Cada vez mais, empresas se mostram interessadas em cuidar melhor dos veículos da frota, visto todos os custos que englobam eles. No entanto, sem um sistema de gestão de frotas, o trabalho do gestor pode ser multiplicado, e os resultados podem não ser os esperados.

No mês de aniversário do Contele Rastreador, vamos mostrar como o sistema pode resolver os 8 principais problemas da gestão de frotas. 

E, ao final deste post, vamos apresentar uma oferta nunca feita antes.

Problema #1: Controle dos motoristas

Identificar quem é o condutor de cada veículo, é o básico para uma boa gestão de frota. Sem o controle de motoristas, o gestor não tem ciência das horas normais e noturnas de condução, distância percorrida, nem se estão cometendo infrações. 

Através de um sistema de gestão de frotas, como o Contele Rastreador, a situação muda.

Dentro do Relatório de Motoristas do Contele Rastreador, o gestor consegue visualizar essas e outras informações, como velocidade média e máxima atingida, maior tempo de condução e data de vencimento da CNH.

A identificação do motorista auxilia também para medir a produtividade e as infrações cometidas, visto que é uma informação que aparece em todos os relatórios do Contele Rastreador.

Contele Rastreador - Sistema de gestão de frotas
Relatório de Motoristas do Contele Rastreador – Sistema de Gestão de Frotas

A identificação do motorista é feita pelo próprio motorista no celular, pelo aplicativo Contele Driver. No APP, basta ele se logar, selecionar o veículo que vai utilizar, e pronto, todas as suas ações com o veículo serão registradas.

Ah, e caso ele não se identifique, uma notificação (Motorista não identificado) será enviada ao gestor da frota assim que o veículo for ligado.

Problema #2: Utilização para fins pessoais do veículo

Esta questão é uma das mais comuns. Muitos motoristas saem da conduta profissional e usam o veículo da empresa para fins pessoais. 

Por isso, o gestor configura no Contele Rastreador o horário e dia de utilização dos veículos.

Se um veículo for ligado fora deste horário, uma notificação será enviada ao gestor por e-mail ou para o APP do Contele Rastreador, e essa notificação será salva no Relatório de Eventos

E para evitar uso particular dentro do horário de trabalho, o gestor de frota pode controlar desvios de rota configurando cercas eletrônicas, onde ele “desenha” no mapa perímetros no qual o veículo pode circular.

Contele Rastreador - Sistema de gestão de frotas
Cerca Eletrônica do Contele Rastreador

Problema #3: Ocorrência de multas e acidentes

O excesso de velocidade é uma das principais causas geradoras de multas e acidentes. Mas, através da identificação de motoristas, e da configuração do sistema, o gestor pode reduzir esses índices.

Nas configurações do Contele Rastreador, o gestor pode definir a velocidade máxima permitida que os veículos da frota podem andar.

Caso esse limite seja ultrapassado, o gestor é notificado por e-mail ou pelo APP do Contele Rastreador, e a informação é registrada no Relatório de Eventos. Ao lado, será possível ver o nome do condutor que infringir o limite.

Com a identificação, o resultado é inversamente proporcional: Maior possibilidade de ser responsabilizado = Menos infrações cometidas.

Contele Rastreador - Sistema de gestão de frotas
Relatório de Eventos do Contele Rastreador

Problema #4: Abusos no volante

Além do excesso de velocidade e uso para fins particulares, o abuso também está ligado ao aumento do consumo de combustível

Para acompanhar a média de consumo dos veículos, o gestor pode entrar no Relatório de Registro dos Abastecimentos, e fazer sua análise.

Os abastecimentos são feitos pelo próprio motorista no APP Contele Driver. Além de fazer o cadastro completo, ele pode anexar fotos da nota fiscal, e adicionar descrição no registro.

Após realizar o cadastro, o abastecimento do veículo fica salvo em um histórico no aplicativo, em que o motorista visualiza como está a média real do veículo, e qual é a meta de média que deve ter.

Contele Driver- Sistema de gestão de frotas
Registro de abastecimento no Contele Driver

Problema #5: Produtividade dos veículos

Com toda a certeza, uma das formas de diminuir o custo por quilômetro rodado, é mantendo o veículo ativo o máximo de tempo possível.

E, com o intuito de aumentar a produtividade dos veículos, o Contele Rastreador possui dois relatórios que dão um panorama sobre esses indicadores.

a. Relatório de Status dos Veículos

Neste relatório, o gestor tem conhecimento sobre quanto tempo cada veículo está parado, seu odômetro, e o seu estágio, que pode variar entre:

  • Funcionando normalmente;
  • Veículo sem uso;
  • Veículo em manutenção.

Além disso, é possível saber quantos veículos estão parados a mais de 7 dias, fora outras informações.

b. Relatório de Produtividade

Enquanto isso, no Relatório de Produtividade, analisa-se quanto tempo o veículo ficou parado, e o tempo médio entre as rotas, mostrando o início e fim de uma rota. 

Problema #6: Alto consumo de combustível

O Contele Rastreador possui um recurso chamado “Veículo parado com motor ligado”, atitude que, sem dúvida, aumenta o consumo combustível e os problemas de manutenção. 

Com esse recurso, o gestor limita o quanto de tempo os veículos podem ficar parados com o motor ligado (geralmente, os gestores colocam entre 05-10 minutos). Assim que o limite é ultrapassado, o sistema registra a infração.

Problema #7: Ausência de manutenção preventiva

A função de Manutenção do Contele Rastreador tem como objetivo auxiliar desde o processo de controle de avarias, até o agendamento na oficina.

No sistema, por exemplo, o gestor faz o planejamento das manutenções, cadastra o que precisa passar por vistoria, e acompanha o andamento da manutenção. 

Contele Driver
Indicadores de manutenção do Contele Rastreador

Problema #8: Proteção jurídica

Muitas empresas não se atentam sobre a necessidade de haver uma base jurídica para auxiliar a resolver questões como: processos cíveis (de danos ao veículo), trabalhistas e criminais (caso haja prática criminosa com o veículo irregular ou com a CNH vencida). 

Certamente, os tópicos anteriormente citados já irão diminuir consideravelmente essas questões, mas é necessário garantir-se. 

Mas, fora isso, um recurso interessante que o sistema tem é o de Vencimento da CNH, em que se registra a data de vencimento da CNH de cada condutor.

Participe da oferta exclusiva de aniversário do Contele Rastreador

Como visto, um único sistema é capaz de suprir muitas necessidades, que farão sua empresa reduzir custos com o veículo, e proteger ela de problemas jurídicos, multas e acidentes.

E como agosto é o mês de aniversário do Contele Rastreador, que completa 9 anos, não poderíamos deixar passar batido.

Somente até o dia 31 de agosto, ou enquanto durar o nosso estoque, estaremos ofertando o sistema e os rastreadores com um desconto exclusivo. Além disso, a contratação contará com a inclusão de 2 bônus exclusivos, que também te ajudarão na gestão de frota.

Se você quer descobrir qual o valor do desconto, clique aqui e garanta sua participação na oferta exclusiva, e receba uma apresentação do sistema.

Aniversário de 9 anos do Contele Rastreador

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.