A rotina de um gestor de frotas é repleta de desafios onde, se não tiver organização, vai se afundar em um mar de tarefas.
Neste post, decidimos compartilhar a rotina do Artur Velter, gestor de frotas da IPM Sistemas que pode nos trazer muitos insights.
Crescendo em uma família de mecânicos, Artur traz não apenas a paixão pelos motores, mas também um compromisso com a segurança e a eficiência.
Conteúdo
Qual o perfil da frota que o Artur gerencia?
Artur é responsável por uma frota de 65 veículos leves da IPM Sistemas, empresa especializada em sistema de gestão pública.
Sua frota, 100% própria, encontra-se espalhada pelos três estados do Sul do Brasil, e também em São Paulo e Minas Gerais.
Além disso, ele é responsável por gerenciar uma equipe com mais de 200 condutores, que varia entre motoristas fixos e rotativos.
Como é a sua rotina na gestão de frotas?
O Artur foca em construir uma rotina focada na organização e planejamento.
Ele atribui dias da semana para realizar cada tarefa, como por exemplo a manutenção preventiva e o acompanhamento de condutores.
Este método permite prevenir problemas antes que eles ocorram, mantendo a operação da frota eficiente.
Além disso, a segurança é uma prioridade diária, com Artur iniciando seu dia verificando o cumprimento de regras, como:
- Limites de velocidade;
- Comportamento de condução dos motoristas no dia anterior.
Quais são as suas práticas para realizar manutenção preventiva?
Prevenir é melhor do que remediar. Por isso, a manutenção preventiva é o pilar central da sua gestão.
Ele organiza manutenções regulares para cada veículo, garantindo que todos estejam em condições ótimas de operação.
A preventiva é realizada com base em um cronograma, que é rigorosamente seguido para evitar falhas inesperadas dos veículos.
Artur também mantém uma comunicação aberta com os condutores, incentivando-os a reportar qualquer problema ou irregularidade. Esta abordagem proativa não só reduz o risco de acidentes e falhas mecânicas, mas também contribui para uma economia de custos operacionais a longo prazo.
Não é de hoje que eu falo da importância de envolver os condutores na gestão.
Por isso, vou deixar para vocês lerem depois um post sobre como identificar irregularidades com o checklist.
A segurança do motorista é uma iniciativa sua ou é uma cultura da empresa?
A segurança dos motoristas faz parte da cultura da IPM Sistemas.
Desde que iniciou seu trabalho, ele vê como a empresa coloca a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores no topo das prioridades.
Artur reforça essa visão através de ações diárias, trabalhando em colaboração com a diretoria para garantir que a segurança seja mais do que um protocolo – mas sim um valor fundamental.
Como é o comportamento dos motoristas da frota?
Artur observa que a maioria dos motoristas da frota apresenta um comportamento exemplar, refletindo o sucesso das políticas de segurança e o ambiente positivo fomentado pela empresa.
Entretanto, como em qualquer grande equipe, existem desafios. Alguns condutores podem resistir às mudanças ou apresentar comportamentos que exigem correção.
Aqui, a abordagem de Artur se destaca pelo diálogo e na educação, focando em transformar resistências em oportunidades de aprendizado e crescimento.
Através da comunicação aberta e de feedbacks construtivos, ele consegue trazer a maioria dos motoristas para um entendimento comum dos objetivos de segurança e eficiência da frota.
Como você lida com erros dos motoristas?
Primeiramente, Artur busca entender as circunstâncias que levaram ao erro.
A partir disso, é feito um trabalho de educação e reorientação, através de feedbacks e soluções para evitar a repetição dos mesmos erros.
Conforme os erros persistem, começa a se aplicar advertências, sempre com o objetivo de reforçar a segurança e a responsabilidade.
O equilíbrio entre compreensão e disciplina é crucial para manter a confiança e o respeito mútuo entre a gestão e os condutores.
Quais ferramentas você utiliza na gestão de frotas?
Sistemas de telemetria veicular são essenciais, permitindo monitorar o comportamento na direção, além de gerenciar a manutenção dos veículos de forma proativa.
Além disso, os motoristas utilizam aplicativos para sempre estarem informados sobre suas rotas e tarefas.
Essa combinação de tecnologia e gestão humana permite a Artur uma visão 360º da sua frota.
Perguntas relacionadas a rotina de um gestor de frotas
O motorista rotativo apresenta mais manutenção corretiva?
Artur percebeu que, veículos designados a motoristas fixos geralmente requerem menos manutenção corretiva do que aqueles usados por motoristas rotativos.
Isso se deve ao fato de que motoristas fixos tendem a desenvolver um senso de responsabilidade e cuidado maior com o veículo, como se fosse deles.
Em contraste, a utilização rotativa pode não incentivar o mesmo nível de cuidado pessoal, resultando no aumento de manutenção corretiva.
Depois que eu assumo a gestão, em quanto tempo eu preciso apresentar redução de custos na frota?
Com uma gestão focada e estratégica, é possível começar a ver resultados dentro de um ano.
Vale lembrar que a chave para alcançar reduções de custos é a implementação de práticas de manutenção preventiva e a otimização do comportamento dos motoristas.
Gestor de frota controla média de veículos também?
Sim, o controle da média de consumo dos veículos é responsabilidade do gestor de frota.
O combustível é o maior custo de qualquer frota e, por isso, acompanhar esse indicador de perto vai te ajudar a reduzir custos.
A empresa desconta do motorista infrações e danos no veículo?
Na política de frotas da IPM, está clara a responsabilidade do condutor em relação a infrações de trânsito ou danos aos veículos.
Quando um motorista comete uma infração ou causa danos ao veículo devido à negligência, são aplicadas penalidades, que podem incluir descontos salariais.
Caso você precise definir as regras do jogo na sua empresa, você pode utilizar o nosso Modelo Grátis de Política de Frota.