Conseguir convencer a diretoria a investir na Gestão de Frota, é uma habilidade que você vai precisar para ter sucesso na sua Gestão. 

Pois de nada vai adiantar todo seu conhecimento sobre gestão de frota se você não conseguir colocar em prática. 

Para este post, eu conversei com o Cléber Montrezor, Gestor de Frota, que conseguiu a aprovação da sua diretoria para implantar seu projeto de redução de custos na frota na empresa em que ele trabalha. 

Do interior de São Paulo, Cléber começou a trabalhar na empresa como motorista, porém durante o tempo em que esteve lá ele começou a fazer faculdade de logística, e tudo que ele aprendia, queria aplicar na prática dentro da sua empresa.

Hoje em dia, com todo seu empenho e luta, Cléber é o responsável pela gestão de frota da sua empresa.

Quais as características da sua frota?

A empresa em que o Cléber trabalha pertence ao segmento alimentício e de sorvetes.

A frota é formada por 20 caminhões, sendo 18 do tipo ¾ e 2 do tipo mais leve – sem os pneus duplos atrás.

O trabalho deles é de distribuir os produtos em mais de 200 cidades de São Paulo e do sul de Minas Gerais.

Como foi o processo de apresentação do projeto para a empresa?

Como motorista e conhecedor do assunto de logística e gestão de frota, Cléber percebeu atividades que não eram feitas de maneiras otimizadas, além de outros processos que poderiam ser implantados na gestão dos veículos. 

Com isso, ele montou um projeto e entregou para a diretoria analisar em fevereiro de 2020, para tentar convencer a diretoria a investir em um sistema de gestão de frotas.

“De início, o projeto foi arquivado, porém eu não desisti. Com o que fui aprendendo nas suas lives e com outras coisas pela internet, eu aperfeiçoei mais e mais o projeto, para que assim eu estivesse sempre mais perto dele ser aprovado” conta Cléber.

Cléber Renato Montrezor

“Em setembro de 2020, o setor administrativo me ligou e disse para eu me preparar, pois a diretoria iria me chamar para uma apresentação. Na apresentação, o projeto foi aprovado”.

Cléber Renato Montrezor

O que foi incluído no projeto de gestão de frotas?

Cléber conta que, antes de mais nada, fez uma explicação geral sobre o que um gestor de frotas faz, o que é gestão de frota e como ela iria trazer os resultados desejados pela empresa, como por exemplo a redução de custos.

Com isso, foram criados 7 pilares que deveriam ser implantados para diminuir os custos com os veículos, aumentar o lucro da empresa e assim conseguir convencer a diretoria a investir no seu projeto:

Gestão de Combustível, Gestão de Pneus e Manutenção Preventiva são considerados os principais, pois são os que têm maior impacto dentro da gestão de frota.

Eu diria que 80% do projeto feito foi graças ao seu canal, pelas lives e os materiais complementares.”

Cléber Renato Montrezor

Que argumentos você usou para convencer a diretoria?

O depoimento do Cléber comprova que, não basta ter uma ideia boa, ela precisa ser aprofundada.

A ideia tem que ser desenvolvida, bem fundamentada e apresentada como um projeto em documento.

“Creio que a insistência, o esforço e a qualidade do projeto foram primordiais para que esse trabalho fosse aprovado. Além disso, durante a apresentação, deixei claro que não bastaria apenas eu fazer tudo, e sim que o trabalho deveria ser integrado com todos os colaboradores da empresa.” 

Cléber Renato Montrezor

Além da redução de custos, que outros benefícios foram apresentados à diretoria?

A análise do Cléber fez os diretores mudarem sua percepção sobre o que deveria ser o item mais importante da empresa: os caminhões.

Somando o valor dos caminhões, eles são o maior patrimônio da empresa, e não podem ser desconsiderados.

“Sem os caminhões em boas condições, não adianta termos um bom produto que não chega no consumidor. Por isso, eu propus um plano de renovação dos veículos, para sempre termos os melhores caminhões disponíveis para usar.”

Cléber Renato Montrezor

Você pretende implantar um sistema de gestão de frotas?

“Quando iniciamos um projeto, não começamos com tudo nas nossas mãos, vamos implantando as melhorias aos poucos.”

Cléber Renato Montrezor

Atualmente, a empresa em que Cléber trabalha não possui um sistema de rastreamento e gestão de frotas, mas já tem uma estimativa para isso:

“A ideia é que no começo do ano que vem a gente contrate um sistema de gestão de frotas, ainda temos muito o que fazer para chegar até lá.”

Cléber Renato Montrezor

O que podemos aprender com o Cléber?

O projeto do Cléber nos mostra que o empenho e força de vontade pode transformar uma empresa, além de demonstrar a importância de envolver o motorista na gestão de frota.
Caso você queira saber mais da conversa que tivemos, assista a live completa no canal!

Como fazer uma Política de Frota?

Visto a importância e benefícios que existe, em aplicar uma política de frotas, ficou mais que claro que esse documento é essencial para quem quer elevar o nível da gestão dos veículos.

E para ajudar os gestores interessados em tornar sua gestão melhor, nós criamos um Gerador de Política de Frota, onde em poucos passos você tem em mãos um documento totalmente feito para você.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.