Se você acompanha nossos conteúdos, provavelmente você é responsável pelos veículos e condutores da empresa, ou até mesmo um motorista que busca sempre a redução de custos e o aumento de produtividade em sua profissão, e ainda busca por simplificar sua gestão de frotas.

Para quem está iniciando nessa jornada, dar os primeiros passos sem uma base pode ser um desafio, por isso nesse post eu vou explicar Como simplificar sua Gestão de Frotas em 30 dias com R$97.

Metodologia SGF

Em mais de 15 anos realizando serviços para empresas, eu comecei a perceber falhas e lacunas que eram comuns a todas elas, práticas que aumentavam custos e problemas com os veículos.

Entre os principais erros encontrados, estavam a ausência de uma Política de Frotas, falha no Controle de Combustível e multas não identificadas.

Por conta desse cenário, eu decidi compartilhar com todos uma metodologia que eu criei com o objetivo de reverter essa situação e aumentar a produtividade da sua frota, reduzir custos e simplificar sua gestão de frotas.

Eu a nomeei como Metodologia SGF – Simplificando a Gestão de Frota, um passo a passo pensado para simplificar sua gestão de frota em 30 dias.

Veja agora que passos são esses:

1. Implantar uma Política de Frotas

É impressionante como ainda muitas empresas não possuem uma Política de Frotas implantada.

A Política de Frotas é a base da gestão, pois ela oficializa as regras do que pode ou não ser feito com o veículo, definir as responsabilidades do condutor e proteger a empresa juridicamente.

No curso, eu explico detalhadamente quais os critérios que deve considerar para criar a sua política de frota.

Mas deixo aqui um bônus para você: Neste post eu conversei com um gestor de frotas que aplicou a política de frota na sua empresa:

Aplicação da Política de Frota: Entrevista com Gestor que Implantou o Método na Frota da Empresa

2. Fazer um Mapa atual da Frota

Para ganhar tempo e simplificar a gestão de frota, é preciso ter informações rápidas e organizadas dos veículos da empresa em um só lugar.

Essa é a finalidade do  Mapa da Frota, documento para saber a idade média da frota, previsão de venda do veículo e cálculo da depreciação.

3. Fazer o Checklist do Veículo

O Checklist do Veículo, é a principal ferramenta para ajudar na manutenção, identificar quem causou avaria no veículo e envolver o condutor na gestão do veículo.

4. Identificação do Condutor

A identificação é essencial para responsabilizar o condutor por qualquer coisa que acontecer com o veículo durante o uso do mesmo, como é o casos das multas de trânsito.

5. Controle de Combustível

Se você é um gestor de frota, você precisa saber de tudo referente aos veículos, e o combustível está diretamente ligado com os gastos.

Por conta disso, acompanhar esses dados é imprescindível para definir metas de consumo, identificar desvios de combustível, e a média de consumo.

6. Gestão da Manutenção Preventiva

Planejar um fluxo de manutenção preventiva é uma forma de evitar a manutenção corretiva, reduzindo custos e aumentando a segurança do condutor dentro do veículo.

7. Ranking de Condutores

O ranking de condutores é uma forma de estimular os motoristas com pior desempenho a se espelharem nos melhores, premiando os melhores para criar uma competição saudável e melhorando a média geral da frota.

8. Definir o custo com a frota

Saber o custo real da sua frota é importantíssimo para você saber estipular um preço ao seu serviço.

9 e 10. Treinamento do Gestor e do Motorista

 Independente da posição em que se trabalha, o treinamento é uma forma de adquirir novos conhecimentos e melhorar o desempenho no seu trabalho.

Para um gestor de frota, um treinamento deve abordar temas com o foco de aumentar a produtividade da sua equipe, melhorar a rotina e reduzir custos.

Para um condutor de veículos, o treinamento deve ter como foco instruir ele a boas práticas no volante com o objetivo de diminuir multas, manutenções e aumentar sua segurança.

Seja para gestor ou motorista, nós temos cursos com o objetivo de melhorar o desempenho profissional de quem realizar ele.

Simplifique agora sua Gestão de Frota

Foi mostrado 10 passos que vão simplificar sua gestão de frota e 10 motivos para você tomar uma iniciativa.

Iniciativa com o objetivo de, por meio do aumento de produtividade e redução de custos, conquistar mais resultados.

Se para você, 97 reais vale as centenas de reais que serão economizadas por mês ao aplicar apenas um dos dez passos, então o curso é para você. 

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.