Um gestor de frotas de alto nível não nasce do dia para a noite: é necessário comprometimento com a profissão e sempre ir atrás de conhecimento.

Neste post, vamos ver a história do Marcio Fabiani, um gestor de alta performance com uma jornada capaz de te inspirar a alcançar resultados melhores.

Quem é Marcio Fabiani?

Marcio é formado em Gestão de Empresas e bacharel em Direito, além de ser pós-graduado em Gestão de Cadeia de Suprimentos de Logística.

Ele ingressou no mundo da logística em 2015 como analista, onde despertou interesse e paixão pelo ramo.

Apesar de sua primeira formação ser Direito, Marcio vê que ela acabou contribuindo para ele se tornar um gestor de frotas de alto nível.

Quais foram as principais dificuldades ao começar a trabalhar com gestão de frotas?

Para ele, a maior dificuldade em qualquer área é a comunicação assertiva.

Para alcançar uma comunicação eficiente com motoristas, diretoria e supervisão, é necessário compreender objetivos individuais e corporativos. Isso torna o trabalho mais claro e eficaz.

Não se trata apenas de transmitir informações, mas de considerar a individualidade de cada pessoa envolvida. Uma gestão eficiente depende da comunicação bilateral.

A má comunicação não atrapalha apenas a transmissão de comunicados, mas também prejudica as atividades diárias e as metas de crescimento da organização. Por isso, é importante entender as necessidades de cada colaborador, analisar métricas e estipular metas.

Como é trabalhar com consultoria de Gestão de Frota?

Desde junho de 2022, Márcio realiza consultorias de gestão de frotas para empresas.

Ele explica que cada empresa tem seus problemas particulares e que não dá para generalizar. No entanto, existem similaridades entre elas:

1. Redução de custos com combustível

No momento, a maior demanda das empresas é reduzir custos. O combustível é o principal foco, pois é um dos maiores gastos que se tem com a frota. Para reduzir os custos com combustível, Marcio recomenda que a empresa faça:

  • Monitoramento da condução do veículo, para evitar acelerações e frenagens bruscas;
  • Verificação da pressão dos pneus, para garantir o máximo aproveitamento do combustível;
  • Utilização de aplicativos de gestão de combustível, para rastrear e controlar o consumo de combustível.

2. Documentação

Além dos custos com combustível, a documentação também pode ser um ponto crítico na gestão de frotas. Marcio nos conta que 90% das empresas que atendeu não possuíam política de frotas, o que gerava custos extras e problemas para a empresa.

Algumas das questões documentais que podem ser problemáticas incluem:

  • CNH vencida: motoristas que estão com a CNH vencida podem trazer problemas legais para a empresa;
  • Exame toxicológico atrasado: o exame toxicológico é obrigatório para motoristas profissionais, e a falta dele pode gerar multas à empresa;
  • Contratação de condutor sem capacitação: é importante que a empresa verifique se o motorista contratado possui as qualificações necessárias para a função.

Para solucionar esses problemas, Márcio propõe a criação de uma política de frotas que seja registrada e que todos os colaboradores envolvidos assinem, confirmando sua concordância com os processos. Isso permite maior atenção e comprometimento da equipe com o tema.

Seus motoristas precisam fazer um curso de reciclagem? Leia esse post que pode te ajudar.

3. Diminuição de acidentes e custos com direção

Conscientizar os motoristas em relação a direção segura é fundamental para evitar acidentes no trânsito.

Uma condução segura e consciente ajuda a evitar acidentes por excesso de velocidade, batidas por tempo de frenagem insuficiente e até mesmo reduzir custos.

Uma ótima dica é incluir essa filosofia na cultura da empresa, aproveitando datas como o Maio Amarelo.

Investir no conhecimento e no aprimoramento da qualidade de condução da equipe é uma das formas mais produtivas de reduzir custos e aumentar a segurança no trânsito.

Sendo assim eu te convido a conhecer o Smart Driving, curso online de direção segura e econômica para todos os motoristas.

Como solucionar a dificuldade da execução de processos?

Apesar de contar com processos definidos, pode haver resistência dos colaboradores em relação às novas tarefas e obrigações.

Esse é um problema que não pode ser resolvido de uma hora para outra como num passe de mágica, mas como um gestor de frotas de alto nível, você não pode ignorar.

É fundamental que o gestor de frotas encare essa questão com seriedade, como um trabalho de formiguinha que requer persistência.

Mas lembre-se, não basta apenas repetir o que é necessário fazer, mas também explicar os motivos, permitir que o colaborador realmente entenda os porquês das mudanças e os benefícios dessa nova realidade.

É preciso lembrar que aqueles que têm mais tempo de casa e estão acostumados com o modelo antigo podem ter maior dificuldade em se adaptar.

A cobrança na gestão de frotas precisa existir, mas de forma coerente!

Por isso, é fundamental que a sua equipe saiba o que está fazendo e por que.

Além disso, é recomendável que a empresa ofereça uma política de bonificação para incentivar e recompensar o bom desempenho dos funcionários.

Um exemplo disso é a implementação da premiação dos motoristas, o que incentivará eles a baterem metas de consumo.

O curso Frota para Todos te auxiliou para se transformar em um gestor de frotas de alto nível?

Marcio nos responde que o conhecimento adquirido no curso colaborou muito para o seu desenvolvimento.

O curso capacita os gestores de frotas a refletirem sobre as melhores práticas com os veículos focando, em vez de focar apenas na resolução de problemas.

Ele te direciona na fonte do problema, permitindo que você saia do operacional, e fique na parte estratégica. Não é preciso apagar incêndios toda hora.

É mais fácil aplicar os novos conhecimentos quando já está realizando a função?

Para o Marcio, sim. E para que isso aconteça, ele conta que as empresas precisam investir no conhecimento do gestor.

O resultado após o estudo é gigante, assim como o custo benefício. Não há nada melhor do que um colaborador que já está a par dos processos da empresa e ainda por cima mais qualificado para realizar a sua função, podendo até mesmo evoluir dentro da empresa.

Marcio Fabiani

Cursos aprimoram atitudes e melhoram os resultados, além de muitas vezes melhorar a relação entre o gestor e a empresa.

Sendo assim, se você quer melhorar os resultados da sua frota, conheça os nossos cursos para gestores e motoristas.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.