O Maio Amarelo chegou novamente para que você tenha a oportunidade de aplicar um treinamento de direção segura para os seus condutores.

Com o Luiz da Fleeting, hoje nós passaremos um treinamento de direção segura para que você possa salvar vidas e melhorar a média de km/l.

Conhecendo o nosso convidado

Luiz Cláudio trabalha com gestão de frotas há 21 anos e é um profissional com vasta experiência na área.

Ele é co-fundador da Fleeting Mobilidade, uma empresa que oferece soluções tecnológicas e serviços para gestão de frotas. Além disso, Luiz é membro e palestrante do Instituto PARAR, conhecido por fomentar o conhecimento na gestão de frotas. Ele também é professor de pós-graduação e MBA em gestão de frotas estratégicas pela Unifil.

Hoje,  Luiz explicará como a direção segura é a maneira mais inteligente de reduzir o consumo de combustível e diminuir o gasto por litro.

A sua empresa costuma realizar ações de segurança no maio amarelo?

Não existe momento melhor para falar sobre segurança do que no Maio Amarelo. Afinal, esse é um mês selecionado para pessoas e empresas refletirmos sobre suas ações no trânsito.

Para que eu pudesse descobrir a opinião das pessoas nesse momento, eu fiz uma enquete com 164 participantes.

Fiz a pergunta que fiz foi se a empresa do participante costumava realizar ações de segurança no Maio Amarelo.

Surpreendentemente, apenas 36% dos participantes responderam que fazem ações de segurança todos os anos.

Enquanto isso, 52% nunca fez nada no mês, e 11% faz, mas não sempre.

Não existe tempo ruim para investir em treinamento de direção segura. No entanto, se isso não é feito no Maio Amarelo, é preciso ligar um sinal de alerta.

Luiz não ficou surpreso com o resultado da enquete, mas que não podemos nos satisfazer com ele.

O gestor de frotas precisa tornar o assunto segurança mais atrativo para a diretoria, que tendem a priorizar a economia em detrimento da segurança. No entanto, quando falamos em segurança, a economia vem acompanhada.

Luiz Cláudio

Os números do trânsito brasileiro

Apesar de triste, o assunto é importante.

Luiz diz que os números são preocupantes e faz uma comparação com um cenário de guerra, dizendo que é quase literal. Nos últimos 10 anos, morreram em média 40 mil em cada ano no trânsito brasileiro.

Para se ter ideia, estima-se que 106 mil pessoas morreram na Guerra do Iraque em 7 anos. 

Fonte da Imagem: Estadão Mobilidade

Ele acrescenta que o trânsito brasileiro é o quarto mais letal do mundo. Em 2021, durante a pandemia, quase 32 mil pessoas morreram nas ruas e estradas do Brasil, o que dá quase 90 mortes por dia.

Luiz ainda acrescenta sobre os acidentes que não resultam em mortes, mas em outras complicações:

Em 2022, 235 mil pessoas se tornaram permanentemente inválidas no Brasil por conta de acidentes de trânsito.

Luiz Cláudio

Mas o que essas informações significam?

Luiz explica que apenas 2% dos acidentes de trânsito não são evitáveis e que a imensa maioria é evitável. Ou seja, temos espaço de sobra para diminuir a quantidade de acidentes.

Segundo o IPEA, os acidentes de trânsito custaram aos cofres públicos brasileiros cerca de 50 bilhões de reais. Esse valor é pago pelos contribuintes brasileiros em impostos.

E, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o número real de acidentes pode ser o dobro do número oficial. Assim, é possível entender a importância de discutir esse assunto com seriedade e consciência do tamanho do desafio!

Quais as principais causas de acidentes e como levar a cultura de segurança para as empresas? 

Entre as principais causas de acidentes de trânsito, estão:

  1. Uso do celular;
  2. Excesso de velocidade;
  3. Direção sob efeito de álcool.

Para alertarmos os motoristas sobre essas causas, precisamos abordar 3 pontos: conscientização, treinamento e matriz de consequência.

A conscientização é trazer todas essas informações até os condutores. Os treinamentos entram para complementar o seu conhecimento técnico. E a matriz de consequência é mostrar que toda ação tem uma reação!

Não se trata apenas de bater na tecla do treinamento, mas sim de trabalhar na conscientização dos condutores, envolvendo o coração para mudar a mentalidade.

Claro que pode haver alguns condutores que não se encaixam nesse modelo, mas é possível criar um plano de ação para trabalhar com eles de forma diferenciada. O importante é não negligenciar nenhum dos três pontos e buscar sempre melhorias.

Qual a relação da segurança com a economia da frota?

Onde isso se reflete exatamente? Como que o gestor pode usar esse argumento dentro da empresa para aprovar projetos?

Luiz explica que a frota de veículos enfrenta diversos custos operacionais, sendo o combustível um dos maiores gastos, representando de 50% a 60% do custo total. Uma das formas de reduzir esses custos, é adotando as práticas defensivas na condução dos veículos, que pode resultar em uma melhor média de consumo de combustível a longo prazo para a frota!

Uma direção mais defensiva também pode:

Sem dúvidas, a segurança está intimamente ligada à economia, e portanto, não deve ser desconsiderada na gestão de frota.

Prejuízo pela falta de segurança

Sabemos que acidentes gravíssimos geram prejuízos milionários. As indenizações podem ser extremamente elevadas e muitas vezes impossíveis de serem arcadas pela empresa, especialmente em casos que envolvam produtos químicos ou combustíveis, que possam vazar para rios ou áreas sensíveis. 

Portanto, para falar dos prejuízos decorrentes da falta de segurança, podemos citar o exemplo de uma frota pesada, que frequentemente transporta veículos avaliados em até um milhão de reais, além de cargas que podem ultrapassar outros dois milhões de reais, dependendo do tipo. 

Também é comum ocorrerem acidentes graves envolvendo condutores com habilitação suspensa ou mesmo óbitos de terceiros, o que pode gerar prejuízos difíceis de mensurar. As empresas muitas vezes não conseguem prever esses riscos em seus orçamentos e acabam subestimando a importância da segurança.

Comece uma cultura de segurança na sua frota!

Uma frota com uma cultura de segurança e treinamento implantado é mais fácil de ser gerenciada!

E se você deseja trazer essa facilidade, segurança e economia para a sua empresa, é necessário tomar o primeiro passo.

Esse primeiro passo pode ser o Smart Driving, curso de direção segura e econômica que pode ser aplicado em qualquer lugar, para todos os motoristas.

Conheça mais sobre o curso clicando aqui.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.