Na gestão de frotas, é preciso traçar um plano de redução de custos da frota que envolva a gestão dos motoristas, manutenção, abastecimento, custos com multas, etc.
Neste post, trouxe o gestor de frota Oscar Junior, que contribuiu com o conteúdo trazendo um modelo de suas ações que implementou na empresa, economizando R$150 mil.
Conteúdo
Quem é Oscar Junior?
Por mais que você exerça uma profissão há anos, você pode acabar ficando desatualizado, pois o exercício da atividade se transforma a partir da criação de novas tecnologias, processos e ferramentas.
Oscar percebeu isso, e mesmo sendo gestor de frota há mais de 20 anos, ele procurou se atualizar quando começou um novo emprego em outra empresa.
Foi no nosso canal de gestão de frotas que ele procurou conhecimento, e de lá, entrou em uma turma do Curso Frota para Todos, onde conta que grande parte dos seus resultados, se devem ao curso.
Como era a gestão antes do plano de redução de custos da frota?
Oscar conta que, quando ele começou a trabalhar na nova empresa, a frota tinha um problema em relação à falta de indicadores.
Sem indicadores, não é possível tomar decisões assertivas que trarão resultados, e o seu primeiro desafio foi justamente criar uma base de dados, para que assim pudesse ter mais clareza em suas ações.
Para isso ele planilhou e organizou as informações de multas, gastos mensais, eventos de excessos de velocidades, gastos com combustíveis, etc.
Com isso, ele pode perceber que a frota poderia melhorar no:
Quais os principais pontos do plano de redução de custos?
Analisando a frota, o Oscar pode perceber pontos importantes a serem melhorados, sendo que os principais eram:
1. Política de frota
Antes, não existiam regras em relação à utilização dos veículos da frota, o que levava os motoristas a dirigir acima do limite de velocidade, onde chegava a bater 150km/h.
Além das multas, o excesso de velocidade ocasiona um desgaste maior no veículo, e um aumento no consumo de combustível.
A política de frota serviu como uma forma de conscientizar os motoristas em relação às regras de uso dos veículos, e as consequências de descumpri-las.
“No começo houve resistência, mas no dia a dia os motoristas entenderam que isso não era uma forma de puni-los” – Oscar Junior
2. Manutenção dos veículos
O Oscar também precisava criar um plano de manutenção preventiva na frota, afinal, a manutenção preventiva é 30% mais econômica que a corretiva.
Para isso, ele procurou informações diretamente com os fabricantes dos veículos, que passaram as orientações de quando devem ser feitas as revisões, de acordo com a quilometragem do veículo.
“Ter uma quilometragem pré definida facilitou muito o meu trabalho, pois assim estou trabalhando com números redondos, fáceis de serem acompanhados” – Oscar Junior
3. Gastos excessivos
O Oscar precisou lidar com gastos operacionais que encareciam muito a frota, mas que, ao mesmo tempo, ele não poderia simplesmente excluir.
Um desses gastos, era com serviços de pedágio, onde percebeu que o serviço que a empresa contratava era muito cara.
“Ao trocar de empresa, conseguimos uma redução de 18 mil reais anuais, somente com pedágio.” – Oscar Junior
Além disso, o Oscar conseguiu reduzir custos realizando ações como:
- Padronização na lavagem dos veículos;
- Direcionamento de multas para os motoristas;
- Instalação de defletores nos veículos;
- Abastecimento em postos parceiros.
Como apresentar o Plano de Redução de Custos para a diretoria?
Com esforço e determinação, o Oscar conseguiu implementar essas e outras melhorias, que fizeram a empresa economizar cerca de R$150 mil em 1 ano.
Porém, antes de colocar em prática essas ações, ele precisou convencer a diretoria sobre isso.
Aqui que entra o plano de redução de custos da frota.
Neste documento, é apresentado o objetivo do plano, mostrando de maneira resumida o cronograma de ações que será seguido para reduzir os custos da gestão de frota, com data de início e de entrega.
No documento, será encontrado links de outros conteúdos que produzimos, prontos para você baixar.
Clique aqui para baixar gratuitamente o Plano de Redução de Custos.