Todo gestor de frota já passou por isso, chegou uma multa de trânsito, e agora?

Nos últimos anos, a indústria das multas no Brasil cresceu muito, segundo o site maparadar.com, são mais de 13 mil radares espalhados em todo o País.

Os motivos das multas são vários: transitar acima da velocidade, dirigir falando ao celular, conversões proibidas, atravessar o semáforo vermelho, trafegar em áreas de rodízio, entre outros.

Basta um pequeno descuido do condutor, para que ele receba uma multa.

Clique aqui e conheça um sistema automático de gestão de multas e CNH dos condutores, que facilita muito a vida do gestor de frotas.

Quando a multa chega à empresa, as perguntas são sempre as mesmas:

  • Quem estava utilizando o veículo na data do evento?
  • Como farei para descobrir o condutor?
  • Preciso obrigatoriamente, reconhecer o condutor da infração?
  • A empresa pode ou deve descontar o valor da multa do funcionário?

Bom, vamos lá! Agora irei responder e esclarecer todas essas questões.

Em primeiro lugar, sua empresa precisa ter uma política de uso do veículo bem definida. E lá deve constar, que as infrações de trânsito são de responsabilidade do condutor.

Sendo assim, você poderá até descontar a multa do funcionário. Clique aqui e baixe um modelo de “termo de responsabilidade”.

Para saber quem estava conduzindo o veículo na data da infração, consulte a planilha de controle de utilização do veículo.

Se você não localizou a informação ou não faz esse controle, terá que perguntar aos colaboradores e contar com a lembrança e honestidade deles.

Para acabar com essa dificuldade, o Contele Rastreador tem um recurso, que identifica o condutor a cada trecho dirigido, através do APP Contele Driver.

Se o veículo estiver em nome da empresa, você terá que identificar o condutor da infração.

Esta ação não é obrigatória, porém, caso não faça, sua empresa receberá outra multa, com o dobro do valor, pela não identificação do condutor.  

Dica 1: É importantíssimo você ter um controle de todos os condutores, com o nome completo, RG, CPF, número da CHN e data da validade da CNH.

Com isso ficará mais fácil preencher o “Formulário de indicação do condutor”.

No Contele Rastreador, existe um local onde você cadastra o motorista, e o sistema lhe envia um e-mail, avisando sobre o vencimento da CNH do colaborador.

Dica 2: É importante implantar um programa de reconhecimento para os melhores condutores.

Veja o post O que fazer com a informação de velocidade excedida.

Independente das multas por infrações de trânsito, os condutores devem ser incentivados a dirigirem corretamente, pois esta ação irá prevenir acidentes e o desgaste excessivo do veículo.

Veja post sobre o assunto.

É possível saber se está tendo excesso de velocidade, através de um sistema de rastreamento para gestão veicular.

E se você ainda tem dúvidas se o sistema se paga, clique aqui e veja mais um post especial sobre este assunto.

Se você for cliente da Contele Rastreadores, fique tranquilo, que nossa consultoria de pós venda irá lhe orientar passo a passo, nessa missão de redução de custos.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.