Ultrapassar os limites de velocidade pode trazer sérios problemas para a empresa.

Neste post, veja como você pode reduzir os excessos de velocidade da frota com o Contele Rastreador.

Por que é preciso controlar os excessos de velocidade?

A infração por excesso de velocidade foi a mais cometida em 2020 no Brasil, de acordo com o Registro Nacional de Infrações de Trânsito.  

Além dos custos com a multa, o excesso de velocidade causa uma série de consequências, como:

  • Desgaste no veículo;
  • Suspensão da CNH;
  • Imagem pública negativa da empresa;
  • Acidentes de trânsitos.

Com o Contele Rastreador, é possível controlar os Eventos de Velocidade, e realizar ações que farão o excesso de velocidade desaparecer gradualmente da sua frota.

Antes disso, é imprescindível que uma empresa possua uma Política de Frota para que os motoristas possam ter ciência sobre as regras de utilização dos veículos.

Não sabe o que é uma política de frota? Clique aqui e saiba mais.

Como ser notificado pelos excessos de velocidade?

Cada veículo é configurado dentro do sistema, onde são acrescentadas informações da placa, odômetro, manutenção, e muito mais.

Dentro das configurações, é possível definir a velocidade máxima permitida que aquele veículo deve rodar. E o que isso significa?

Significa que, quando o veículo ultrapassar a velocidade predefinida, o rastreador gravará a informação e enviará para o Relatório de Eventos do Contele Rastreador automaticamente.

E, caso o motorista tenha se identificado pelo Contele Driver, você saberá quem infringiu o limite, tendo a segurança jurídica para passar o valor da multa para o condutor pagar.

Ninguém está interessado em gastar dinheiro com multas, por isso, essa ação já impacta na mentalidade do condutor, que pensará melhor o seu modo de condução.

Relatório de Eventos

Limites de Velocidade dentro de Certas Regiões

Vamos imaginar que os veículos da sua frota rodam tanto em estrada, quanto dentro da cidade, e por isso, você queira definir limites de velocidades diferentes para cada contexto.

Com a Cerca Eletrônica, isso é possível.

Utilizando a função de Cerca Eletrônica, o gestor delimita regiões pelo mapa onde os veículos devem atuar.

Toda vez que um veículo entrar ou sair de uma cerca, será registrado um evento, que também constará no Relatório de Eventos.

Além disso, o gestor tem a opção de definir um limite de velocidade nas cercas.

Assim, você pode selecionar estradas e impor um limite de velocidade maior, enquanto nas cidades se restringe esse limite.

Cerca eletrônica

Uma boa prática é colocar adesivos no carro que indicam a velocidade da cidade e estrada, e indicando que a velocidade é monitorada por um sistema.

Assim, os seus motoristas e clientes conhecerão os limites estabelecidos pela empresa.

Notificações dos Excessos no E-mail e Celular

Além dos relatórios no sistema, o gestor e motorista poderão ser notificados no e-mail e celular.

Para o gestor ser notificado, basta ir nas configurações do Veículo e adicionar quem deve receber a notificação por e-mal, e ativar também a função de receber a notificação no App.

Já gravamos um vídeo mostrando como é rápida essa notificação no e-mail, veja:

A notificação de excesso de velocidade também chega para o motorista no APP Contele Driver de forma sonora, avisando que ele excedeu a velocidade configurada.

Quero reduzir os excessos de velocidade da minha frota

Através das funções disponibilizadas pelo Contele Rastreador e Contele Driver, é possível eliminar os excessos de velocidade da frota

Se você quer conhecer mais sobre o sistema, e fazer igual nossos clientes, que conseguiram reduzir em 54% as ocorrências de excesso de velocidade, faça um orçamento no nosso site.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.