O checklist rápido do veículo facilita a gestão de manutenção da frota. Esse checklist faz parte da manutenção de operação do veículo, que é responsável principalmente por aumentar a vida útil de diversos componentes dos veículos, e reduzir as manutenções corretivas do veículo.

Utilizar esse checklist reduz muito os custos de manutenção, protege a empresa juridicamente e, além disso, responsabiliza os condutores de uma forma correta. 

No post de hoje, vou dar 2 presentes para você:

O primeiro presente, é um Modelo de Checklist Rápido do Veículo pronto para você baixar. O segundo, é uma aula na íntegra do Curso Frota para Todos, sobre a importância do checklist do veículo, e como você deve utilizar ele em sua frota.

Está pronto? Então vamos para a aula:

O que é Checklist Rápido do Veículo?

O checklist rápido do veículo se trata de um documento, com simples verificações pessoais, que o condutor deve fazer no dia a dia, antes de utilizar o veículo.

A versão rápida do checklist é para uso no dia a dia, enquanto que a versão completa é para viagens mais longas.

No Checklist, o condutor deve verificar componentes importantes antes de utilizar o veículo, como:

  • Nível do combustível;
  • Estado higiênico do veículo;
  • Pneus murchos ou carecas;
  • Estado das lâmpadas dos veículos;
  • Veículo com dificuldades para ligar;
  • Ruídos estranhos quando o veículo está em movimento.

Além disso, o condutor pode marcar com um X os locais onde o veículo possui avarias e, ao final, registrar que está com a habilitação em dia.

Modelo Checklist Rápido do Veículo: Use no dia a dia para reduzir gastos de manutenção

Este é o exemplo de itens para se verificar no Modelo de Checklist Rápido do Veículo, mas existem outros componentes que a empresa pode incluir.

Quais são os benefícios em usar o Checklist Rápido do Veículo?

O checklist tem diversos benefícios para a empresa.

Um deles, por exemplo, é a redução das manutenções corretivas.

As manutenções corretivas são, no geral, 30% mais caras que as manutenções preventivas e, ainda, representam 98% dos casos nas frotas corporativas.

Além disso, o checklist ajuda a empresa a evitar acidentes de trânsito.

Segundo estudos do Instituto Scaringella, a falta de manutenção preventiva está relacionada a cerca de 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil.

O checklist também é muito importante no que diz respeito à segurança da empresa e do próprio condutor, pois tudo fica registrado no papel.

Tudo isso, reduz custos para empresa com manutenção e acidentes, além de fornecer segurança jurídica.

Modelo de Checklist Rápido do Veículo

Baixe já gratuitamente o Modelo de Checklist Rápido do Veículo para implantar em sua frota.

Você pode personalizar o checklist de acordo com seu perfil, pois sabemos que muitas empresas tem particularidades específicas.

Checklist Rápido do Veículo: Use no dia a dia para reduzir gastos de manutenção

Se você precisa de um checklist que seja mais avançado, com itens como verificação do sistema elétrico, nível de óleo, filtro de ar, etc. Nesse caso, recomendo esse post:

Modelo de Checklist do veículo para você começar a utilizar agora

Como fazer o Checklist Rápido do Veículo pelo celular?

Melhor que registrar no papel, é verificar em um aplicativo integrado a um sistema para gestão de frotas.

Com a tecnologia de hoje em dia, tudo fica mais fácil e simples por um app.

O Contele Driver é o aplicativo motorista no sistema do Contele Rastreador, e possibilita isso:

Aplicativo para Checklist do Veículo
APP Contele Driver

Assim, tudo fica disponibilizado no mesmo momento, para o gestor na WEB, dando mais segurança e confiabilidade aos dados preenchidos.

Caso você queira conhecer mais sobre o sistema, acesse agora mesmo o nosso site: Contele Rastreador.

Como fazer o Checklist do Veículo Grátis e ONLINE

Nessa live, vou te explicar a importância desse método na sua empresa e, no final, você vai aprender a fazer isso online e gratuitamente:

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.