Atualmente, o mercado de sistemas automotivos oferece uma série de equipamentos para aumentar a eficiência e desempenho dos veículos da frota.

No post de hoje, vou mostrar as principais tecnologias e novidades para você ficar por dentro de tudo, junto com o especialista Frederico Toigo.

Frederico é um engenheiro mecânico que sempre teve paixão pelo setor automotivo. Trabalhou com carros de competição no Paraná, realizando a análise de dados e melhorando a performance dos carros. Após isso, deu continuidade em sua carreira na Stock Car, Hannover na Alemanha e, ao voltar para  sua cidade, fundou a Toigo SA.

Portanto, continue rolando esse post para não perder nada sobre as melhores tecnologias de equipamentos para veículos e novidades que trouxemos!

Qual a importância de contar com bons equipamentos para uma gestão de frotas eficiente?

O setor de gestão de frotas está em constante evolução, no entanto, não é todo mundo que acompanha isso.

Em uma enquete feita com 303 pessoas nas nossas comunidades do WhatsApp, eu perguntei se eles sabiam o que era um balanceador dinâmico. Veja qual foi o resultado:

Enquete: você sabe o que é um balanceador dinâmico e como ele ajuda na gestão de frota?

Como visto, poucas pessoas sabiam do que eu estava falando.

Hoje, fala-se muito sobre pneu e calibragem, mas pouco sobre como realizar essa gestão.

Quando não há uso dos equipamentos corretos, há gastos de tempo e mão de obra. As tecnologias possibilitam que a gestão ocorra de forma direta e economize tempo e dinheiro.

Faz sentido ter soluções que te auxiliem a melhorar a sua performance e maximizar a sua mão de obra, não é mesmo? Mas para isso, é necessário conhecer o que o mercado oferece.

Conheça alguns equipamentos para veículos da frota

Fred trouxe para nós alguns equipamentos para veículos da frota que facilitam muito a sua gestão de veículos.

Seja gestor de frota leve ou pesada, vale a pena conhecer essas tecnologias.

Além de existir soluções para ambas as frotas, o conhecimento te enriquece como profissional.

Display do operador

A Toigo desenvolveu um display que casa com a maioria, senão todos, os seus dispositivos e equipamentos. O display é o item que vai emitir os sinais, métricas e avisos necessários calculados e percebidos pelos outros equipamentos.

É uma peça “all in one” instalada no slot do caminhão e que não atrapalha o campo de visão do motorista.

Sensor de pressão e temperatura de pneu (TPMS)

Esse produto consiste em um sensor com uma bateria e com transmissor de rádio. Ele vai preso em uma válvula com parafuso e realiza a transmissão das informações do pneu, realizando o monitoramento.

Ele transmite a informação apenas para o motorista na cabine  ou para um sistema de frota através da nuvem e realiza o cruzamento de BI, sabendo assim o que está acontecendo com a frota e possibilitando uma tomada de decisão rápida. 

A maior economia que se tem com esse tipo de solução é o combustível (até 6% de economia).

Entretanto, um pneu bem calibrado também preserva a qualidade do item e conserva a carcaça.

Além de tudo, manter o pneu na calibragem correta é uma questão de segurança, pois assim ele tem a sua área de distribuição correta no chão, tracionando melhor e realizando curvas mais seguras. 

Sensor de peso

O sensor de peso informa no display a situação do veículo em relação ao peso por eixo, peso total e carga líquida do veículo, como se transformasse o automóvel em uma balança.

Quando há excesso de carga, o display emite um alarme e uma cor específica para alertar o motorista. O sensor pode ser colocado tanto em um eixo quanto em todos os eixos do veículo, e tem uma margem de erro máxima de 5% em piso nivelado.

Identificado o peso do veículo, é possível realizar uma distribuição de carga melhor, o que permite reduzir o custo do quilômetro rodado e ganho no lucro do frete, economizando na contratação de um serviço de balança.

É possível também identificar se a carga está fora do centro de gravidade do veículo, identificar qual o peso do eixo dianteiro, traseiro e cavalinho, identificar se o eixo está ou não erguido, permitindo assim a maximização de carga. 

Sensor de freio

 Esse sensor é adaptável a qualquer freio a disco ou a tambor.

Ele serve como indicador de quando o freio terminou, ou seja, identifica quanto está durando o seu freio.

Você lança o sistema ao inserir o sensor, a partir desse momento ele vai te dar a informação de quando será necessário realizar a troca. Juntando essa informação ao custo que teve na compra e instalação, é possível calcular o CPK da lona e permitido a programação da nova compra e da parada do veículo da frota para manutenção.

Em resumo, você aumenta a segurança e previne acidentes por conta da má funcionalidade do freio (olha a manutenção preventiva).

Sensor de temperatura de freio

Imagine a seguinte situação: o veículo vai descer uma serra e a lona de freio fica extremamente quente ao ponto de não frear e, ao pisar no freio, simplesmente não há resposta pois a lona e as pastilhas estão derretendo.

Esse sensor serve justamente para evitar essa situação, pois a informação que ele fornece é justamente qual a temperatura do freio. 

A partir de um certo ponto de quentura, a eficiência do freio é perdida, portanto, com esse monitoramento, é possível mapear os pontos críticos das rotas, treinar os condutores para evitar essas situações e analisar a condução dos colaboradores, podendo assim considerar a compra de produtos necessários e até mesmo elaborar treinamentos que busquem melhorar os pontos de dirigibilidade. 

Diante do alerta de superaquecimento, é recomendado diminuir a velocidade o máximo possível, mas não cessar a velocidade.

O ar que está passando pelo veículo realiza troca térmica, então quando o ar passa ele “rouba” calor, portanto, dependendo da temperatura do freio, é arriscado parar o automóvel pois ele pode pegar fogo. 

Sensor de estacionamento para carretas ou caminhões

Ao instalar um sensor de estacionamento em um caminhão ou carreta, é possível evitar acidentes e proteger tanto o veículo quanto as pessoas ao redor.

Esse dispositivo emite um aviso sonoro quando há um obstáculo a uma distância de um metro e meio até 30 centímetros da parte traseira do veículo, alertando o motorista para evitar colisões.

A adaptação é feita na sinaleira traseira, aproveitando a alimentação da parte elétrica do veículo ao engatar a marcha à ré. Basta conectar a caixa de controle à saída auxiliar, fixá-la na lateral do chassi com parafusos ou rebites e prender os sensores no para-choque traseiro.

Além disso, em até 10 minutos, a instalação estará pronta para uso em qualquer cavalinho que puxe a carreta. Do mesmo modo que previne danos ao veículo, o sensor de estacionamento é um investimento na segurança de todos, evitando atropelamentos e outros acidentes envolvendo pessoas.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.