A gestão de pneus da frota é deixada de lado por muitas empresas.
Os pneus são, no geral, o 4º maior custo da frota, atrás apenas de combustível, folha de pagamento e manutenção.
O que poucos sabem é que, quando não existe uma gestão de pneus adequada e eficiente, esse custo pode se tornar o 2º maior da frota.
Independente da hierarquia dos custos, por uma questão de segurança no trânsito, os pneus precisam da atenção, seja do gestor da frota, operacional ou mesmo o dono da empresa.
Para te ajudar nessa gestão, separei a parte de uma entrevista que fiz com o André Machado, especialista em pneus, com passagens em empresas como Michelin e Bridgestone:
Esse é apenas um trecho da entrevista feita para o Curso Frota para Todos.
Conteúdo
Por que dar atenção aos pneus?
Como deu para ver, os pneus podem se tornar o 2º maior custo na frota da empresa, quando não se dá a atenção devida.
Essa é a realidade de 80% das empresas que possuem frotas, segundo o especialista em pneus, André Machado.
No controle de frota é fundamental a redução dos custos, aliada ao aumento de produtividade dos veículos.
Você, como gestor, entendendo dos seus custos operacionais e quanto pesa cada pneu no orçamento da frota, deverá gerenciar e planejar a melhor forma de uso dos pneus, visando aumentar a vida útil.
Vida útil dos pneus e qualidade
A vida útil do pneus pode mudar de acordo com diversas variáveis.
Um exemplo são as vias utilizadas pelo veículo.
Pneus que rodam mais em rodovias duram mais que aqueles que rodam em cidades.
Outro fator que muda bastante a vida útil dos pneus é o modo de condução.
Frenagens e acelerações bruscas, são exemplos de ações que diminuem a vida útil dos pneus.
Além de influenciar no consumo de combustível, um modo de condução agressiva diminui muito a vida útil dos pneus.
É necessário se atentar ao modo de condução, não só por uma questão de custos, mas também pela própria segurança do motorista.
A qualidade também é um fator importante no que diz respeito a vida útil do pneu.
Em alguns casos, o barato pode sair caro. Por isso, recomendo que, antes de fazer a compra do pneu, pesquise sobre a marca.
Manutenção preventiva dos pneus
A manutenção preventiva dos pneus é o que mais pode aumentar a sua vida útil.
Assim como é programada uma troca de óleo, é necessário programar os rodízios de pneus, para reduzir o seu desgaste.
Um software para controle e gestão da frota pode ajudar a empresa a se lembrar dessa manutenção, de acordo com o odômetro do veículo.
Além disso, o motorista pode usar um aplicativo para avisar o gestor sobre o estado da banda de rodagem do pneu.
A banda de rodagem é a parte do pneu que encosta no chão, e o seu desgaste precisa ser monitorado, para evitar aquaplanagens e acidentes.
Qual é a manutenção mais barata dos pneus?
A manutenção mais barata e simples dos pneus é: AR!
Deixar de fazer a calibragem em dia, reduz em até 20% a vida útil dos pneus.
Além de aumentar em 10% o consumo de combustível.
Por mais que seja algo simples e fácil, muitas vezes a calibragem do pneu é deixada de lado.
No post abaixo eu passo 2 dicas simples para você manter a calibragem dos pneus em dia:
Duas dicas para manter a calibragem de pneus em dia
Mas não basta apenas fazer a calibragem, esse é o primeiro passo.
Fique de olho no seu pneu, utilize um sistema para acompanhar o seu uso e inclua ele no plano de manutenção da frota.
Espero que você tenha gostado desse post.
Caso não seja o responsável pelos veículos da empresa, compartilhar com quem é. Tenho certeza que ajudará bastante.