Conversar e trocar experiências com meus clientes e gestores de frotas aqui do canal do Youtube é enriquecedor, por isso decidimos fazer um painel, para conhecer os desafios da gestão de frotas.

Neste painel, vamos conversar com 3 gestores de frotas com experiências e saber na prática, como é a rotina e quais os desafios do dia a dia de um gestor de frotas.

Nesta conversa, eu fiz questão que gestores com tamanho de frotas diferentes participassem, para que ficasse claro os desafios de cada um.

Participaram dessa conversa:

Antônio Marcelino: Responsável pela manutenção de mais de 1000 veículos da empresa;

Thiago Soares: Analista de Frota responsável por 300 veículos;

Márcio Lemos: Gerente responsável por 22 veículos;

Política de Frota nas empresas

A política de frota foi o primeiro assunto tratado, e como cada gestor presente cuida deste assunto.

Como esperado, todos tratam o assunto com seriedade, e em cada frota, a política é feita de formas diferentes.

Entre os maiores desafios da gestão de frotas, está o “coração” da política de frota, que seria de conscientizar os condutores sobre as regras, controle de CNH e como deve ser feita a direção no volante.

Na frota do Antônio, a empresa implantou a política de frota como um Manual do Motorista, um documento entregue para cada motorista.

Este manual fica com o motorista durante o trabalho todo, dando a ele a vantagem de poder ler o manual sempre que necessário.

“Desde informar que o motorista deve manter as portas trancadas quando estiver fora do veículo, até sobre fumar no volante, está incluso no manual.”

Antônio Marcelino

Checklist do Veículo

Aqui no blog e no nosso canal no youtube, você encontra diversos conteúdos sobre checklist do veículo, pois esse é um dos maiores desafios dos gestores de frotas e é primordial ter.

Na minha visão, toda frota deveria implantar essa ferramenta na gestão, visto que beneficia tanto o gestor quanto o motorista, com:

  • Diminuição das manutenções corretivas;
  • Veículos em melhores condições de trabalho;
  • Maior segurança aos motoristas;

O que chamou atenção na conversa foi o caso do Thiago, que, após substituir o checklist impresso para o digital, alcançou resultados incríveis:

“Antes do checklist digital, várias informações acabavam não chegando. Assim que implantamos o digital, tivemos uma redução de R$30 mil reais em avarias.” 

Thiago Soares

“Quando algum condutor não faz o checklist do veículo, ele recebe uma penalidade financeira.”  

Thiago Soares

Em uma live, eu ensinei como fazer o Checklist do Veículo de forma online e gratuita:

Manutenção

Saindo um pouco do Checklist, entramos em uma visão mais geral, a manutenção.

Um plano de manutenção é essencial para ter uma relação de todos os itens que devem ser trocados no veículo depois de certa quilometragem rodada, como:

  • Pneus;
  • Correia dentada;
  • Troca de óleo;

A dica dada pelo Thiago foi de usar o plano de manutenção das fabricantes, afinal, ninguém sabe melhor sobre esses itens do que a empresa que fez.

Vale a pena ver mais sobre manutenção no vídeo da Live. 

Controle de Combustível

Em relação ao combustível, que é o maior custo da frota, cada gestor trabalha da sua maneira para reduzir os gastos com este item, sendo que todas já foram citadas por aqui, como:

Eu diria que os 3 itens são de suma importância dentro da gestão de frotas, principalmente conversar com o condutor.

A tecnologia pode trazer a informação, mas não soluciona os problemas sozinha.

Ciente dos números, o gestor de frotas deve conversar com os motoristas que apresentaram pior desempenho e entender no que a empresa e a pessoa devem melhorar para mudar essa situação.

Gestão dos condutores

Fiquei surpreso com a resposta de cada um sobre este assunto, e que, mesmo tratando de formas diferentes, alcançam um ótimo resultado.

No caso do Márcio, ele explica que, como os motoristas praticamente são os donos dos veículos, o cuidado com eles é imenso.

Durante o seu tempo como gestor, ele nunca precisou aplicar algum tipo de penalidade relacionada ao assunto.

Para o Thiago, o que funciona na sua frota é o Ranking do Motorista e a premiação.

Por meio do seu sistema de gestão de frota, o Thiago pega indicadores-chave e os utiliza como critérios de pontuação para o ranking, onde quem tiver o melhor desempenho fica em primeiro lugar.

Entre os critérios, estão:

  • Quilometragem rodada;
  • Consumo de combustível;
  • Multas;
  • Velocidade máxima.

Na gestão do Antônio, ele aplica algo parecido com a do Thiago.

Mas, ao invés de ser um ranking de premiação do melhor, é uma meta que pode ser batida por todos.

No começo do ano, todos os motoristas começam com um bônus em dinheiro que eles receberão em dezembro.

Porém toda vez que eles receberem multas, deixarem o veículo sujo, não fazer o checklist, entre outras coisas, parte do seu bônus será retirado.

Trabalhar com isso é genial, pois o prêmio que o motorista vai receber tem um custo muito menor do que o benefício que a empresa vai ganhar em economia com o condutor comprometido.

Esses foram alguns pontos que trouxe para cá da nossa Live, e sugiro que veja essa Live na íntegra, pois foram respondidas várias perguntas do chat ao vivo sobre os desafios da gestão de frotas.

Clique aqui e aproveite, uma das perguntas respondidas pode ser a sua dúvida!

Clique aqui e conheça um sistema automático de gestão de multas e CNH dos condutores, que facilita muito a vida do gestor de frotas.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.