Para evitar acidentes e multas, é muito importante identificar e fazer o controle de velocidade da frota, mas você sabe qual é uma das melhores maneiras de fazer isso?

Neste post, eu conversei com o gestor de frota Anderson Chaves, que mostrou uma forma prática de fazer isso envolvendo os motoristas.

Como se identifica os excessos de velocidade?

Interessado em conhecer todo o processo do Anderson Chaves, eu perguntei de que forma ele identificava quando um motorista infringia o limite de velocidade estipulado pela empresa, e ele respondeu:

“Como trabalhamos com caminhões, fazemos a análise de velocidade com tacógrafos

Anderson Chaves

O disco de Tacógrafo é um equipamento que mensura a velocidade do veículo pelo tempo e distância percorrida, onde a partir desses dados, o gestor consegue extrair informações importantes para a gestão de frota, como:

  • Velocidade máxima atingida;
  • Pausas de descanso do motorista.

Conforme o veículo anda, o tacógrafo registra sua oscilação de velocidade.

Uma vez por semana, na empresa do Anderson, o motorista retira o tacógrafo do veículo, coloca o seu nome nele e leva até o gestor.

O uso do tacógrafo é obrigatório, conforme o Art. 105, parágrafo II, do Código de Trânsito Brasileiro.

Tacógrafo analógico preenchido


“O trabalho com tacógrafo é manual e demorado, sendo necessário analisar cuidadosamente cada disco 1 a 1. Se sua frota for extensa, é um trabalho que leva dias”

Anderson Chaves

Além do uso do tacógrafo para controlar a velocidade da frota, Anderson passou a utilizar um sistema de gestão de frota, que entrega as informações a partir do rastreador instalado no veículo de forma automática.

Quais ações são feitas com motoristas que ultrapassam a velocidade da empresa?

Ao identificar uma ultrapassagem do limite de velocidade, o Anderson toma algumas medidas para que essas infrações não aconteçam futuramente:

“Na primeira vez que um motorista infringe a velocidade, eu chamo para o escritório, converso sobre a importância de seguir as regras e oriento. Caso volte a acontecer, duas, três vezes, eu parto para uma advertência por escrito, até mesmo para documentar aquela situação”

Anderson Chaves

Anderson reforça que não se pode fazer uma punição sem entender a história completa. Aquela velocidade excedida pode significar que o motorista precisou acelerar para fazer uma ultrapassagem, por exemplo.

De todas as formas, melhor do que punir o motorista, e não obter nenhum resultado, é capacitá-lo.

E quando digo capacitar, eu falo em:

Através da capacitação dos motoristas, os índices do controle de velocidade da frota melhoram, e sua gestão apresentará menos problemas relacionados a condução do veículo.

“É impossível um motorista assistir um curso e não absorver nada positivo nele”

Anderson Chaves

Dica para o Gestor de Frota controlar a velocidade da frota

Controlar a velocidade dos veículos da frota é de extrema importância, pois não só impacta nos custos e desgastes de pneu, como também pode se transformar em um acidente, causando como consequência mortes e problemas jurídicos.

O primeiro passo que o gestor de frota precisa tomar, é em acompanhar esses indicadores, seja por tacógrafo, seja por sistema.

Depois disso, ele precisa cobrar os motoristas, e tomar medidas para isso não se repetir, por advertências e pela capacitação.

Para treinar os condutores, o Anderson adquiriu o curso Smart Driving, um treinamento 100% online de direção segura e econômica.

O curso serve para qualquer pessoa que dirige um veículo de empresa, desde um técnico, um vendedor ou um motorista específico.

As técnicas de direção segura e econômicas passadas atendem frotas leves ou pesadas.

Caso queira conhecer mais detalhes do Smart Driving, clique aqui.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.