No post de hoje, irei compartilhar com você um Modelo de Checklist do veículo para você começar a utilizar agora.

Esta é uma técnica utilizada nas grandes empresas, que vai lhe ajudar a reduzir o custo de manutenção de sua frota em até 16%.

O que é e para que serve o Checklist do Veículo?

O checklist do veículo é também conhecida como manutenção de operação. Trata-se de uma série de verificações, a maior parte delas simplesmente visuais, que devem ser feitas conforme a utilização do veículo.

Desse modo, é importante que todos os seus motoristas preencham o checklist toda vez que usarem o veículo.

Com isso, você irá saber as condições atualizais de utilização do veículo. Ou seja, se eles estão OK, ou se estão com algum problema.

Que problemas o Checklist do Veículo pode apontar?

O Checklist pode apontar eventuais problemas no veículo, como por exemplo:

  • Motor fundido por falta de água ou óleo;
  • Bateria descarregada por falta de manutenção;
  • Desgaste elevado dos pneus por falta de calibragem;
  • Entre outros diversos que existem.

Por isso, que o checklist é um importante aliado da manutenção preventiva, pois ele aponta falhas no estágio inicial, que poderiam se transformar em problemas mais graves, possibilitando o seu uso.

Como implementar o Checklist na minha frota

Imprima várias folhas do Checklist e deixe nos veículos da frota. Oriente todos os motoristas a preencherem este documento e entregá-lo ao gestor da frota, após o uso do veículo.

Isso ajuda também para os motoristas controlarem um ao outro, ao verificar se o último que dirigiu o veículo deixou de registrar alguma irregularidade.

Para te auxiliar nessa missão, eu estou disponibilizando aqui dois modelos de checklists, no formato do Excel, para que você possa editá-la e adaptar de acordo com sua rotina.

O primeiro modelo é um Checklist Rápido do Veículo, para ser utilizado no dia a dia.

Checklist Rápido do Veículo: Use no dia a dia para reduzir gastos de manutenção

O segundo é um Checklist Completo do Veículo. Este modelo tem como objetivo ser utilizado em viagens mais longas, onde o motorista precisa verificar diversas características do veículo.

Modelo de Checklist do Veículo

Como fazer a migração do papel para o Checklist Online

Melhor que registrar no papel, é fazer o checklist do veículo de forma digital e online.

A principal vantagem que se tem sobre o papel é em relação ao tempo da informação chegar na mesa do gestor. Esse tempo perdido poderia ser utilizado para estudar a avaria e definir qual seria o próximo passo. Além disso, existe a questão de organizar dezenas de papeladas e filtrar informações.

No mercado, existem muitas alternativas de sistemas para implementar na frota, mas como estamos falando de migração, vamos começar de forma gratuita com o Google Forms.

O Google Forms é uma ferramenta do Google que te permite criar formulários de acordo com sua necessidade.

Após criar todas as perguntas, basta copiar o link do formulário e compartilhar com todos os motoristas. Toda vez que eles forem pegar um veículo para usar, eles deverão preencher o formulário. Diretamente pelo celular, sem problemas.

Por fim, no vídeo abaixo eu ensino como fazer, além de dar dicas para o motorista ter fácil acesso a este checklist.

Como fazer o Checklist Rápido do Veículo por um sistema?

Se você desejar dar um passo adiante, e começar a utilizar um aplicativo integrado a um sistema para gestão de frotas, você precisa conhecer o Contele Rastreador.

O Contele Rastreador é um sistema de gestão de frota, que tem como grande diferencial a interação do motorista nos resultados.

Através do Contele Driver, o motorista preenche o Checklist do Veículo, e envia fotos da irregularidade, se necessário:

Envie fotos do ocorrido pelo Contele Driver

Depois de tocar em “Salvar”, o Checklist é enviado para o sistema, organizado para o gestor analisar.

Se você ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas, cuida dos veículos da empresa e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.