Você não encontra uma forma de colocar a sua gestão de frota em ordem para reduzir custos?

Se a resposta for sim, você está no lugar certo, pois aqui está concentrado os primeiros passos para organizar, simplificar e reduzir os custos com os veículos da empresa. Vem com a gente nesse aprendizado?

4 passos para colocar a gestão de frota em ordem

É necessário estabelecer uma base sólida e preparar o terreno para realizar uma gestão eficaz.

No entanto, gestores querem ver os resultados antes de plantarem a semente, se frustrando todo final de mês na hora de medir os resultados.

Por conta disso, eu fiz um questionamento: Quais são os primeiros que alguém precisa dar para colocar a gestão de frota em ordem?

Quem acompanha o meu canal do YouTube e este blog, sabe como eu procuro sempre trazer informações que de fato ajudarão empresas a melhorarem os seus indicadores com os veículos.

Com todo esse conhecimento, eu cheguei a 4 passos, ou então “alicerces”, que eu considero que todos os gestores precisam dominar para organizar de uma só vez a sua gestão de frota.

Esses passos são fundamentais, porque com eles o gestor conseguirá implantar iniciativas nas empresas de maneira bem sucedida. Vamos ver quais são elas?

Passo 1- Diagnóstico e mapa da frota

Muitas vezes, subestima-se a importância de realizar um diagnóstico preciso da frota. O objetivo é obter uma visão geral e identificar lacunas.

Por exemplo, recentemente conversei com um gestor interessado em contratar o Contele Rastreador. No entanto, ele não sabia ao certo quantos veículos a empresa possuía, o que dificultou para ele receber um orçamento.

Portanto, é fundamental que vocês não subestimem a importância de saber exatamente em que estão pisando. A falta de informação dificultará na tomada de decisões do futuro.

Sendo assim, o primeiro passo para colocar a gestão de frota em ordem é coletando e mapeando informações. E como é possível fazer isso?

Simples, com um Excel ou planilha online, você consegue agrupar informações de veículos e condutores, como por exemplo:

  • Marca, modelo, placa e ano do veículo;
  • Número do chassi;
  • Renavam;
  • Vencimento de documentos;
  • Pontos na CNH;
  • RG e CPF;
  • E muito mais.

A criação dessa planilha é muito simples, mas se você não quer perder tempo, eu preparei para download um mapa da frota que você pode baixar aqui.

Passo 2 – Política de frota e aspectos jurídicos!

A política de frota consiste nas regras do jogo. Ou seja, são diretrizes claras sobre os deveres, permissões e restrições em relação à gestão e uso dos veículos.

O problema é que muitas pessoas não gostam de ler e estudar as regras, e isso inclui os motoristas. É compreensível, pois eles estão focados em conduzir os veículos.

Porém, é fundamental que a empresa estabeleça essas regras e que os motoristas estejam cientes delas. E se você quer que eles realmente compreendam, é necessário ir além das assinaturas.

Forneça treinamentos que abordam as principais regras da sua política de frota. Faça o treinamento em vídeo, presencial ou online, a escolha é sua!

Mas, o que precisa estar incluso na política de frota? Podemos citar:

  • Regras de uso dos veículos: Para que finalidade os motoristas devem utilizar o veículo? É permitido dar caronas ou usar ele para fins particulares?
  • Regras de condução: Velocidade máxima em determinadas rotas, tempo máximo de veículo parado.
  • Localidade de circulação: Em quais horários e regiões os veículos da frota podem circular?
  • Abastecimento: Em quais locais os motoristas devem fazer o abastecimento do veículo? Qual a forma de pagamento? O motorista só pode abastecer com o tanque cheio?
  • Desconto de multas de trânsito: Defina os procedimentos para aplicação de descontos em multas.
  • Uso do checklist;
  • Calibragem dos pneus;
  • Orientações de segurança

Além disso, uma boa política de frota deve constar as penalidades para infração de regras, mas também as premiações em caso de bom desempenho.

Ah, e se a sua frota possui rastreamento e monitoramento, o motorista precisa saber disso, deixando claro que não se trata de invasão de privacidade.

Passo 3 – Gestão correta das multas

Realizar uma gestão correta de multas, garante que a empresa não só diminua os gastos, como também diminui o acontecimento de infrações.

Para isso, é necessário seguir 4 passos.

  1. Primeiro, verifique se é possível descontar a multa do condutor: Se a infração aconteceu por conta de um erro do motorista (excesso de velocidade, por exemplo), você pode descontar a multa. Se a multa não está relacionada a condução, como por exemplo uma lâmpada queimada, a empresa não pode descontar a multa.
  2. Autorização do condutor para desconto de multa: Essa ciência pode ser coletada tanto no momento de contratação, como na assinatura da política de frota.
  3. Comprovação de que o condutor estava dirigindo o veículo no momento de infração: Com um sistema de gestão de frotas, essa informação fica muito fácil de pegar.
  4. Respeitar desconto máximo de acordo com a CLT:A CLT garante que o colaborador receba pelo menos 30% do valor bruto.

Passo 4 – Gestão de combustível

Este é um dos aspectos mais importantes em que você pode gerar resultados econômicos, obter um gostinho dos frutos dos últimos três passos que mencionamos, e se tornar o herói da empresa!

Isso porque uma economia de centavos em um abastecimento, pode se tornar milhares de reais no final do mês.

Mas, por onde você deve começar a gestão de combustível?

Primeiramente, é preciso ter a resposta de todas essas perguntas:

  • Qual é o custo total de combustível por mês?
  • Quantos km/L cada veículo faz?
  • Qual o custo médio de combustível por motorista?
  • Qual é o valor médio do litro de combustível?

A partir disso, é possível estabelecer metas de consumo por veículo e por motorista.

Por isso, é essencial envolver os motoristas nesse processo. Explorar a autocorreção dos motoristas e fornecer feedback construtivo é mais eficaz do que simplesmente repreendê-los quando não atingem as metas. É fundamental que eles saibam como estão indo e quais áreas precisam melhorar.

Além disso, outras ações podem auxiliar na redução dos gastos com combustível, como:

Coloque a gestão de frota em ordem agora!

Aqui, eu te apresentei quais são os passos que colocarão sua frota nos trilhos.

Mas, e se eu te dissesse que existe um curso onde você pode aprender tudo isso de forma online?

Existe, e eu estou falando do curso Simplificando a Gestão de Frota.

Com o SGF, você aprenderá a desenvolver uma base sólida e correta na gestão de frotas, que te possibilitará alcançar métodos mais avançados.

São 38 aulas dedicadas em te fazer evoluir na sua carreira.

Se você quer simplificar sua gestão de frota, clique aqui para saber mais do curso e aproveite enquanto ele está com valor promocional!

gestão de frota em ordem

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.