Contratar um sistema de rastreamento é um desafio para quem não domina o assunto.

Acima de tudo, essa escolha vai muito além de ver os recursos que o sistema oferece, como: posição atual do veículo, rotas, cerca eletrônica, bloqueio, alerta de velocidade, etc.

Nesse post vamos falar sobre alguns itens que você deve verificar antes de contratar o sistema de rastreamento ideal para sua empresa.

Então, sem enrolações, vamos direto ao assunto:

1- Verifique qual o objetivo principal que a sua empresa quer atingir ao contratar um sistema de rastreamento.

Primeiro de tudo, se o objetivo é aumentar a produtividade e reduzir custo, então saia fora das empresas que prometem a recuperação do veículo em caso de roubo ou furto.

Contrate uma empresa que tem o foco em gestão!

Na minha opinião, as empresas que dizem fazer as duas coisas, não possuem a mesma eficiência de uma que é especialista em gestão.

2- Verifique se o sistema de rastreamento é próprio ou de terceiros.

Pode parecer estranho, mas a maioria das empresas de rastreamento utilizam uma plataforma padrão onde ela insere o próprio logotipo.

Fizemos um levantamento, e mais de 70% dos concorrentes que temos no mercado, não são desenvolvedores dos sistemas que você está contratando.

O sistema que você usará é a parte mais importante no dia-a-dia, e são os detalhes que irão definir se ele ajudará ou atrapalhará a sua gestão.

Esse item é tão importante que eu escrevi um post só sobre isso:

Contrate um sistema de gestão de frota em que o fornecedor desenvolva o sistema ouvindo seus clientes!

3- Qualidade do rastreador

Nesse caso, estamos falando do equipamento de hardware.

Primeiramente, ele precisa ser homologado pela Anatel, caso contrário, não arrisque instalar.

O aparelho rastreador precisa ter uma memória interna para armazenar as rotas que serão feitas em áreas de sombra.

Veja também esse post: O que acontece com o rastreador em área de sombra?

4- Disponibilidade do sistema

Como o sistema é na nuvem, quem garante que ele sempre estará disponível?

Verifique se a empresa de rastreamento tem uma equipe própria de TI.

Veja também onde está hospedado todo o sistema, aqui na Contele utilizamos a Amazon para todos os servidores.  

Além disso, é importante saber se tem redundância e backup das informações.  

5- Tempo de histórico das informações no sistema

Esse é um item que muitos clientes não perguntam na hora de contratar.

Porém, vão lembrar dele quando precisar fazer uma consulta de algo que aconteceu há mais de 6 meses.

Antes de contratar um sistema de rastreamento, verifique se ele tem ao menos 1 ano de histórico.

E também, verifique se é possível arquivar os relatórios com os dados do que o veículo já fez.

Veja mais no post: Qual é o tempo de histórico de um sistema de rastreamento?

6- Precisão do hodômetro e na localização

Muitas vezes o sistema de rastreamento é utilizado para pagar um reembolso de combustível.

Também pode ser usado para gerenciar a manutenção como troca de óleo, filtros, revisões, etc.

Se o hodômetro não for preciso, tudo isso vai por água abaixo.

Esse é mais um item importante que temos um post somente sobre ele:  É possível fazer o controle de quilometragem através do rastreador?

7 – Garantias

E se você contratar e não gostar? Ou não atingir os objetivos?

O que acontece com o contrato que você assinou?

Tem como devolver? Vai ter algum custo?

Esse item também é muito importante saber. Veja como o Contele Rastreador trata esse assunto: Economia – Desafio Risco Zero

8- Prático e funcional

De que adianta ter muita informação, vários recursos e não ser prático.

No dia a dia da operação, só vai funcionar se o sistema for fácil de usar e lhe fornecer as informações rapidamente.

Veja um pouco mais sobre isso em: Gestão de frotas, menos é mais…

9- Tempo de atualização no mapa

A frequência com que o equipamento de rastreamento se comunica com o sistema, também muda totalmente a qualidade das informações.

Muitos concorrentes, com o objetivo de economizar na linha de dados do rastreador, acabam pecando nesse item.

O ideal é que o sistema atualize de 30 a 30 segundos no máximo. Porém, sabemos que alguns sistemas fazem isso de 1 em 1 minuto.

Outros chegam usar um período de atualização de 2 em 2 minutos, uma eternidade quando você precisa monitorar um veículo.

10- Atendimento e suporte

Por fim, e não menos importante, certifique-se de que a empresa dona da solução tenha treinamento, consultoria e suporte ilimitado.

Isso fará total diferença na implantação, no uso e no alcance dos seus resultados.

Aqui na Contele você é atendido por um time de pós vendas que conhece detalhes da sua rotina e que faz consultorias periódicas.

Enfim, são muitos itens que você deve se atentar antes de contratar um sistema de rastreamento.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.