A condução econômica dos motoristas da sua frota tem como objetivo reduzir os custos com abastecimento e dar segurança operacional para seus condutores.

No post de hoje, trouxemos o Master Driver Sérgio para mostrar a melhor maneira de treinar os condutores da sua frota:

Quem é Sérgio Luiz

Sérgio trabalhou por 25 anos como condutor de veículos pesados. 

Porém, nos últimos 4 anos ele começou a trabalhar como Master Driver, em uma das principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, ônibus e motores industriais.

O que é um Master Driver?

Traduzindo para o literal, Master Driver é o “motorista mestre”, e ele é um instrutor que vai implementar informações e técnicas, condução econômica e de direção para os motoristas da empresa.

Essas técnicas tem como objetivo reduzir os gastos dos veículos e aumentar a segurança do condutor na estrada.

“Não é dever do master driver ensinar leis de trânsito ou como dirigir ao motorista, mas sim mostrar técnicas que vão tornar a condução do veículo mais econômica.”

Sérgio Luiz

É importante salientar também que o Master Driver não faz o trabalho do gestor, e nem vice-versa.

Esses dois profissionais devem ser vistos como parceiros, um trabalhando no que lhe foi atribuído.

Como é uma frota com um Master Driver?

Uma frota de veículos com um Master Driver apresenta indicadores de desempenho melhores por conta do trabalho desse profissional.

Sérgio conta que uma das mudanças mais notáveis em uma empresa assim é o sentimento de valorização por parte dos motoristas.

“Quando nós nos empenhamos em dar conhecimento aos condutores, eles começam a se sentir mais valorizados, eles sentem que sua função é realmente importante.”

Sérgio Luiz

E além desse senso de valorização, o Master Driver traz junto a:

  • Redução do consumo de combustível;
  • Redução da manutenção;
  • Diminuição do número de acidentes;
  • Diminuição do número de multas;

Vale lembrar que o Brasil é um dos países com maior número de acidentes de trânsito no mundo, e somente em 2020, 80 pessoas morreram por dia em consequência disso.

Leia também: O Motorista Como Seu ALIADO na Gestão de Frotas

O que um Gestor de Frota que não tem formação de Master Driver pode passar para os motoristas e obter resultados?

Apesar de serem profissões distintas, um gestor de frota é capaz de aplicar algumas técnicas e habilidades do Master Driver para os condutores da frota

Isso porque certas coisas já estão difundidas nos meios de informação, porém só falta alguém impor aquilo.

Entre as coisas que o gestor de frota pode passar, estão:

1- Respeitar as leis de trânsito

Saber as leis de trânsito, respeitar as leis de trânsito e os outros, conduzir o seu veículo de forma gentil é uma maneira de melhorar o trânsito, o número de acidentes e gerar economia.

Sérgio ainda lembra que, respeitar as leis de trânsito é ter empatia e mesmo que você esteja na sua mão (preferência) você não é o dono da via.

2 – Acelerar suavemente

A aceleração brusca desgasta muito o motor e a embreagem do veículo.

Não existe nem a necessidade de “enfiar o pé no acelerador”, visto que os veículos mais modernos são equipados com acelerador eletrônico, que faz o veículo acelerar de forma natural.

Acelerar bruscamente não vai fazer ele aumentar o desempenho e só vai desperdiçar combustível.

3 – Desacelerar gradualmente

Da mesma forma que acelerar suavemente traz economia de combustível, desacelerar gradualmente traz suas vantagens.

Soltar o acelerador aos poucos ao invés de abusar do freio, economiza no combustível e ainda prolonga a vida dos freios.

4 – Manter aceleração constante

A variação de velocidade e aceleração elevam o consumo de combustível de um veículo.

Um carro acima de 120km/h consome 15% a mais de combustível, e se você ficar indo e voltando para esse valor com sequência, o consumo aumenta.

Por conta disso, mantenha uma velocidade fixa nas estradas, e faça como a maioria dos motoristas: Siga a velocidade máxima permitida.

5 – Pular as trocas de marcha 

Uma dica de ouro na condução econômica, é pular as trocas de marchas quando for possível, em uma situação plana, por exemplo.

Isso gera além de economia de combustível, gera redução de gastos com manutenção, pois gera menos desgaste no câmbio.

É importante não fazer a troca de uma vez só, é preciso fazer suavemente.

“Em uma descida, você pode sair de segunda e ir para uma quarta”

Sérgio Luiz

Assista a Live na íntegra

Esses foram alguns pontos que trouxe para o post de uma Live de mais de 1h com muitos detalhes sobre cada item aqui falado e muito mais.

Clique aqui e assista a Live completa, no meio da Live e no final tiramos várias dúvidas do pessoal que estava online, e uma delas pode ser a sua.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.