Não existe tecnologia no mundo que substitua uma boa relação com os motoristas de uma gestão de transportadora.

Para que você entenda o motivo disso ser importante para os seus resultados, eu decidi conversar com quem já esteve nos dois lados da moeda.

Conversei com a Paulla Demeneghi, empresária do segmento de transporte e, além disso, ex-caminhoneira.

O que a tecnologia nunca vai substituir?

A tecnologia pode automatizar muitos processos, mas nunca substituirá a empatia, a compreensão e o relacionamento humano.

“A tecnologia jamais substituirá o relacionamento humano. O maior problema hoje realmente é quando um gestor recebe um título, e isso sobe na cabeça. Antes de ser um bom profissional, você precisa ser um bom ser humano.”

Paulla Demeneghi

Sendo assim, a falta de empatia leva os gestores de frota a se desconectarem com os motoristas.

Como a falta de empatia pode impactar negativamente a gestão de uma transportadora

A falta de empatia pode levar a uma gestão ineficiente e a um ambiente de trabalho tóxico.

Além disso, ela desmotiva o motorista, impactando no seu trabalho.

Um exemplo prático, é em relação ao descaso do gestor com o checklist que o motorista preenche.

Imagine preencher um longo formulário de verificação do veículo, para no fim o gestor não usar para nada?

Com o tempo, ninguém mais responderá o checklist, e você passará a ter problemas com manutenção.

Entre outros problemas que a desmotivação causa, é a falta de zelo com o veículo, que piorará os indicadores de:

  • Multas;
  • Consumo de combustível.

Como a transportadora pode melhorar o relacionamento com os motoristas

Primeiramente, as transportadoras precisam valorizar um gestor de frota além do seu currículo.

As transportadoras pecam muito ao considerarem apenas um ótimo currículo, mas não avaliarem se essa pessoa tem a preparação para lidar com seres humanos.

Paulla Demeneghi

Depois, o gestor de frota precisa entender que não existe transportadora sem motorista.

Afinal, o produto da empresa não chega ao cliente sem esses profissionais.

Com essa mudança de chave, chegamos às ações que devem ser colocadas em prática.

1. Melhor compreensão dos motoristas

A transportadora ganha muito ao entender as necessidades, desafios e motivações dos motoristas.

A partir disso, o gestor de frota pode estipular metas alcançáveis, e implementar um ranking de motoristas.

Dessa forma, os motoristas vão se engajar e realizar um bom trabalho.

2. Comunicação mais eficaz

Os gestores que mostram empatia são mais propensos a ouvir e responder às preocupações dos motoristas.

Dessa forma, acontece uma comunicação mais eficaz e uma resolução de problemas mais rápida.

3. Treinamento para desenvolvimento profissional

“Quando você contrata o motorista, você tem que treiná-lo, explicar tudo, quais são as obrigações dele em relação ao trabalho que ele está exercendo. Eu tenho que ser o líder, eu tenho que qualificar a minha equipe.”

Paulla Demeneghi

Nesta fala, não estamos falando apenas de treinamento de direção segura e econômica, mas também de desenvolvimento pessoal.

4. Bonificação através dos resultados

Se o motorista está alcançando as metas que você estipulou, nada mais justo que premiá-lo por isso.

Essa premiação pode vir de muitas formas:

  • Bonificação em dinheiro;
  • Descontos em restaurantes;
  • Viagem paga pela empresa.

Paulla conta que já viu casos onde a empresa enviou a bonificação direto para a conta da esposa.

Dessa forma, a transportadora envolve a família do condutor, incentivando ele a dar o melhor.

O que podemos concluir sobre a tecnologia na gestão de transportadora?

A gestão de transportadora não é apenas sobre logística e tecnologia. É sobre pessoas.

A conversa com Paulla revelou a importância de entender os motoristas como indivíduos, com metas, sonhos e necessidades.

Ao criar uma cultura de empatia, motivação e desenvolvimento, as transportadoras podem não apenas melhorar a eficiência, mas também construir uma equipe mais feliz e produtiva.

E, se você precisa de tecnologia para implantar na sua gestão de transportadora, te convido a conhecer o Contele Rastreador.

Com nosso sistema, você poderá reduzir custos da frota, monitorar os seus veículos, e usar mais do seu tempo para cuidar dos motoristas.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.