A cada dia, saber como ganhar dinheiro com gestão de frota é um ponto de muito interesse entre os profissionais desta área.

Neste post, eu conversei com o consultor logístico Leandro Doimo, para explicar como se pode ganhar dinheiro trabalhando por conta própria com gestão de frota.

Quem é Leandro Doimo?

Como muitos convidados que trazemos para o blog e para o canal, Leandro começou sua carreira como motorista de caminhão, seguindo os passos do seu pai. 

Porém, mesmo empregado, Leandro sempre estudou mais, pois seu objetivo estava em ocupar outros cargos.

Através de uma pesquisa de mercado, ele identificou a carência que as fábricas de sua região tinham em relação à logística, e entrou em contato com algumas para oferecer a solução que eles precisavam: reduzir custos.

Com isso, ele conseguiu fechar contratos, e hoje também é coordenador de frota em uma empresa.

Quais dificuldades as empresas têm em contratar um gestor de frotas

Segundo o que o Leandro viu sobre o mercado de logística e frotas, falta mão de obra especializada para tomar controle da gestão.

“Temos o hábito de tentar fazer tudo sozinhos, e não de procurar por especialistas para cuidarem de uma situação. Muitas empresas perceberam que não podem continuar dessa forma, e estão correndo atrás do prejuízo, buscando profissionais das áreas da logística e gestão de frota”

Leandro Doimo

Por outro lado, existe uma falta de profissionalização para as áreas citadas.

A falta de profissionais abre uma oportunidade para que as empresas busquem por consultores, sem precisar criar vínculos empregatícios.

“Um consultor de gestão de frota consegue fechar contratos de no mínimo 3 meses com empresas”

Leandro Doimo

Quanto consigo cobrar em uma consultoria de gestão de frota?

O valor de uma consultoria varia conforme a conversa que você tiver com a diretoria.

O valor pode ser estipulado por: 

  • Um valor fixo;
  • Em cima da porcentagem de economia que suas ações vão trazer para a empresa; 
  • Ambos os formatos.

E para aumentar as chances de você conseguir fechar um contrato, é muito importante apresentar um plano de ação, e que resultados a empresa vai adquirir a partir dele.

“Mas não entregue o passo-a-passo, se não eles não vão te contratar, e ainda vão utilizar sua metodologia”

Leandro Doimo

Dica para quem quer começar a prestar consultorias de gestão de frota

Se você chegou até aqui, pode ser porque você está pensando em como é possível começar a ganhar dinheiro com gestão de frota empreendendo.

A principal dica é: Consiga uma base de clientes para poder pedir demissão do emprego.

Quando você estiver seguro financeiramente, o céu é o limite!
E claro, sempre busque se especializar, seja através de cursos ou de conteúdos gratuitos.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.