Uma coisa que poucos sabem é que exercícios físicos podem melhorar o desempenho dos motoristas.

Além de todos os problemas que a falta de exercícios pode gerar na saúde de todos nós, no casos dos condutores, esse assunto é ainda mais importante e está diretamente relacionado com a produtividade.

Dirigir um veículo por muitas horas no dia e com frequência, exige muito da saúde corporal, e um motorista que não pratica exercícios físicos pode ter sérios problemas.

No post de hoje convidei o personal trainer, Wesley Lima, para ensinar alguns exercícios para os condutores da sua frota praticarem antes, durante e depois da condução.

Esta é uma aula do Smart Driving, Curso Online de Direção Segura e Econômica para Condutores.

Por que um condutor precisa fazer exercícios?

O condutor fica muito tempo sentado no veículo e, por ser uma rotina recorrente, precisa se atentar as implicações de não praticar exercícios físicos antes, durante e depois de dirigir.

Caso o condutor não pratique exercícios físicos adequados, podem acontecer diversos problemas tanto em sua saúde, quanto no trânsito.

Os mais comuns são as dores na coluna, dores no pescoço e aumento significativo do stress. 

Tudo isso resulta na redução dos reflexos e aumentando os afastamentos do trabalho. 

Sendo mais direto, existem alguns atributos necessários na condução, como:

Ver e ouvir com clareza

É essencial que o condutor veja o trânsito com clareza e, com o auxílio da audição, entenda o ambiente que o cerca.

Processar diferentes tipos de informações rapidamente

Além de entender o ambiente com clareza, o condutor precisa processar diferentes tipos de informações com rapidez, o que exige bastante da sua capacidade cognitiva.

Agir e reagir de forma rápida e decisiva.

Entendendo e processando as informações do trânsito com clareza, o condutor precisa agir e reagir com rapidez, e de forma decisiva

Ao otimizar a sua forma física, o condutor melhora as suas habilidades de concentração, resistência e reação, aumentando a segurança no trânsito.

Quando o condutor não possui esses atributos físicos, os problemas no trânsito podem custar caro para ele e para a empresa, como multas e acidentes.

Como o condutor pode praticar exercícios físicos?

Assim como ensinado acima pelo especialista em treinamento funcional, deve-se usar da sua rotina para praticar exercícios físicos, visando a sua saúde, bem estar e melhorar o desempenho dos motoristas

Primeiramente, é muito importante que o condutor se atente à posição que fica sentado.

Sentar em uma posição incorreta pode implicar em problemas na coluna cervical.

melhorar o desempenho dos motoristas
Posição correta para se dirigir

A posição incorreta pode trazer problemas de circulação, tensões e inflamações.

Além disso tudo, o stress é aumentado no corpo, o que reduz o tempo de reação dos motoristas em situações de emergência, como uma frenagem.

Exercícios voltados para a condução

O princípio da especificidade na educação física diz que é fundamental que você faça exercícios específicos para aquilo que você mais faz.

No caso dos motoristas, é necessário que eles façam exercícios voltados para a melhoria da condução. 

Durante a direção, o motorista pode fazer alguns exercícios fáceis e rápidos de alongamento.

Em momentos como entregas, sinais, pedágios, balsas, o condutor pode fazer simples sessões de alongamentos, que logo se tornarão um costume.

Alongamento durante a direção – Wesley Lima

Além disso, o motorista deve fazer exercícios antes e depois de dirigir, priorizando sempre os voltados para a condução.

Alongamento antes e depois da direção – Wesley Lima

Ainda sobre o desempenho do motorista na gestão da frota, recomendo que você conheça o curso online Smart Driving.

Smart Driving é o curso para todos os condutores de veículos de empresas. Todos que fizerem o treinamento e aplicarem as técnicas, irão reduzir drasticamente o consumo de combustível, evitar multas e acidentes e melhorar o desempenho dos motoristas.

Leia também: [Download Grátis] A Empresa pode Instalar o Aplicativo Contele Driver no Smartphone do Motorista?

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.