A maioria das empresas concordam que um projeto de premiação do motorista é muito benéfico, mas apenas uma parcela minúscula consegue colocar em prática.

O post de hoje será uma verdadeira aula, onde ensinaremos passo a passo a como criar um projeto que gerará economia real na gestão de frota.

Qual o principal desafio para criar um projeto de premiação do motorista?

Antes de aprender como criar um projeto de premiação do motorista, precisamos entender os motivos que impedem o gestor de fazer isso.

Eu perguntei exatamente isso na enquete que fiz com os inscritos do canal:

projeto de premiação do motorista

Quase metade tem como maior dificuldade convencer a diretoria da importância do projeto. Logo após, temos a definição de critérios justos (36,4%) e a dificuldade em medir resultados (15,5%).

Ao decorrer do post, vamos explicar como lidar com cada uma dessas dores.

Ranking e premiação do motorista: Diferenças

Quando se trata de conceitos, é importante ter clareza sobre o que é cada coisa. Por muito tempo, eu mesmo confundia e entendia que ranking e premiação era a mesma coisa.

Ranking trata-se em classificar os motoristas do melhor para o pior. No entanto, essa classificação pode gerar um efeito negativo entre os colaboradores.

Além disso, entende-se que somente os primeiros lugares receberão a premiação. Então, se apenas uma minoria vai ganhar algo de acordo com o seu esforço, para que tentar? Sem dúvidas, isso desestimula os motoristas a alcançarem bons resultados.

Ao invés de realizar um ranking, você pode definir um sistema de premiação definido em metas individuais para cada um. Assim, serão premiados aqueles que alcançarem a meta, incentivando todos a melhorar seu desempenho.

Sabendo disso, vamos para o primeiro passo, que é fazer uma primeira versão do projeto.

1. Faça uma primeira versão do projeto de premiação do motorista

Você já sabe que premiar motoristas é um bom investimento, pois mantém a equipe motivada e gera retorno financeiro, além de:

  • Reduzir custos com manutenção e pneus;
  • Diminuir o número de multas e acidentes.

Entretanto, muitas vezes não conseguimos aprovar essas ideias logo de uma vez. 

A sugestão é que você comece com uma versão simples, fazendo uma espécie de “copia-cola” do modelo que explicarei nesse post, mas com os ajustes necessários para a sua realidade.

O passo a passo será assertivo, contribuindo diretamente no financeiro, principalmente com o combustível.

Não é necessário incluir uma infinidade de indicadores de pontualidade, excesso de velocidade ou pneus furados, mas sim uma versão que se concentre no que realmente importa: o dinheiro.

Sendo assim, a primeira versão do projeto pode focar na diminuição do consumo médio de combustível, o que vai economizar milhares de reais se bem aplicado.

Depois disso, você vai precisar levantar os custos atuais da frota.

2. Levantamento dos custos atuais

No passo anterior, definimos em criar um projeto de premiação do motorista trabalhando com o consumo médio de combustível.

Mas, como o gestor pode coletar esses dados?

É possível realizar esse levantamento através de um sistema de gestão de frota.

Com o Contele Rastreador para o gestor, e o app Contele Driver para o motorista, essa coleta fica muito simples.

O próprio motorista pode preencher os dados de abastecimento no aplicativo e ver se está alcançando a meta. Assim, ele fica motivado a melhorar sua média e alcançar pequenas conquistas.

Para quem não possui um sistema de rastreamento, é possível usar o Google Formulários para coletar os dados dos motoristas como já ensinamos aqui. Embora não seja um sistema, é uma alternativa eficiente.

3. Definição de metas

A definição das metas não pode ser feita de maneira radical ou absurda, pois isso pode desmotivar os motoristas. Para definir a meta ideal, é importante dar um passo de cada vez, um degrau de cada vez. O histórico é um fator indiscutível e deve ser levado em conta na definição da. É possível utilizar a média de consumo dos últimos três meses e reduzir em 5% ou 10% para começar o jogo.

No entanto, isso tudo também dependerá da situação da frota. Se os motoristas estão desmotivados e nunca foi feito um trabalho de redução de consumo, é possível definir uma redução em torno de 10%. Por outro lado, se a empresa já fez várias ações para reduzir o consumo médio, é importante tomar uma meta realista que possa ser atingida.

Definir números inalcançáveis pode deixar a situação feia para a empresa. Portanto, é importante ter em mente que todas as definições devem ser baseadas em dados reais e em uma estratégia de melhoria contínua.

Como vou colocar tudo isso em prática?

Com as metas definidas, só falta organizar tudo em um só lugar para manter o controle.

Para te ajudar nessa missão, eu criei uma Planilha de Cálculo para Premiação dos Motoristas.

Nesta planilha, você vai poder cadastrar todas as informações que precisa, como a meta de redução que deseja alcançar, e os veículos e motorista da frota.

A planilha registrará as médias de cada motorista, e aqueles que atingirem a média receberão uma bonificação em cima da economia gerada. É possível definir a quantia do repasse em porcentagem diretamente na planilha.

Com tudo isso pronto, basta apresentar a solução com o Relatório de Projeto de Premiação dos Motoristas que eu criei.

Baixe a Planilha e o Relatório gratuitamente neste link.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.