Em 10 anos, mais de 400 mil pessoas perderam a vida no trânsito, somente no Brasil.

Os acidentes também influenciam no fator econômico, e apenas um acidente já pode levar sua empresa à falência, pois em  diversos casos a empresa é condenada por acidente causado pelos seus veículos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2014 os acidentes de trânsito no Brasil custaram R$12,8 bilhões de reais à sociedade, sendo 41,2% dessa quantia referente à perda de produção de pessoas.

Como gestores de frota, devemos compartilhar informações e técnicas de condução para que os motoristas não se envolvam em acidentes.

1. A manobra que te livra de acidentes

A primeira dica que o Rafa traz, na semana nacional do trânsito, ele aprendeu na prática e deve ser utilizada por ser um dos principais fatores de acidentes no trânsito: a distração.

A distração é responsável por diversas batidas, principalmente em rodovias onde é permitido andar em alta velocidade.

Nessas situações, o Rafa recomenda que o seu veículo fique a uma distância de 50 metros do veículo da frente. Por quê?

É comum engarrafamento em rodovias, e se você estiver a 50 metros do veículo da frente, a distância de frenagem vai garantir a segurança, tirando o risco do condutor bater na traseira do veículo da frente.

Além disso, a frenagem segura evita pegar o condutor que vem atrás de você de surpresa, evitando assim que batam na sua traseira.

A curiosidade aqui é que, um veículo a 100 km/h percorre uma distância de aproximadamente 27 metros por segundo!

Isso significa que, distrair-se por apenas um segundo, pode levar a um acidente de trânsito em literalmente um piscar de olhos.

2. Uso correto da seta

Por mais básico que seja esse recurso, não é difícil encontrarmos na rua pessoas que não utilizam a seta de direção, ou utilizam da pior forma.

O uso errado da seta é indicar o lado somente quando já estiver fazendo a manobra, pegando todos de surpresa.

Este tipo de conduta pode resultar em:

  • Batida do veículo;
  • Atropelamento de pedestres;
  • Fechamento de outros veículos;
  • Entre outros.

“A falta de uso das setas se agrava mais em estradas de grandes velocidades, onde o tempo de raciocínio é menor”

Rafa Filgueiras

3. Mau comportamento dos passageiros

O comportamento dos passageiros interfere na concentração do motorista, e pode gerar acidentes de trânsito.

Um exemplo de mau comportamento é colocar o pé em cima do painel do veículo, um perigo para o condutor e o próprio passageiro:

“Em casos de acidentes, os airbags do automóvel vão ativar, e a força dessa ativação é o suficiente para quebrar o pé, joelho e inclusive o fêmur do passageiro”

Rafa Filgueiras

Além disso, o posicionamento das pernas acima do painel do veículo atrapalha a visão do retrovisor lateral.

Pela gravidade deste tipo de evento, esta informação precisa constar na política de frota da empresa, sendo responsabilidade do condutor cuidar para que essa atitude não ocorra no seu veículo.

O que fazer na semana nacional do trânsito

Trânsito é um assunto sério, e um pequeno deslize pode custar muito dinheiro e vidas.

Por isso, por mais simples que seja um assunto, informe o motorista.

Implante um treinamento para que os motoristas façam, com um conteúdo que pode até mesmo ser retirado de manuais dos veículos da sua frota.

E para finalizar: Comece hoje, sua contribuição vai ajudar com a segurança no trânsito!

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.