Aplicar a política de frota é um desafio gigante para os gestores de frotas das empresas, pois depende dos condutores aplicarem isso na sua condução.

Para o post de hoje eu conversei com o Gestor de Sistemas Integrados, Thomas Coriolano, que implantou a política de frota de uma maneira diferente, prática e eficaz.

Chamei o Thomas em específico para este conteúdo pois, apesar de ser gestor de frota por 2 anos ainda, a forma que ele aplicou a política de frota é realmente diferenciada.

Thomas é graduado em Administração com pós em Gerenciamento de Projetos.

Atualmente, ele lidera uma frota de 997 veículos, indo de caminhões e picapes até veículos de passeio e lanchas, em Manaus.

Já de motoristas, o número já está alcançando os 1600.

Por conta da quantidade de motoristas que a empresa tem, o primeiro problema que o Thomas identificou antes de aplicar a política de frota foi a de comunicação.

Como compartilhar a política de frotas para tantos condutores e ter certeza que ela será respeitada?

Para tudo isso, Thomas criou etapas para a implantação da política de frotas, que seria:

  1. Criar o conteúdo da política de frota;
  2. Compartilhar com os condutores a política de frota.

“Para desenhar a política de frotas, eu entrei em contato com os coordenadores, gestores e motoristas para entender a operação completa, e fazer algo alinhado ao trabalho de todos.” 

Thomas Coriolano

Quais os principais pilares da Política de Frota da empresa?

Todas as políticas de frota seguem um modelo pré-definido, pois abordam as condutas que os motoristas devem ter com o motorista da empresa.

O que muda são os detalhes que são únicos na sua frota, e pra isso acontecer, o gestor precisa fazer essa análise.

Na sua gestão, Thomas considerou os seguintes pontos:

1. Checklists;

A prática de fazer uma vistoria rápida no veículo antes de dirigi-lo já é uma prática comum, principalmente em grandes empresas, que não podem ter seus carros parados na manutenção corretiva.

Além do checklist do veículo, Thomas aplicou na política de frota o uso do checklist de equipamentos.

Este checklist é utilizado pelos técnicos que utilizam os veículos, que precisam usar ferramentas nas visitas aos clientes.

2. Abastecimento;

Em sua política de frota, Thomas acrescentou em quais postos os condutores devem abastecer e qual tipo de combustível utilizar para determinado.

“Essa implementação foi planejada pensando nas rotas de trabalho dos condutores, para que o motorista não tenha que fazer grandes deslocamentos, economizando o seu tempo e aumentando a produtividade.”

Thomas Coriolano

3. Calibragem de Pneus

A calibragem de pneus é a manutenção mais barata que o gestor de frota pode ter com seus veículos.

Pensando nisso, na política de frotas do Thomas consta que os pneus devem ser calibrados com frequência, podendo ser feito na oficina interna da empresa.

Leia também: Mini Curso Grátis de Gestão de Pneus com Coach Eder Marques

4. Respeitar legislação de trânsito

Aplicar a política de frota reforça a importância de seguir as leis de trânsito de cada região.

Apesar de algo óbvio, essa cláusula pode fazer total diferença na segurança jurídica da sua empresa.

Em um evento que presenciei, o palestrante contou uma história de uma empresa que perdeu um processo porque na sua política de frota não constava qual o limite de velocidade que o motorista deveria andar. 

Leia também: Como a Gestão de Frotas Reduz Riscos Trabalhistas

5. Veículo parado com motor ligado

Pensando nos gastos da empresa, foi implementado que o motorista não deve deixar o veículo com o motor ligado parado por muito tempo.

Essa prática consome muito combustível, o que eleva os custos mensais da frota.
Além disso, aumenta a manutenção e polui o meio ambiente desnecessariamente. 

Como foi aplicada a Política de Frota para os condutores?

A quantidade de condutores espalhados por todo estado impossibilita a comunicação por papel.

Por isso, a empresa criou vídeos explicando sobre a política de frota, onde os motoristas podem assistir quantas vezes quiserem.

Além dos vídeos, será implementado em cada veículo, nos porta-luvas, um adesivo com QR Code que direciona para a Política de Frotas.

Dessa forma, os passageiros do veículo podem apontar o seu celular no adesivo, e terem acesso a todas as informações necessárias.

Baixe gratuitamente nosso o Gerador de Política de Frota, e comece hoje mesmo a implantar na sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.