Para ter controle sobre os custos e mensurar resultados, você precisa calcular os principais índices da gestão de frota.
Os índices são muito importantes pois, sem eles, você fica sem referência de como estará a situação de sua frota no futuro.
Ou seja, você não terá informação para tomar decisões, e não terá resultados para entregar à diretoria.
Neste post, vou ensinar a calcular os 3 principais índices para manter os seus custos sob controle.
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1. CPK
O CPK é uma sigla para custo por quilômetro rodado, e é um índice que aponta o custo do veículo a cada 1 quilômetro percorrido.
Para chegar no valor do CPK, você faz a seguinte fórmula:
(CF / Km Rodado) + CV
Sendo que CF é custo fixo, e CV custo variável.
Custos fixos e variáveis
Os custos fixos nas frotas são todos aqueles custos que, independente do quanto o veículo rode, existirão e serão pago, por exemplo:
- Seguro;
- Salários e encargos;
- Sistema de gestão de frotas;
- Custo da oportunidade;
- Depreciação do veículo.
Custos variáveis são todos aqueles que são afetados pela quilometragem rodada, como por exemplo o combustível, pneus, manutenção e pedágios.
O trabalho do gestor de frota é de diminuir os custos variáveis, e para isso, uma série de medidas podem ser tomadas.
Entre elas, está fazer o veículo rodar mais, pois assim o custo fixo vai se diluir, e o CPK diminuirá.
Para isso, é necessário que o veículo fique o menor tempo possível parado na oficina.
TIN
Entre os índices da gestão de frota, está o TIN, que é a taxa de indisponibilidade.
A taxa de indisponibilidade é o principal índice de manutenção e uma boa medida para identificar o nível de desempenho operacional da frota.
Através dela, pode-se avaliar:
- A qualidade do serviço de manutenção;
- A necessidade de utilizar veículos reservas;
- Os reflexos da idade da frota na operação.
Um TIN elevado, pode significar que sua frota está inadequada, e que precisa de mudanças.
Para chegar no TIN, é feita uma relação entre o total de horas paradas do veículo no período (HM = Horas de manutenção) e o total de horas disponíveis para o serviço no mesmo período.
TIN = HM / HD x 100
Com isso em mente, vamos pensar no seguinte exemplo:
Considere que a empresa disponibilize o seu veículo para serviço 8 horas por dia, durante 22 dias no mês, só que, nesse mesmo período, o veículo ficou 18 horas parado em oficina.
HD = 8×22 = 176h
HM = 15h
TIN = (18/176) x 100
Logo, a taxa de indisponibilidade deste veículo é igual a 10,23%
Isso significa que em um mês inteiro, seu veículo ou frota ficaram 10,23% do tempo parados, gerando prejuízo para sua empresa.
Para reverter essa situação, o gestor precisa acabar com a ocorrência de manutenções corretivas, e começar um plano de manutenção preventiva.
3. Horas ociosas do veículo (HO)
Pode parecer igual ao TIN, mas não é.
A indisponibilidade, significa que o veículo não pode ser utilizado. A ociosidade, significa que ele está bom para usar, porém está parado no pátio.
Quando o HO é muito grande, precisamos analisar a possibilidade de redução da frota.
Um HO muito pequeno, pode significar que é necessário ampliar a frota. Esse indicador pode ser obtido pela relação:
Com isso, vamos usar o mesmo exemplo do último índice, agora para calcular o HO, mas com um novo item: as horas trabalhadas (HT), que representa o total de horas que o veículo foi utilizado.
HO = HD — (HT + HM)
HO = 176 – (100 + 15)
HO = 61h
HO = (61/176) x 100
Logo, a taxa de horas disponíveis deste veículo é igual a 34,7%.
Quanto menor o valor, melhor, mas esse será um índice que nunca será zerado, pois sempre vai ter momentos que o veículo vai estar parado na empresa, seja entre as trocas de motorista, seja entre intervalos.
Comece a calcular os índices da gestão de frota
Ficou claro como através de poucos índices, é possível tomar decisões muito importantes, como a redução ou ampliação da frota, e a redução do custo por km rodado.
E para te ajudar na sua jornada, nós disponibilizamos gratuitamente a Planilha para Cálculo do KM Rodado e Custo Mensal do Veículo, onde basta você preencher os campos que ela vai trazer o custo por km rodado automaticamente.