Resolvi fazer um vídeo para te mostrar um jeito simples de mudar o comportamento do motorista.

Se você está se perguntando porque deve fazer isso, vou te explicar os motivos.

Em resumo, o comportamento do motorista no volante influencia diretamente nos seguintes itens:

  • Aumento das chances de acidentes rodoviários devido ao excesso de velocidade (o Brasil é o 4°. no Ranking Mundial de Acidentes);
  • Aumento do gasto com combustível;
  • Aumento das multas e pontuação na CNH;
  • Maior desgaste do veículo, aumentando os gastos com manutenção.

Contratar um sistema é só o primeiro passo para mudar o comportamento do motorista

Um sistema tem a capacidade de mudar a gestão de frota. Quando um sistema de gestão de frotas é contratado pela empresa, e são instalados os rastreadores nos veículos, acontece uma mudança positiva no comportamento dos motoristas no início. Afinal, a frota começa a ter mais controle, e os próprios motoristas começam a se “policiarem”.

Entretanto, é necessário manter o controle, caso contrário, o comportamento volta a ser como era antes, seja por esquecimento do motorista, ou por achar que suas ações não terão consequência.

Para evitar que isso aconteça, o gestor precisa ter em mãos dois indicadores que servirão para acompanhar o comportamento dos condutores com os veículos.

Essas são informações simples e que vão direto ao ponto, já que no dia a dia, o gestor não terá tempo para analisar informações de telemetria avançada, como RPM, freadas bruscas e Driver Behavior.

Indicador de Quantidade de Velocidade Excedida

Um bom sistema de rastreamento permite, a princípio, que você configure um limite de velocidade, e aponta quando um veículo excede ele.

No Contele Rastreador, por exemplo, basta acessar o Relatório de Eventos, e filtrar por eventos de excesso de velocidade. Dessa forma, o sistema apresentará data, hora e o motorista que passou do limite.

Relatório de velocidade excedida

No final do mês, apresente a todos os motoristas a quantidade de eventos de excesso de velocidade que a frota teve e estimule eles a não ultrapassarem esse limite.

Indicador da Quantidade de Eventos do Veículo Parado com Motor Ligado

Assim como o primeiro item, o veículo parado com o motor ligado é um problema, gerando desperdício de combustível, além de aumentar o desgaste do motor.

No Contele Rastreador, o gestor consegue configurar qual o tempo máximo que um veículo pode ficar parado com o motor ligado. Quando o motorista ultrapassar o limite, é registrado no Relatório de Eventos.

E, para aprimorar seus resultados, você pode fazer análises individuais, por motorista ou por veículos.

Dica 1: Premie os melhores e dê advertência aos abusos.

Dica 2: Para atingir resultados mais rápidos, você pode fazer essa análise semanal ao invés de mensal.

Portanto, mudar o comportamento do motorista é simples, rápido e com a garantia de que haverá um retorno imenso.

Como Avaliar o Comportamento do Motorista para Transporte de Passageiros?

O gestor não é a única pessoa que pode avaliar o comportamento dos condutores. Para quem está sempre em circulação, todas as pessoas na estrada podem avaliar, através de mensagens de “Como estou dirigindo”.

E, se os motoristas transportam passageiros, essas pessoas também podem os avaliar. E é nesse molde que a empresa onde o gestor Wesley Prudente e o instrutor Carlos Santos trabalham, funciona.

Através de um QR code disponibilizado para os passageiros, eles terão acesso a um checklist com uma série de itens que o motorista deve fazer, e marcar tudo aquilo que ele faz.

Assim, o passageiro informa se o motorista:

  • Mantém o veículo limpo;
  • Utiliza cinto de segurança;
  • Sinaliza corretamente sua entrada e saída no trânsito;
  • E muito mais.

Essa prática vai ser boa não só para o gestor, como para o bom motorista, que terá o seu trabalho evidenciado.

Baixe o modelo de avaliação do comportamento do motorista aqui, e adote essa prática na sua frota.

Conheça o Contele Rastreador

Se você ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, acesse o site do Contele Rastreador e faça um orçamento. Contele Rastreador.

Caso você não seja o responsável pela frota da empresa, compartilhe esse conteúdo.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.