A rotina de um gestor de frotas é repleta de desafios onde, se não tiver organização, vai se afundar em um mar de tarefas.

Neste post, decidimos compartilhar a rotina do Artur Velter, gestor de frotas da IPM Sistemas que pode nos trazer muitos insights.

Crescendo em uma família de mecânicos, Artur traz não apenas a paixão pelos motores, mas também um compromisso com a segurança e a eficiência.

Qual o perfil da frota que o Artur gerencia?

Artur é responsável por uma frota de 65 veículos leves da IPM Sistemas, empresa especializada em sistema de gestão pública.

Sua frota, 100% própria, encontra-se espalhada pelos três estados do Sul do Brasil, e também em São Paulo e Minas Gerais.

Além disso, ele é responsável por gerenciar uma equipe com mais de 200 condutores, que varia entre motoristas fixos e rotativos.

Como é a sua rotina na gestão de frotas?

O Artur foca em construir uma rotina focada na organização e planejamento.

Ele atribui dias da semana para realizar cada tarefa, como por exemplo a manutenção preventiva e o acompanhamento de condutores.

Este método permite prevenir problemas antes que eles ocorram, mantendo a operação da frota eficiente.

Além disso, a segurança é uma prioridade diária, com Artur iniciando seu dia verificando o cumprimento de regras, como:

  • Limites de velocidade;
  • Comportamento de condução dos motoristas no dia anterior.

Quais são as suas práticas para realizar manutenção preventiva?

Prevenir é melhor do que remediar. Por isso, a manutenção preventiva é o pilar central da sua gestão.

Ele organiza manutenções regulares para cada veículo, garantindo que todos estejam em condições ótimas de operação.

A preventiva é realizada com base em um cronograma, que é rigorosamente seguido para evitar falhas inesperadas dos veículos.

Artur também mantém uma comunicação aberta com os condutores, incentivando-os a reportar qualquer problema ou irregularidade. Esta abordagem proativa não só reduz o risco de acidentes e falhas mecânicas, mas também contribui para uma economia de custos operacionais a longo prazo.

Não é de hoje que eu falo da importância de envolver os condutores na gestão.

Por isso, vou deixar para vocês lerem depois um post sobre como identificar irregularidades com o checklist.

A segurança do motorista é uma iniciativa sua ou é uma cultura da empresa?

A segurança dos motoristas faz parte da cultura da IPM Sistemas.

Desde que iniciou seu trabalho, ele vê como a empresa coloca a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores no topo das prioridades.

Artur reforça essa visão através de ações diárias, trabalhando em colaboração com a diretoria para garantir que a segurança seja mais do que um protocolo – mas sim um valor fundamental.

Como é o comportamento dos motoristas da frota?

Artur observa que a maioria dos motoristas da frota apresenta um comportamento exemplar, refletindo o sucesso das políticas de segurança e o ambiente positivo fomentado pela empresa.

Entretanto, como em qualquer grande equipe, existem desafios. Alguns condutores podem resistir às mudanças ou apresentar comportamentos que exigem correção.

Aqui, a abordagem de Artur se destaca pelo diálogo e na educação, focando em transformar resistências em oportunidades de aprendizado e crescimento.

Através da comunicação aberta e de feedbacks construtivos, ele consegue trazer a maioria dos motoristas para um entendimento comum dos objetivos de segurança e eficiência da frota.

Como você lida com erros dos motoristas?

Primeiramente, Artur busca entender as circunstâncias que levaram ao erro.

A partir disso, é feito um trabalho de educação e reorientação, através de feedbacks e soluções para evitar a repetição dos mesmos erros.

Conforme os erros persistem, começa a se aplicar advertências, sempre com o objetivo de reforçar a segurança e a responsabilidade.

O equilíbrio entre compreensão e disciplina é crucial para manter a confiança e o respeito mútuo entre a gestão e os condutores.

Quais ferramentas você utiliza na gestão de frotas?

Sistemas de telemetria veicular são essenciais, permitindo monitorar o comportamento na direção, além de gerenciar a manutenção dos veículos de forma proativa.

Além disso, os motoristas utilizam aplicativos para sempre estarem informados sobre suas rotas e tarefas.

Essa combinação de tecnologia e gestão humana permite a Artur uma visão 360º da sua frota.

Perguntas relacionadas a rotina de um gestor de frotas

O motorista rotativo apresenta mais manutenção corretiva?

Artur percebeu que, veículos designados a motoristas fixos geralmente requerem menos manutenção corretiva do que aqueles usados por motoristas rotativos.

Isso se deve ao fato de que motoristas fixos tendem a desenvolver um senso de responsabilidade e cuidado maior com o veículo, como se fosse deles.

Em contraste, a utilização rotativa pode não incentivar o mesmo nível de cuidado pessoal, resultando no aumento de manutenção corretiva.

Depois que eu assumo a gestão, em quanto tempo eu preciso apresentar redução de custos na frota?

Com uma gestão focada e estratégica, é possível começar a ver resultados dentro de um ano.

Vale lembrar que a chave para alcançar reduções de custos é a implementação de práticas de manutenção preventiva e a otimização do comportamento dos motoristas.

Gestor de frota controla média de veículos também?

Sim, o controle da média de consumo dos veículos é responsabilidade do gestor de frota.

O combustível é o maior custo de qualquer frota e, por isso, acompanhar esse indicador de perto vai te ajudar a reduzir custos.

A empresa desconta do motorista infrações e danos no veículo?

Na política de frotas da IPM, está clara a responsabilidade do condutor em relação a infrações de trânsito ou danos aos veículos.

Quando um motorista comete uma infração ou causa danos ao veículo devido à negligência, são aplicadas penalidades, que podem incluir descontos salariais.

Caso você precise definir as regras do jogo na sua empresa, você pode utilizar o nosso Modelo Grátis de Política de Frota.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.