2023 acabou de começar, e para tirarmos o máximo de proveito deste ano, precisamos definir metas. Por isso, no post de hoje, eu vou definir as 10 metas de 2023 do gestor de frotas com o Jackson Merlo!

Quem é Jackson Merlo

Jackson Merlo trabalha na área de transporte rodoviário internacional de carga e atua como gestor de frotas e de armazém.

Em toda sua experiência com logística e transporte, ele pode exercer cargos de liderança, ocupando frentes relacionadas a gestão de motoristas, saúde ocupacional e telemetria, e hoje, podemos considerá-lo um expert em gestão de frotas.

Além disso, o Jackson está produzindo conteúdo para gestores de frotas no Instagram, então se você tem interesse nisso, recomendo que você comece a seguir ele por lá (@jacksonmerlo).

Por que o gestor de frota precisa definir metas?

Você tem aquela sensação de não saber por onde começar a sua mudança profissional? Vê que existem pontos a serem melhorados, mas tem dificuldades de colocar em prática? É para isso que as metas te auxiliam.

Os dados mostram que a maioria das pessoas não vêem a definição de metas como uma prioridade, e não estamos inventando esse dado! Em uma pesquisa que fizemos com alguns de nossos espectadores sobre a definição de metas na gestão de frota, mais de 59,5% responderam que ainda não definiram suas metas para 2023:

Ter foco em seu objetivo é primordial para que a mudança ocorra. Estabelecer metas e entender o objetivo de cada uma te ajudará a não desistir no meio do caminho, pois você tem um propósito a cumprir!

Lembre-se: qualquer vento é ruim para um navegador que não tem destino.

“Sem planejamento, você cairá nos campos do achismo e não chegará a lugar nenhum.”

Jackson Merlo

Através de uma meta tangível, e que pode ser metrificada, a sua gestão de frota ganha um norte, sendo capaz até de envolver outras pessoas do trabalho para conquistar esses objetivos.

Dessa forma, eu separei 10 metas que você, gestor de frotas, pode levar até sua empresa!

1. Reduzir o consumo de combustível

Sempre alertamos aqui que o combustível é um dos, senão, o maior custo de uma frota.

Reduzindo esse custo você terá grandes economias ao final do seu ano que farão toda a diferença no bolso.

Para que esse fator seja melhorado, você deve primeiro entender o cenário atual da sua realidade.

Analise o quanto você está tendo de consumo e de custo com combustível e calcule a sua média de consumo na frota.

Após chegar no resultado, defina o quanto você quer reduzir e coloque um prazo final para isso acontecer.

Falando dessa forma não parece grande coisa, mas veja: se um caminhão roda 7.000 km/mês e a sua média for 2 km/L, você gastará 3.500 litros.

No preço atual de mercado, com o litro custando cerca de R$6,48, apenas um caminhão rodando terá o custo de R$22.680 no mês!

Se o consumo for reduzido para 3.180 litros por mês, seu gasto irá reduzir para R$20.606!

Ou seja, com o valor economizado, você pode investir em outras áreas de sua frota que precisam de cuidados!

Por fim, essa meta pode ser alcançada realizando algumas ações:

  • Estudar as melhores rotas dos motoristas, considerando não só a distância, como também os obstáculos que irão enfrentar;
  • Negociar com postos de combustíveis para conseguir um melhor preço;
  • Com o item acima, estabelecer um padrão de abastecimento (Exemplo: sempre encher o tanque quando parar em um posto)
  • Sempre registrar os abastecimentos para você conseguir visualizar as métricas no futuro.

2.  Aumentar a vida útil dos pneus

Os pneus não são vistos pela maioria como um investimento, mas experimente colocar na ponta do lápis o valor de um pneu de qualidade e multiplique pela quantidade demandada por todos os automóveis de sua frota.

Por isso, para preservar esse item tão importante, entenda qual é a vida útil de seu pneu, ou seja: quantos km ele roda por mês, tempo de desgaste, características, custos, entre outros pontos.

Comece a registrar essas informações e crie um plano de ação para atingi-la.

Entre as ações a serem tomadas, estão as seguintes dicas:

  • Realize a recapagem de pneus; 
  • Faça o conserto do pneu em locais de confiança e de qualidade,
  • Analise se há desgaste impróprio durante a condução;
  • Faça rodízio dos pneus e verifique se não há defeitos neles.

Todas essas ações irão fazer com que a vida útil de seu pneu seja aumentada.

3. Negociar custos com fornecedores

Primeiramente, realize um controle de gastos em relação aos produtos adquiridos com os fornecedores atuais.

Caso precise de ajuda, solicite ao setor financeiro um balanço geral de gastos para visualizar melhor os valores e estabeleça o quanto você gostaria de reduzir desse índice.

Porém, não considere apenas o dinheiro em conta. Sempre leve em consideração o valor de relacionamento, ou seja, a qualidade do produto e do atendimento que o seu fornecedor gera para a sua empresa.

Depois, faça um relatório de quantos produtos você adquire através de cada um e do investimento que é feito periodicamente nos produtos de cada um.

Leve essa análise para a pessoa correta dentro da empresa e mostre os valores reais para o produto de cada um e tente chegar em um acordo sobre como esse valor pode melhorar, como por exemplo verificar se outra forma de pagamento seria mais vantajosa.

Fazendo dessa forma, você preserva o seu relacionamento com a empresa parceira e cria um laço de confiança e fidelidade, garantindo melhores preços futuros também.

Leia também: Como Negociar o Preço do Combustível com o Posto | Com Gestor de Frota Renato Lima

4. implantar um sistema de premiação de motoristas

A meta ideal é implantar de dois a três sistemas de premiação para o seu colaborador, seja com valores brutos ou outros benefícios, como viagens.

Ter um incentivo para o cumprimento da política de frota faz com que os resultados sejam positivos e os gastos com manutenção, combustíveis e outros pontos sejam reduzidos.

Ou seja, o valor destinado à premiação será inferior aos ganhos que a empresa terá com a economia em manutenção e combustível.

Além disso, o desempenho e comprometimento de seu colaborador irá aumentar e diminuirá a rotatividade de funcionário. 

Só com isso você eliminará o tempo gasto em treinamentos e o ajudará a reter talentos, o que ajuda também na fluidez dos objetivos da empresa.

Se importe em pesquisar qual seria o melhor tipo de premiação entre os seus colaboradores, crie o senso de equipe e de pertencimento. Isso fará toda a diferença!

5. Melhorar o engajamento com os condutores

Aqui podemos usar como métrica o índice de rotatividade de colaboradores, conhecido também como turnover.

Quantas pessoas a empresa está contratando? Quantas estão sendo desligadas? Quais foram os motivos dessa dispensa? Quantas estão sendo involuntárias (decisão da empresa) e quantas estão sendo voluntárias (decisão do colaborador)? Quantas são funcionais (saída de funcionários de baixo rendimento) e quantas são disfuncionais (talentos perdidos)?

Com base nessas questões, você consegue mensurar o inevitável e o evitável. “Aquelas que são evitáveis são as que precisam de atenção”, explica Jackson.

Observe como a empresa poderia ter melhorado na relação com o colaborador para evitar aquela dispensa ou pedido de demissão.

Para isso, implante ações que promovam a empatia e tenha esse conceito como valor da empresa.

Estude o perfil de seus funcionários, realize uma pesquisa de satisfação sobre os métodos e mudanças da organização, faça reuniões de alinhamento de objetivos e sempre se preocupe com a inclusão do motorista na tomada de decisões, criando mais uma vez a sensação de pertencimento.

6. Investir em um sistema de gestão de frotas

Se você ainda não tem um sistema na gestão de frota, a sua meta é adquirir um pra ontem!

Um gestor que não possui um sistema de gestão de frotas, perde tempo com sistemas organizacionais paliativos que muitas vezes demandam tempo, não são práticos e muito menos unificados. 

Para quem já tem, a dica de Jackson é sempre buscar melhorar! Analise se o seu sistema atende todas as suas demandas, se é flexível e veja também o que o mercado tem para te oferecer de novidades que podem encaixar para sua organização.

O Contele Rastreador apresenta relatórios com dados gerados pelos seus veículos, auxilia na gestão e simplifica processos que muitas vezes parecem complicados de serem realizados. O custo de um sistema de gestão é irrisório perto dos problemas que a ausência de um pode causar.

Ficou interessado em nossa dica de sistema? Conheça o Contele Rastreador e não perca mais tempo no seu dia a dia.

7.  Zerar a quantidade de acidentes graves

Quando falamos de acidentes graves nos referimos aos acidentes que causam altos prejuízos (não estamos falando daquele raladinho que pode acontecer, ok?). Prejuízo ninguém quer, então os acidentes precisam ser zerados! 

Mensure quantos acidentes graves você obteve e o período em que eles ocorreram. Considere os acidentes de trabalho também, não apenas os acidentes de estrada ou com motoristas.

Analise quais foram os motivos para que esses acidentes acontecessem:

  • Foi falta de treinamento ou orientação ao colaborador?
  • Direção perigosa?
  • Falta de previsibilidade durante a condução? 

Realize novos treinamentos, palestras e até mesmo promova ações que aumentem a concentração dos colaboradores na prática, considerando a especificidade de cada setor.

Promova a conscientização da utilização de API, relembre a importância da política de frotas, estabeleça limites de velocidade para cada situação de estrada e o mais importante: nunca faça vista grossa! 

É de extrema importância a eliminação dessas situações.

8. Zelar mais pelo veículo da empresa

Faça uma vistoria de seus veículos para ter noção de como está a preservação tanto estética quanto funcional do automóvel.

Realize essa supervisão periodicamente tanto da parte externa quanto interna e identifique os problemas mais recorrentes.

Estabeleça quais desses pontos podem ser evitados para começar a pensar em uma solução eficiente. 

Faça uma abordagem leve com o colaborador, como uma orientação de alguns hábitos e práticas diárias importantes para manter um aspecto saudável ao veículo, como por exemplo passar um paninho nos vidros, limpar resquícios de alimentos, estabelecer uma periodicidade de lavagens, entre outros.

A estética faz com que o cliente veja o seu serviço com outros olhos. Afinal, se até a limpeza do automóvel é uma preocupação, com certeza os pontos mais importantes e complexos estarão em seu radar.

Uma boa forma de saber se suas ações estão funcionando é ter o registro dos veículos por fotos no início do ano, realizar novas fotos no mês de dezembro e fazer essa comparação.

9. Diminuir a ocorrência de multas na empresa

As métricas nesse ponto são parecidas com a do combustível. Calcule inicialmente a quantidade total de multas e o gasto no último ano e determine uma porcentagem para reduzir.

Nesse caso, multas devem ter uma cobrança de redução mais enérgica, com uma perspectiva de 50% de redução, indica Jackson.

Quando as multas se tornam permissíveis, acidentes e irregularidades estão passíveis de acontecer. Coloque nessa conta também multas administrativas.

Faça a gestão de documentos da frota e frise com a equipe a necessidade dos cuidados com a documentação para não haver nenhuma complicação em relação a elas.

Tenha um sistema para identificar qual colaborador está sendo responsável pela multa, tanto administrativa quanto as de direção.

Um sistema que recomendo é o da Mônaco, que te notifica automaticamente sobre as multas e CNHs da sua frota.

Além disso, se você conhecer a Mônaco por esse link, você garante um super desconto na contratação.

10. Reduzir o desperdício da frota

Existem dois KPIs para mensurar: a ociosidade da frota, ou seja, tempo de disponibilidade e imobilidade da frota, e também o TIN (Taxa de Indisponibilidade da Frota)

Em relação às horas gastas com serviços secundários, manutenção, etc você vai construir em sua rede de relacionamentos que falamos anteriormente.

Com serviços eficientes e práticos, o tempo de ociosidade é reduzido. Isso demonstra mais atitudes preventivas e menos corretivas.

Faça o registro também de consumo! Registre a saída de peças como paralamas, lâmpadas, itens administrativos e quais setores e funcionários realizam mais retiradas, a partir disso, realize um estudo de necessidades e se há possibilidade de reduzir o gasto desses itens. 

Dica Bônus: Capacite a liderança da frota

Faça uma autoanálise de suas atitudes no último ano, tanto com os funcionários quanto em relação a sua proatividade para a resolução de problemas.

Pense se as suas soluções foram realmente efetivas e onde você poderia melhorar, como por exemplo:

  • Comunicação verbal e corporal;
  • Abordagem com os motoristas.

Peça a opinião de sua equipe, colegas de confiança e até mesmo da diretoria sobre o seu desempenho durante o ano.

Faça também uma análise sobre o seu conhecimento em relação à operação da empresa, sua equipe, automóveis, custos e gastos, entre outros.

Não tenha vergonha de falar que não sabe, busque sempre o conhecimento necessário para ter uma solução efetiva, que mostre credibilidade e confiança para os superiores e para a sua equipe.

Saiba priorizar e finalizar atividades iniciadas, sem deixar nada por fazer no meio do caminho.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.