Planilhas para Gestão da Manutenção de Frotas? Entrevista com Gestor Saulo

Planilhas para Gestão da Manutenção de Frotas? Entrevista com Gestor Saulo

Trabalhar com planilhas para fazer a gestão de manutenção de frotas pode ser o caminho para quem procura inserir tecnologia sem custos, na sua gestão de frotas.

Neste post, vamos conversar com o Saulo Aquilo, gestor experiente que já palestrou para mais de 1.200 pessoas e ministrou diversos cursos sobre como usar planilhas para fazer a gestão de manutenção de frotas.

A live foi sensacional e eu aconselho a você à assistir o quanto antes, pois algumas lives saem do ar, ficando disponíveis apenas para Alunos do Curso Frota Para Todos, que já teve suas inscrições encerradas para este ano.

Planilhas para Gestão da Manutenção

Dentro da gestão de frota, podemos encontrar diversos tipos de planilhas, como por exemplo de combustível, custo de operação e a de manutenção.

Apesar de hoje em dia termos mais acesso a tecnologia focada em gestão de frotas, as planilhas tem uma função importante dentro da empresa, podendo serem feitas de maneira online.

Quantas planilhas você utiliza hoje?

Durante a Live, perguntei ao Saulo quantas planilhas a empresa que ele trabalha utiliza:

“Toda nossa rotina é baseada em planilhas.Utilizamos planilhas desde o controle de combustível até o controle de insumos operacionais, totalizando por volta de 8 planilhas”.

Saulo Aquino

Basear o número de planilhas de acordo com sua rotina é importante, pois assim você tem todas suas ações registradas, podendo analisá-las na tomada de decisões.

Você utiliza algum sistema para ajudar na gestão da frota?

Apesar das utilidades de uma planilha, hoje em dia é imprescindível utilizar tecnologia para poder fazer a gestão funcionar.

Na empresa em que Saulo trabalha, eles utilizam um sistema de ERP e outro de rastreamento dos veículos, e dessa maneira, eles integram as informações de todos os setores e obtém informações sobre a situação dos veículos.

“Para algumas atividades, as planilhas deixam de ser complementares e passam a ser o principal meio de informação, tamanha sua importância.”

Saulo Aquino.

Planilhas online ou offline?

Para contextualizar os termos de online e offline, eu digo que:

Offline: Quando a planilha é feita no Excel, e não é compartilhada por vários computadores;

Online: Quando a planilha é compartilhada na nuvem, e todos os colaboradores têm acesso em qualquer lugar.

No momento, Saulo está passando por um processo de transição do offline para o online, e durante a Live ele explica o porquê:

“A medida em que a empresa foi crescendo e o número de colaboradores foi aumentando, percebemos a necessidade em compartilhar essas planilhas para mais pessoas, até porque temos colaboradores de outros estados do Brasil com quem devemos compartilhar esse tipo de informação.”

Saulo Aquino.

Controle por planilhas da Manutenção

Na minha conversa com o Saulo, pude perceber que ele preza por fazer o básico bem feito, e opta em fazer uma planilha de manutenção preventiva.

Planilha da Visão Geral – Inventário Veículos

Planilha de Status da Manutenção da Frota

Não é novidade que a manutenção preventiva é 30% mais econômica do que a corretiva, situação em que você leva o veículo à manutenção quando acontece um problema.

As informações dessas planilhas são trazidas pelos próprios motoristas, que devem zelar pelo veículo da empresa.

Entre as informações que são levantadas na planilha estão:

  • Avaria na lataria;
  • Lâmpada quebrada;
  • Necessidade de troca de óleo;
  • Calibragem de pneus.

“Cuidando dos veículos antecipadamente, dificilmente haverá um problema no futuro.”

Saulo Aquino.

Em uma live para o canal, eu ensinei como fazer um checklist do veículo, ferramenta essencial para o gestor de frota fazer a gestão da manutenção preventiva:

Comunidade Frota Para Todos no Whatsapp

Com o intuito de trocar experiência e aprender cada vez mais sobre Gestão de Frotas com quem trabalha com isso no dia-a-dia, criamos a Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp.

O grupo é direcionado EXCLUSIVAMENTE para assuntos Sobre Gestão de Frota.

Assim como outras centenas de gestores, o Saulo está na nossa Comunidade e quem tiver interesse nas planilhas apresentadas acima, pode entrar na comunidade e solicitá-las à ele.

Clique no link abaixo e participe da nossa Comunidade.

https://exclusivo.contelerastreador.com.br/grupo-whatsapp/

Obs.: Não esqueça de ler as regras do grupo. Elas são de extrema importância para manter o foco e a qualidade da Comunidade.

Cuidados ao utilizar planilhas na gestão

Apesar das planilhas terem seu valor como fontes de informação, utilizá-las em excesso pode acabar virando um problema.

Quanto mais planilhas você tem, mais difícil fica para gerenciá-las e extrair informações.

Quando se trata de informação, deve-se focar sempre na qualidade e não na quantidade.

“Temos que nos perguntar se os dados que estamos juntando tem algum valor significativo dentro da gestão. Se não tem, devemos descartar e focar no que realmente importa.”

Saulo Aquino.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.