É responsabilidade do motorista saber as mudanças da lei, porém, também é importante que o gestor da frota informe e conscientize sua equipe.

Quem acompanhou a mídia semana passada viu que houve mudança nas penalidades da lei seca.

As chances de infração dessa lei aumenta quando o motorista vai com o veículo para casa. Porém, a conscientização precisa ser para todos.

Você deve estar se perguntando: “O que eu, como Gestor de Frota, tenho a ver com isso, sendo que a lei reflete para a pessoa física?”

Pois bem, vamos lá!

Se um dos motoristas de sua equipe for pego, a partir dessa nova lei, com certeza a empresa também irá se prejudicar.

Agora você corre o risco de ficar sem seu funcionário!

Vamos entender melhor:

Antes era possível o condutor pagar uma fiança e ser liberado em casos de crimes de trânsito, em decorrência da ingestão de bebida alcoólica.

Agora, o condutor que cometer homicídio culposo ou causar lesão grave ou gravíssima ao dirigir alcoolizado, terá como penalidade prevista, a reclusão de 5 a 8 anos e de 2 a 5 anos, respectivamente.

Segue o link oficial para ver a lei completa: Câmara dos Deputados – Lei 13.546

O que fazer já que é responsabilidade do motorista, conhecer a lei?

Eu recomendo fortemente que todos os condutores assinem um termo de “responsabilidade do motorista” (clique aqui e veja um modelo).

Neste termo devem constar todas as regras de sua empresa e de uma melhor condução do veículo.

Agora você deve incluir a seguinte frase:

É terminantemente proibido conduzir o veículo da empresa após o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica, sob pena da lei e punição da empresa.

Existem outros motivos de preocupação com relação a condução irregular. Esses motivos  também geram prejuízos para empresa, veja os 2 posts abaixo:

Velozes e Furiosos – Como controlar o excesso de velocidade da sua frota?

Utilização de veículos da empresa: como gerenciar após um feriadão?

O nosso sistema pode te ajudar muito a melhorar sua gestão da frota, conheça mais sobre o Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.