Muitos sistemas de rastreamento registram quando um veículo ultrapassa a velocidade máxima determinada pela empresa, porém muitos gestores não sabem o que fazer com a informação de velocidade excedida.

Essa pergunta tem mais de uma resposta correta, mas antes de respondê-la, vamos falar sobre a importância deste tema.

Ultrapassar o limite de velocidade acarreta nos seguintes fatores:

  • Aumento das chances de acidentes rodoviários (o Brasil é o 4°. no Ranking Mundial).
  • Aumento do gasto com combustível.

Esse recurso tão simples e acessível em quase todos os sistemas de rastreamento, pode resultar em muitos benefícios, se for bem utilizado.

Eu considero essa informação tão importante, que no sistema da Contele Rastreadores, damos a opção para nosso cliente receber um e-mail, em tempo real, assim que a velocidade for excedida.

e-mail velocidade excedida

Receber essa informação na mesma hora, permite a você tomar atitudes rápidas, e serve para casos específicos, pois quando falamos de um frota, fica inviável receber um e-mail toda vez que algum veículo ultrapassar o limite.

Minha sugestão é a seguinte:

1°. passo: Configure a velocidade limite em todos os veículos. Dica: Para começar o controle, cadastre uma velocidade um pouco maior.

Exemplo: Se meu limite estipulado é 120Km/h, cadastre 125Km/h, com isso você evitará os inúmeros registros dos condutores que rodam a 120 “na virgula”.

Configuracao de velocidade

2°. passo: Extraia um relatório mensal, com todos os excessos de velocidade.

Relatorio de velocidade

3°. passo: Quantifique as vezes que cada condutor excedeu o limite de velocidade.

4°. passo: Faça um Ranking do menor para o maior, exemplo:

Veículo / Quant. de limite de velocidade ultrapassado

Corsa – João = 0 vezes
Gol – Suporte = 10 vezes
Fiorino – XPTO = 25 vezes

5°. passo: Faça uma premiação para aqueles que não ultrapassaram, nenhuma vez, o limite imposto pela empresa.

6°. passo: Oriente a todos que excederam a velocidade.

7°. passo: Aplique uma advertência aos condutores que excederam mais de 20% do limite imposto pela empresa.

Se na sua empresa, mais de um condutor dirige o mesmo veículo, instale um sistema que identifica quem está dirigindo em cada trecho rastreado.

Descrevi nos passos acima um modelo que pode ser aperfeiçoado e adaptado a realidade da sua empresa. O objetivo é conscientizar e motivar todos os condutores a respeitar os limites de velocidade.

Em 2015 participei do Fórum de Gestão e Eficiência de Frotas em São Paulo, onde foi apresentado um caso de redução drástica de custos com a Frota, após uma transportadora implantar este simples modelo de controle de velocidade.

Tenho certeza que após você implantar essa ideia em sua empresa, os benefícios irão além da redução de velocidade, pois os condutores terão consciência de que estão sendo monitorados com mais critério.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Clique aqui e conheça um sistema automático de gestão de multas e CNH dos condutores, que facilita muito a vida do gestor de frotas.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.