Quando um gestor instala um sistema de gestão de frota mais efetivo em sua empresa, a primeira coisa que todos buscam é saber:
Onde meu veículo está?
Saciado esse desejo inicial de ter esse tipo de controle, muitas empresas acabam obtendo benefícios de economia de combustível e produtividade, e se dão por satisfeitas.
O objetivo desse artigo é chamar a atenção para o que pode ser considerado um “plus”.
É algo relativamente simples, e que os melhores sistemas de frota do mercado possuem e muitas vezes são pouco explorados, por falta de conhecimento e divulgação.
Esse “plus” nada mais é que o uso de inteligência por telemetria.
Falei difícil? Vou facilitar!
Os melhores equipamentos possuem entradas e saídas digitais nativas, e isso permite controlar várias ações que seu motorista possa praticar no manuseio e na condução do veículo.
Com uma instalação muito simples, apenas um fio A MAIS, é possível monitorar ações importantes do motorista e trazer mais produtividade e gestão para sua frota.
Veja um diagrama unifilar, onde um relê aciona o corte do combustível:
Veja algumas possibilidades de uso, para ver se encaixa em sua frota:
Podemos usar os sensores de entrada do rastreador para:
- indicar se uma porta esta aberta;
- se o pisca alerta está ligado;
- se a bateria do veículo foi desconectada;
- se a buzina foi acionada;
- se o ar condicionado está ligado (isso aumenta o consumo);
- se o freio foi acionado;
- se o capô ou porta malas foi aberto.
E as saídas digitais enviam sinal para o relê no veículo, e servem para:
- travar ou liberar uma porta;
- acionar uma buzina;
- bloquear o combustível do veículo;
- acionar o pisca alerta.
Temos inúmeras historias de sucesso no uso dessa tecnologia simples, onde selecionamos as mais interessantes pra você entender os resultados:
Temos um cliente que faz coleta de lixo em várias cidades do Brasil, e ele tinha uma necessidade de controlar a quantidade de vezes em que o compactador de lixo é acionado no caminhão.
A quantidade de vezes desse acionamento reflete diretamente na quantidade de combustível consumido pelo caminhão, e também diz muito sobre como a equipe coletora do lixo trabalha no dia a dia.
Essa informação foi responsável por uma economia de 20% de combustível e um ganho de 15% na produtividade.
Outro caso interessante que podemos contar pra você é de uma empresa de taxi que arrenda os veículos para os taxistas e eles ficam responsáveis pela manutenção.
A preocupação com a manutenção do veículo é tanta, que esse cliente pediu para ligar “este fio a mais” no interruptor do capô do carro, só para ter certeza que de tempos em tempos o motorista abria o capô para cuidar das revisões e manutenção.
Existem inúmeras histórias que implantamos inteligência simples e os resultados foram extraordinários.
E você, já pensou onde inserir inteligência na gestão da sua frota?
Nós preparamos uma série de vídeos que totalizam 5 minutos onde explicamos como fazer a instalação de um sensor de temperatura em conjunto ao Contele Rastreador, clique aqui para assistir.
Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.
Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.