Neste ano tão cheio de desafios como foi em 2020, nada melhor que um conteúdo descontraído, com os melhores piores comentários de 2020, e ao mesmo tempo com muita informação para sua gestão de frotas.

É o que vamos fazer neste post, divirta-se conosco.

Assista a Live completa com todos os melhores piores comentários:

Consumo de combustível na Gestão de frotas

Antes de mais nada, aqui você vai encontrar muitos comentários “divertidos” e também muita informação, com meu ponto de vista de cada um deles.

Fiz uma Live explicando o consumo de combustível com dados reais de um cliente do Contele Rastreador, onde poderia haver um problema de condução, mas também poderia ser um problema mecânico.

E então veio o primeiro dos melhores piores comentários: “Olá, sabe de nada. Algum dia tu foi motorista para estar falando besteira? Por que tu não vai para a estrada dirigir ao invés de tá falando besteira do seu escritório, besta!”

Apesar de conter uma crítica, este tipo de comentário não quer discutir algo, ele quer ofender.

Gestão de pneus

Fiz uma Live com o Beto da Clínica do Pneu muito produtiva e com muito conteúdo de valor.

O Beto é especialista e está a 12 anos trabalhando em uma empresa com um sistema para grandes frotas de gestão de pneus. 

O comentário do espectador se baseou na fala do Beto que disse que na sua experiência, muitos condutores deixam a calibragem mais baixa dos pneus da frente.

Segundo eles, essa prática dá uma sensação de maior leveza na direção.

Selecionamos mais um dois melhores piores comentários: “Este cara está doido, falar que a direção fica mais macia com o pneu com baixa calibragem. Está louco!”

Assim como o primeiro comentário, esse também não é uma crítica construtiva, e sim uma ofensa direta.

A maioria dos comentários são de pessoas que não assistiram todo o conteúdo e acabam comentando em cima de trechos avulsos.

Política de frota

Postamos um conteúdo sobre como a política de frota pode ajudar no uso dos veículos, evitar multas, medição da velocidade, entre muitos outros.

Foi um conteúdo bem interessante baseado em fatos.

No entanto recebemos o seguinte comentário: “Tem gestores de frota que não entendem nosso serviço e querem terceirização somente com os requisitos da empresa. Então por que contratam gerenciamento?”

Tudo o que foi dito é sobre gerenciamento, é para fazer a melhor gestão de frotas cuidando dos motoristas, entender as necessidades e a função dos condutores.

Política de frota é um assunto muito delicado e importante, pois tudo o que acontece com o veículo na rua, é responsabilidade da empresa.

Um dos principais objetivos da política de frota é proteger o motorista, é fazer com que ele saia para trabalhar e voltar para sua família no final do dia com segurança.

É importante entender todo o contexto do conteúdo antes de atacar os gestores de frotas.

Esse conteúdo foi o mais comentado na Live, eu reagi a todos com muita leveza e informação.

Melhor Rota

Muitos sistemas de gestão de frotas tem recursos que fazem roteirização, e no Contele Rastreador esse recurso se chama Melhor Rota.

Esse recurso possibilita chegar de um ponto ao outro fazendo a melhor rota possível, reduzindo custos, tempo, aumentando a produtividade, entre outros.

Em um post do blog eu falo mais sobre o assunto, clique aqui e confira.

Os comentários variaram entre duvidar da eficácia deste recurso e desvalorizar o condutor.

Ambos estão equivocados, pois a tecnologia que cuida da roteirização é de ponta, e ela não vem para substituir o motorista, e sim, para simplificar a sua gestão de frotas.

Checklist do veículo

O checklist é um item extremamente importante, ele é um aliado na sua gestão de frotas em vários setores, como manutenção, identificação de motoristas, ranking dos motoristas, etc.

Com os checklists você pode identificar qual condutor fez avaria no veículo, ajuda a deixar os carros em condições plenas de trabalho, organiza a sua gestão de frotas, entre outros.

Bom, já deu para perceber a importância do checklist, mas se quiser saber como fazer, clique aqui e assista a aula sobre esse assunto, que está no nosso canal no Youtube.

Mesmo assim recebemos o comentário: “Só está ensinando a primeira coisa que eu aprendi quando era criança, isso é o mínimo que um motorista deve fazer”.

Pelo menos ele concorda que é importante fazer um checklist, no entanto esse assunto pode ser muito mais explorado no mundo da gestão de frotas.

O gestor pode criar diversos checklists, pode se inspirar e aprimorar modelos que encontra na internet, por exemplo. As possibilidades para simplificar a gestão de frotas são inúmeras.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.