A manutenção da frota é fundamental para manter os veículos operando, e por isso, identificar erros que possam atrapalhar o processo é muito importante.
Entender e evitar erros comuns na manutenção de frotas pode não apenas economizar tempo e dinheiro, mas também melhorar a segurança e a eficiência.
Neste post, vamos eplorar alguns dos erros que os gestores de frota cometem na manutenção, e como evitá-los.
Conteúdo
1. Não ter conhecimento sobre mecânica básica
Um dos erros que muitos gestores de frota iniciantes cometem é a falta de conhecimento sobre mecânica.
Entender mecânica básica de veículos é essencial para gerenciar efetivamente uma frota. Este conhecimento não apenas ajuda na comunicação eficaz com oficinas, mas também permite ao gestor tomar decisões mais informadas sobre a manutenção.
O conhecimento em mecânica não significa que o gestor precise ser um especialista, mas ter uma compreensão básica é crucial.
Isso inclui entender como os diferentes componentes do veículo funcionam e como eles podem afetar o desempenho geral e a segurança da frota.
Além disso, essa compreensão pode ajudar a:
- Contribuir para a manutenção preventiva;
- Reduzir o tempo de indisponibilidade dos veículos.
2.Não ter um PCM
A implementação de um PCM eficaz é crucial para a gestão estratégica da manutenção da frota. Sem ele, os veículos podem enfrentar problemas como manutenções ineficientes, custos elevados e tempo de inatividade excessivo.
Com um PCM robusto, o gestor garante que cada veículo receba a manutenção adequada no momento certo.
Isso aumenta a vida útil da frota e reduz a depreciação do veículo, por exemplo.
3. Manutenção preventiva ineficiente
Se a sua frota tem um plano de manutenção preventiva, mas está acontecendo muitas corretivas, tem algo errado acontecendo.
Uma alta taxa de manutenção corretiva, como 50%, é um indicativo de falhas na gestão e planejamento da manutenção.
Um dos principais motivos que levam a indicadores tão ruins é a dificuldade em fazer paradas programadas no tempo certo.
O primeiro ponto para melhorar a eficiência da manutenção preventiva, é ter todas as informações organizadas.
Garanta que o seu plano de manutenção está adequado, com a periodicidade dos itens que precisam revistos com a quilometragem correta.
Para começar, você pode baixar o nosso modelo de Plano de Manutenção Preventiva gratuitamente.
4. Não ter claro com qual tipo de oficina trabalhar
Decidir entre uma oficina interna ou externa é fundamental para a eficácia da gestão de manutenção da frota e impacta diretamente na qualidade do serviço.
Para que você chegue numa resposta concreta, você precisa entender os seguintes fatores:
- Análise de Custos e Benefícios: Primeiramente, avalie os custos operacionais de ter uma oficina interna versus os custos de subcontratar serviços de manutenção externos. Isso inclui considerar custos com mão de obra, equipamentos, espaço e materiais.
- Qualidade e Controle: Uma oficina interna oferece maior controle sobre a qualidade e os prazos das manutenções. Por outro lado, oficinas externas podem oferecer especializações e equipamentos que não estão disponíveis internamente.
- Flexibilidade e Capacidade: Considerar se a demanda de manutenção da frota justifica ter uma oficina interna. Oficinas internas podem oferecer maior flexibilidade, mas requerem um investimento significativo em recursos e pessoal.
- Experiência e Especialização: Avaliar a experiência e a especialização necessárias para manter a frota. Dependendo da complexidade e da variedade dos veículos, pode ser mais vantajoso contratar serviços de fora.
5. Não realizar entrega técnica dos veículos
A entrega técnica é um processo que envolve mais do que simplesmente entregar as chaves do veículo para o condutor.
Um motorista profissional ao ligar um veículo, não pode ter nenhuma dúvida sobre o seu funcionamento ou particularidades.
A entrega técnica garante que o motorista esteja completamente informado sobre todas as características e peculiaridades do veículo, assegurando um uso mais seguro e eficiente.
Para implementar a entrega técnica de forma eficaz, o gestor deve assegurar que ela seja feita de forma detalhada e compreensiva. Isso pode incluir demonstrações práticas, sessões de treinamento e fornecimento de manuais ou guias do veículo.