Contratar um sistema de rastreamento é um desafio para quem não domina o assunto.
Acima de tudo, essa escolha vai muito além de ver os recursos que o sistema oferece, como: posição atual do veículo, rotas, cerca eletrônica, bloqueio, alerta de velocidade, etc.
Nesse post vamos falar sobre alguns itens que você deve verificar antes de contratar o sistema de rastreamento ideal para sua empresa.
Então, sem enrolações, vamos direto ao assunto:
1- Verifique qual o objetivo principal que a sua empresa quer atingir ao contratar um sistema de rastreamento.
Primeiro de tudo, se o objetivo é aumentar a produtividade e reduzir custo, então saia fora das empresas que prometem a recuperação do veículo em caso de roubo ou furto.
Contrate uma empresa que tem o foco em gestão!
Na minha opinião, as empresas que dizem fazer as duas coisas, não possuem a mesma eficiência de uma que é especialista em gestão.
2- Verifique se o sistema de rastreamento é próprio ou de terceiros.
Pode parecer estranho, mas a maioria das empresas de rastreamento utilizam uma plataforma padrão onde ela insere o próprio logotipo.
Fizemos um levantamento, e mais de 70% dos concorrentes que temos no mercado, não são desenvolvedores dos sistemas que você está contratando.
O sistema que você usará é a parte mais importante no dia-a-dia, e são os detalhes que irão definir se ele ajudará ou atrapalhará a sua gestão.
Esse item é tão importante que eu escrevi um post só sobre isso:
3- Qualidade do rastreador
Nesse caso, estamos falando do equipamento de hardware.
Primeiramente, ele precisa ser homologado pela Anatel, caso contrário, não arrisque instalar.
O aparelho rastreador precisa ter uma memória interna para armazenar as rotas que serão feitas em áreas de sombra.
Veja também esse post: O que acontece com o rastreador em área de sombra?
4- Disponibilidade do sistema
Como o sistema é na nuvem, quem garante que ele sempre estará disponível?
Verifique se a empresa de rastreamento tem uma equipe própria de TI.
Veja também onde está hospedado todo o sistema, aqui na Contele utilizamos a Amazon para todos os servidores.
Além disso, é importante saber se tem redundância e backup das informações.
5- Tempo de histórico das informações no sistema
Esse é um item que muitos clientes não perguntam na hora de contratar.
Porém, vão lembrar dele quando precisar fazer uma consulta de algo que aconteceu há mais de 6 meses.
Antes de contratar um sistema de rastreamento, verifique se ele tem ao menos 1 ano de histórico.
E também, verifique se é possível arquivar os relatórios com os dados do que o veículo já fez.
Veja mais no post: Qual é o tempo de histórico de um sistema de rastreamento?
6- Precisão do hodômetro e na localização
Muitas vezes o sistema de rastreamento é utilizado para pagar um reembolso de combustível.
Também pode ser usado para gerenciar a manutenção como troca de óleo, filtros, revisões, etc.
Se o hodômetro não for preciso, tudo isso vai por água abaixo.
Esse é mais um item importante que temos um post somente sobre ele: É possível fazer o controle de quilometragem através do rastreador?
7 – Garantias
E se você contratar e não gostar? Ou não atingir os objetivos?
O que acontece com o contrato que você assinou?
Tem como devolver? Vai ter algum custo?
Esse item também é muito importante saber. Veja como o Contele Rastreador trata esse assunto: Economia – Desafio Risco Zero
8- Prático e funcional
De que adianta ter muita informação, vários recursos e não ser prático.
No dia a dia da operação, só vai funcionar se o sistema for fácil de usar e lhe fornecer as informações rapidamente.
Veja um pouco mais sobre isso em: Gestão de frotas, menos é mais…
9- Tempo de atualização no mapa
A frequência com que o equipamento de rastreamento se comunica com o sistema, também muda totalmente a qualidade das informações.
Muitos concorrentes, com o objetivo de economizar na linha de dados do rastreador, acabam pecando nesse item.
O ideal é que o sistema atualize de 30 a 30 segundos no máximo. Porém, sabemos que alguns sistemas fazem isso de 1 em 1 minuto.
Outros chegam usar um período de atualização de 2 em 2 minutos, uma eternidade quando você precisa monitorar um veículo.
10- Atendimento e suporte
Por fim, e não menos importante, certifique-se de que a empresa dona da solução tenha treinamento, consultoria e suporte ilimitado.
Isso fará total diferença na implantação, no uso e no alcance dos seus resultados.
Aqui na Contele você é atendido por um time de pós vendas que conhece detalhes da sua rotina e que faz consultorias periódicas.
Enfim, são muitos itens que você deve se atentar antes de contratar um sistema de rastreamento.
Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.
Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.
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