Uma boa prática do gestor de frotas para reduzir custos é negociar o preço do combustível com o posto.
Para te passar dicas e as melhores formas de fazer isso, conversamos com o gestor Renato Lima, que contou como fez na sua gestão de frota.
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Como a empresa abastecia antes de negociar com postos?
Antes de começar a negociar o preço do combustível com os postos, os motoristas da empresa em que Renato trabalha faziam o pagamento através do cartão combustível.
O Renato enxergava prós e contras nessa operação:
- Pró: O sistema do cartão combustível possuía um Dashboard que era possível fazer algumas análises nele;
- Contra: Existia uma cobrança de 4% sobre cada abastecimento feito.
A gestão estava focada em trazer facilidade para o motorista abastecer, e não em reduzir os custos. A missão do Renato era unir os dois.
Como o Renato identificou os postos para negociar?
Em busca da redução de custos com combustível, que se transformou no maior gasto da empresa, a primeira atitude que o Renato tomou em conjunto com seu gerente foi mapear os postos de combustíveis da região que os motoristas mais paravam para abastecer.
Através desse mapeamento, eles conseguiram identificar os postos mais visitados.
“Em certos postos os motoristas paravam para almoçar, jantar ou descansar. Esses eram os lugares mais suscetíveis para fecharmos uma negociação” – Renato Lima
Como foi negociar o preço do combustível com os postos
Por um lado, a empresa quer reduzir os gastos com combustível da frota. Do outro, o posto de gasolina vai querer algo em troca.
Sendo assim, quis entender que argumentos o Renato usou para conseguir fechar uma parceria com cada posto, e a resposta foi essa:
“A pessoa com quem você for negociar precisa conhecer sua empresa para identificar os benefícios. Para eles, eu apresentei quantos caminhões eu tinha na frota, o custo mensal com combustível e frequência que os veículos passavam pelo posto, que no meu ponto de vista, é o mais importante.” – Renato Lima
Caso a sua frota não tenha atualmente uma demanda de passar por locais com muita frequência, crie.
Crie regras para os motoristas abastecerem em determinados postos, seja com ele saindo para o trabalho ou devolvendo o veículo no pátio. Vai ter algum posto por perto.
Com isso, Renato conseguiu fechar duas parcerias com postos que ficam nas extremidades sul e norte de sua cidade, locais que os motoristas passam muito.
Quais foram os ganhos com a negociação?
Ao fechar negociação com os postos, Renato conseguiu que sua empresa pagasse 6% a menos pelo combustível.
Em uma frota de 18 veículos, foi alcançada uma redução de 22 mil reais no ano.
“Esse resultado foi atingido apenas com duas negociações. A meta para este ano é fechar parcerias com mais postos, ampliando nossa economia” – Renato Lima
Além de aumentar a quantidade de postos parceiros, Renato está buscando novos meios de economizar combustível, através da:
- Ampliação da manutenção preventiva;
- Condução econômica do condutor;
E conforme os motoristas forem batendo as metas, eles vão recebendo gratificações, mantendo eles motivados.
“Se tenho a possibilidade de economizar 1% ao mês, eu vou buscar essa oportunidade” – Renato Lima
O que posso fazer amanhã na minha frota?
Como visto, mesmo com o preço do combustível cada vez mais alto no Brasil, é possível continuar economizando na frota, basta correr atrás.
Por isso, mapeie os postos de combustível que seus motoristas mais frequentam, e busque fechar parcerias.
Uma dica muito valiosa que o Renato passou, e que ajudou muito ele a fechar parcerias, foi estudar rapport, uma técnica de persuasão que contribuiu com seus resultados.