Sabemos que são muitas as habilidades necessárias o profissional que é responsável pela gestão dos veículos de sua empresa. Por esse motivo, irei compartilhar com você as 5 ações mais efetivas para turbinar a sua gestão da frota.

O objetivo dessas ações é fazer você reduzir o custo e aumentar sua produtividade com a frota de veículos de sua empresa.

Essas ações servem para qualquer tamanho de frota, a partir de 2 veículos, e também para qualquer tipo de profissional responsável, desde um administrativo, até uma função específica de Gestor de Frotas.

Então vamos lá:

1ª. ação: Colha informações dos veículos.
Sem elas, você não terá embasamento para tomar decisões assertivas. Clique aqui e faça o download de 3 planilhas TOP para utilizar em sua gestão.

2ª. ação: Fique de olho no consumo de combustível.
Através do consumo é possível descobrir muita coisa, como por exemplo, a forma que o condutor está dirigindo o veículo, além disso, você deve reunir a equipe e colocar uma meta de redução de combustível, com premiação para quem atingir.

Faça o download da planilha para controle de combustível.

3ª. ação: Foque nos excessos de velocidade.
Além de gerar multa de trânsito, o excesso de velocidade consome mais combustível, aumenta as chances de acidentes e do custo de manutenção.
Veja um post com a “receita de bolo” para tratar esse assunto.

4ª. ação: Faça um treinamento com todos os condutores.
Existem vários cursos de direção defensiva na internet, porém, se você não tiver como viabilizar essa ação, não deixe a condução por conta do bom senso de cada um, reúna todos os condutores de sua empresa para passar toda a política da empresa como por exemplo, velocidades máximas, horários de uso, conservação dos veículos, entre outras.
Implante também o check list do veículo, para cada condutor preencher antes de começar a sua jornada. Faça o download do check list e do termo de responsabilidade do veículo.

5ª. ação: Contrate uma ferramenta de gestão veicular com rastreamento dos veículos.

Essa ferramenta vai lhe fornecer informações rápidas e imprescindíveis para sua gestão, e o  melhor de tudo é que o valor desse investimento é muito baixo e se paga apenas com a redução do custo de combustível.

Mais uma vez espero ter ajudado!

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.