Você sabe como funciona uma gestão de frota na prática? 

A organização é o primeiro ponto-chave para que uma gestão de frota seja eficiente.

Nesse post, conversamos com o Amauri Lima, que contou sua experiência de como organizou uma frota de 700 veículos por completo em pouco tempo:

Quem é Amauri Lima

Amauri é líder do setor de Suporte da Contele, empresa de tecnologia para gestão de frotas e gestão de equipes externas.

Em dois anos, Amauri lidou com diversos gestores de frotas e, por experiência, ele consegue dizer se um gestor é empenhado em alcançar metas ou não.

Nesta conversa, Amauri contará o desafio que passou, atuando 3 meses dentro de uma empresa com mais de 700 veículos e 300 motoristas, que precisava rever toda sua gestão de frota e relacionamento com o sistema de gestão de frota e rastreadores.

Como estava a empresa até você chegar nela?

Ao chegar na empresa, Amauri se deparou com uma frota desorganizada.

Não existia um local definido para registrar as informações da empresa, e os supervisores de cada cidade (a empresa atua em cinco) trabalhava de uma forma diferente, sem um procedimento definido, o que implicava na falta de informações.

Mesmo que eles possuíssem um sistema de gestão de frota, e tivessem uma equipe grande, apenas uma pessoa sabia utilizar o sistema.

No entanto, a situação mais grave encontrada na empresa foi que, apesar de ter mais de 400 motoristas na empresa, nenhum deles estava cadastrado no Contele Rastreador.

“Isso gera um problema enorme à empresa, visto que eles não conseguem fazer a gestão de CNH dos motoristas, e nem identificar quem excede a velocidade, ou quem está com determinado veículo.” – Amauri Lima

Além desses casos, existiam mais problemas a serem resolvidos, como:

  • Informações incorretas dos veículos cadastrados;
  • Veículos vendidos com rastreador instalado;
  • Veículos sendo utilizados fora do horário de trabalho sem o conhecimento do gestor;

“Como não existia o cadastro de motoristas, nem a delimitação da cerca eletrônica, os condutores se sentiam a vontade de usar os veículos como bem entendessem” – Amauri Lima

Leia também: Rastreamento de Frota: 5 Coisas a Fazer após Contratar um Sistema

Quais as consequências dessa falta de gestão?

A forma que a empresa estava levando a gestão de frota causou prejuízos financeiros.

Em primeiro lugar, eles estavam pagando por um sistema que não era utilizado da forma correta, o que caracterizava um grande desperdício de dinheiro.

Pela falta de uso do sistema, eles apresentavam diversos indicadores negativos, como:

  • Desperdício de combustível;
  • Falta de atribuição de multas;
  • Custos de manutenção;
  • Problemas trabalhistas.

Todos os problemas internos acabavam transparecendo para os seus clientes, comprometendo a qualidade do serviço prestado.

Quais ações foram tomadas para organizar a frota?

Antes de tudo, o Amauri fez um levantamento das informações da frota e apresentou para a diretoria e supervisores, para eles entenderem o que precisava ser mudado.

Esse levantamento serviu para ele preparar um treinamento específico do sistema para todos os gestores, descentralizando esse processo e eliminando o excesso de trabalho.

Com a contribuição de todos os gestores, Amauri cadastrou todos os motoristas que não estavam no sistema, e atualizou as informações de todos os veículos.

Fora isso, foi feito:

  • A padronização de instalação dos rastreadores em todos os veículos;
  • Organização das planilhas internas;
  • Criação de um documento ensinando como usar o sistema.

Quais foram os resultados gerados 

Após organizar a frota por completo, fazendo a gestão de frota na prática, finalmente a empresa começou a colher os benefícios.

Segundo o Amauri, o mais importante dessa transformação foi começar a utilizar o Contele Rastreador para tomar decisões precisas.

“Antes de organizarmos a frota, eles não tinham confiança sobre o sistema. Depois que fizemos todos ajustes, eles ganharam confiança e começaram a cobrar outros setores para mantê-lo sempre atualizado” – Amauri Lima

A utilização do Contele Rastreador permitiu que os resultados da frota melhorassem e muito, revertendo o cenário, e:

Como a empresa se encontra atualmente?

Quando experimentamos um processo, e comprovamos que ele é bom, nós o mantemos. E foi isso que aconteceu depois que o Amauri concluiu os 3 meses de gestão de frota na prática.

Agora, eles usam como nunca o sistema, utilizando as informações dele para  cobrar corretamente o frete aos clientes, por exemplo.r.

Se você tem a meta de organizar sua frota, saiba que é possível de se fazer com planilhas e muita dedicação, mas se você quer profissionalizar e reduzir custos em alta escala, somente um sistema de gestão de frotas vai te atender.

Conheça como o Contele Rastreador pode reduzir seus custos e aumentar a produtividade dos seus veículos.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.